Corta, dobra, monta, cola e surge uma nova obra em 3D: toda feita em papel. E é com essa roupagem que Goku e Link recepcionam todos os que adentram na exposição “Paper Craft”, que reúne vários personagens de filmes, animes e games em versão Paper Craft.

Mas afinal, o que é Paper Craft?

O Paper Craft é uma arte que cria objetos em 3D a partir do papel, semelhante ao origami, só que no Paper Craft utiliza-se vários pedaços de papel, que são cortados com tesoura e fixados uns aos outros com cola. Nesta arte é possível criar qualquer tipo de personagem ou objeto, como tanques, casas ou aviões.

Do hobby à exposição

A curiosa arte atrai a atenção das pessoas, entre elas a do estudante de design, Almeida Neto, que após montar seu primeiro Paper Craft logo transformou a arte em hobby. “Ele aprendeu a fazer como curiosidade na internet, onde ele achou uma imagem de um Paper Craft, fez e gostou”, contou a namorada e estudante de enfermagem, Keysa Menezes.

Não demorou para Keysa aprender e também transformar a arte em um hobby pessoal. “O Almeida me ensinou e eu acabei gostando também, porque são personagens que lembram tanto da minha infância, quanto das coisas que eu ainda vejo bastante”, disse.

Cinco anos depois de iniciar o hobby, de personagem em personagem criados juntos pelo casal, o que era hobby se tornou um negócio e uma exposição que reúne 30 obras criadas manualmente.

O que tem por lá?

A mostra encontra-se exposta diariamente no piso Japiim (1º andar) do Sumaúma Park Shopping até o dia 12 de março e reúne personagens como Goku Super Sayajin 1 (Dragon Ball), Link (Zelda), Bowser (Super Mario), o brasileiro Aldebaran de Touro (Saint Seiya) e o não menos importante, Mestre Yoda (Star Wars).

As peças foram criadas com impressão em folha A4, do tipo “Opaline” com espessura de 180g/m². “Esse papel é como se fosse um papel A4 comum, mas com a grossura de uma cartolina. Nele fazemos todo o processo de imprimir, recortar, dobrar e colar as peças, para depois envernizar o personagem, o que dá um brilho e uma resistência maior ao papel”, explicou a artista.

Parece, mas não é…

As obras são realmente bonitas e, por ganharem um brilho extra,  acabam confundindo alguns visitantes, que acham se tratar de esculturas de plástico ou brinquedos, que tocam na obra ou, pior, tentam tirar do lugar, danificando a escultura, como aconteceu quando uma visitante “mais animada” quase decepou o braço de uma obra, apesar de todos os cartazes pedindo para “Não mexer”. Então fica a dica: Seja legal e não toque nas obras.

Aprenda você também

Durante toda a temporada de exposição, estão sendo realizadas oficinas gratuitas, aos sábados, ministradas pelo casal expositor das obras, Almeida Neto e Keysa Menezes, aonde os interessados podem aprender sobre o Paper Craft com uma aula prática de uma hora de duração. “Nessas oficinas são ensinadas as técnicas básicas e os modelos mais simples do Paper Craft, para iniciar as pessoas na arte, para que depois disso, elas já possam pegar modelos mais avançados”, contou.

As aulas estão sendo realizadas em turmas de até 10 pessoas, nos horários de 15h e 17h, sendo necessário realizar uma inscrição para participar do curso. “Para participar, basta ir no Espaço Coworking a partir das 13h30, que é quando abre e dá o nome para saber o dia e o horário inscrito. Nessas aulas qualquer pessoa pode participar”, explicou Keysa. Tanto as inscrições quanto o curso estão sendo realizado no Espaço Coworking, localizado Piso Japiim – 1º andar.

O hobby como fonte de renda

O casal transformou o hobby em negócio e,  além de fazerem exibições das peças em eventos, como em todas as edições de 2016 do Anime Jungle Party e que rendeu o convite para esta atual exposição, eles também alugam peças e vendem os itens.

“Atualmente só vendemos peças por encomenda, sem a opção da pronta entrega. A coleção que utilizamos em exposições e eventos são da nossa coleção própria. A acervo que utilizamos em exposições e eventos são da nossa coleção própria, por isso sempre fazemos outras para vender”, afirmou a artista.

Ainda de acordo com Keysa, eles só vendem personagens de até 60 cm, por um valor a partir de R$ 30. Personagens maiores do que esse tamanho, eles só alugam para festas e eventos, quando é fechado um pacote com uma determinada quantidade de personagens. É possível encontrar mais sobre o trabalho do casal Almeida Neto e Keysa Menezes no Facebook e Instagram.


Exposição Paper Craft

Data: até o dia 12 de março
Horário: Seg à Sáb: 10h às 22h e Dom e Feriados: 12h às 21h
Local: Sumaúma Park Shopping (Av. Noel Nutels, 1762 – Cidade Nova, Manaus – AM)
Andar: Piso Japiim (1º andar)
Entrada: Gratuita
Público-alvo: aberto ao público.
Informações: Facebook e Instagram

Oficinas

Data: sempre aos sábados, até o final do evento
Local: Espaço Coworking Piso Japiim (1º andar)
Entrada: Gratuita
Inscrições: Espaço Coworking, a partir das 13h30
Horários: 15h e 17h
Duração das aulas: uma hora
Público-alvo: aberto ao público.