Quase que tão invisível quanto o avião invisível da Mulher Maravilha, o B do LGBTQ+ tem pouca visibilidade e esse é um dos principais, senão o principal, tópicos discutidos entre aqueles que gostam tanto do gênero feminino, quanto do gênero masculino.

No mundo heteronormativo, a bissexualidade é muitas vezes tratada como fetiche, e quem sofre mais fetichização são as mulheres. Duas mulheres demonstrando carinho é muito menos impactante que dois homens fazendo o mesmo, eles dizem. Além disso, os homens bissexuais muitas vezes sofrem bem mais preconceito que as mulheres. Já no mundo do arco-íris, a situação não é tão diferente assim: por mais que prezemos a igualdade e o respeito, muitos continuam batendo o pé e dizendo que os bissexuais não passam de indecisos – e mais, ainda pedem que escolham uma preferência entre os dois gêneros.

Conflitos a parte, é importante entender que sexualidade nada tem a ver com identidade de gênero. Explico: Harley pode ser uma mulher cisgênero (que se identifica realmente com o gênero que veio ao mundo) e bissexual, enquanto Hera pode ser uma cis homossexual e o Coringa seja um cis hétero (*caham* há controvérsias *caham*). Portanto, a grande diferença entre bissexualidade e pansexualidade é que os bis gostam dos gêneros binários (homens e mulheres cis me atraem), ao que os pans não veem diferença entre gêneros (cis, trans, intersexuais, todos são pessoas e eu posso amar a todas – pode entrar, Deadpool). Ainda que haja muito mais fluidez hoje em dia, essa continua sendo a linha tênue entre uma sexualidade e outra.

ABC a parte, vamos ao que interessa no mundo nerd! Muitos personagens são retratados como bissexuais com mais liberdade (ainda que não 100%) nas comic books. Porém, de uns tempos pra cá, com a explosão da comunicação no mundo tecnológico, tivemos a oportunidade de ver mais do mundo bissexual na mídia. Com alguma pesquisa, selecionei alguns personagens de comics que foram confirmados como bissexuais pelos seus criadores. Sabia de todos?

Daken a.k.a. filho do Wolverine (Marvel Comics)

Psylocke (Marvel Comics: Uncanny X-Force)

Madame Xanadu (DCComics)

Black Canary (DC Comics: Birds of Prey)

Grace Choi (DC Comics: Outsiders)

Prodigy (Marvel Comics: Young Avengers)

Mística (Marvel Comics)

Constantine (DC Comics: Hellblazer)

Mulher Maravilha (DC Comics / imagem por Drew Johnson e Greg Rucka)

Arlequina (DC Comics: Bombshell)

Homem-Gato (DC Comics: Secret Six)

Mulher-Gato (DC Comics)