Guia Mapingua Nerd para aproveitar a melhor Super Lua do século

Publicado em 12 de novembro de 2016 | Por Juçara Menezes | Ciência, Manaus, Notícias

A maior, mais linda, mais superpower. É assim que os cientistas estão considerando a SuperLua que vai acontecer na véspera da próxima segunda-feira (14) e que poderá ser vista também em Manaus. Por isso, o Mapingua Nerd publica um guia para você aproveitar este momento de forma astronômica (trocadilho infame).

Já tivemos uma superlua E superlua de sangue (fenômeno tão raro que só aconteceu cinco vezes desde 1900) este ano, mas essa da próxima segunda é mais que especial (dizem os lobisomens).

Para quem não sabe, a SuperLua (ou Lua Azul) os Smurfs voltam para casa! acontece quando o satélite está no ponto mais próximo da Terra e parece 14% maior e 30% mais brilhante. Segundo o Climatempo, a distância entre o centro da Lua e o centro da Terra será de 356.509 km e o disco lunar estará 99,98% iluminado, ou seja, dificilmente você não terá como vê-la.

superlua-em-manaus-fot-edmar-barros-mapinguanerd

Mas ainda assim, temos dicas valiosas para você não perder nenhum lance. Confira: 

1) Procure um lugar com pouca luz. Só olhar para cima não te garante que a iluminação pública te ajude a enxergar.

2) Arrume uma cadeira reclinável ou tenha um lugar para deitar-se com mais conforto. Você não vai aguentar ficar muito tempo com o pescoço virado para cima e ainda curtir a paisagem.

3) A preferência, porém, é de assistir na linha do horizonte. A lógica é a mesma do pôr-do-sol: é mais fácil ver toda a aura do satélite e, convenhamos, é bem mais romântico.

4) Durma cedo –  A superlua vai ficar cheia às 23h52 (horário de Brasília) do dia 13 de novembro e só duas horas e meia depois vai atingir o perigeu. É aí que ela estará maravilhosamente linda, perfeita e enorme: vai dar até pra ver  as famosas crateras a olho nu. Ou seja, vai acontecer quando a noite é escura e cheia de horrores. Se você tiver aula no dia seguinte ou tem de ir para a labuta, você pode fazer isso sem virar um zumbi.

5) Pegue um cobertor. Aí tu dizes: estes Mapinguas não sabem de nada. Jovem padawan, nem toda a madrugada de Manaus é quente.

6) Se ficar na varanda, no quintal ou fora de casa, use repelente. Todos os carapanãs são Sith e ponto final.

7) Não esqueça a máquina fotográfica. É claro que o celular resolve, mas dificilmente você conseguirá uma captura excelente. Se você tem uma máquina digital, leve-a consigo. Se não tem, use o smartphone para fazer um pequeno vídeo e manda pra gente!

mapingua-nerd-ao-infinito-e-alem-18) Este também é um excelente momento para tirar aquele seu aparelho observador (luneta, binóculo etc) do armário e aproveitar intensamente. Não tem? Sem problemas! A Lua estará super.

9) Quais formas você vê? É fato que a Lua tem uma espécie de coelho com grandes orelhas e há quem já tenha visto São Jorge. Que tal uma aposta sobre quem encontra o Dragão de Gelo primeiro ou uma outra curiosidade? 

10) Tente tudo isso mesmo. Sério! A superlua será a mais linda que você verá em 70 anos.


Foto de capa: Peter Komka / EPA
Foto da superlua de sangue: Edmar Barros

Sobre o Autor

da Casa Menezes, a primeira de seu nome, Protetora do Norte e dos Nerds Oprimidos. Jornalista, mãe, esposa. Desde criança tem uma paixão nada secreta pelo Cebolinha. É vice-presidente do Conselho Jedi Amazonas. Líder Suprema (presidente) do fã-clube Lado Rio Negro. Com um amor incondicional de Darth Vader, sempre carrega um par de meias sujas na mochila para libertar elfos domésticos.

Comentários