Flashmakers Sebrae realiza oficina sobre Design Thinking

Publicado em 16 de maio de 2016 | Por Juçara Menezes | Cursos, Empreendedorismo, Eventos, Manaus, Notícias

O Flashmakers Sebrae estará realizando dois cursos este mês e, por isso, achamos melhor fazer somente uma postagem sobre os eventos para você anotar tudo de uma só vez.

Vamos começar com a Startup, que acontece dia 19 de maio, lá no próprio Sebrae. De acordo com a proposta, “qualquer pessoa pode criar, prototipar, produzir, vender e distribuir qualquer produto” este é o mote da cultura maker. Todos possuem o seu espaço para exibir suas habilidades, todos podem ter seu próprio negócio, utilizando toda a informação disponível na Internet e uma boa dose de orientação.

A programação é dividida em três partes: O que é Startup e como iniciar o seu negócio? (palestra com Shirley Oliveira); Questo Studio de ideias – Case Startup com Yasmim Barreto; e Apresentação do Atendimento Flash SEBRAE para Startups, com Glaucia Campos.

O evento é gratuito, mas você precisa correr para garantir a sua presença. Lembrando que o evento acontece no Escola Senai Waldemiro Lustosa (Av. Carvalho Leal – 555 – Cachoeirinha).


Design Thinking 

Já o o modelo mental Design Thinking trabalha o aspecto humano de cada empreendedor. Esse curso acontece no outro sábado (28), lá na Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Segundo o evento no Facebook, ao aceitar o desafio de criar um ambiente divertido e sério, potencializamos a atitude empreendedora e o aprendizado com base em problemas reais.

flashmakers-mapinguanerd

Dessa forma os participantes podem, além de informação, ter uma experiência de utilização de novas abordagens para resolver problemas do negócio de maneira criativa.

O Sebrae quer que, depois do curso, o resultado seja:

• Promover e incentivar a atitude empreendedora e o real significado de geração de valor em negócios para consmidores em diferentes segmentos de mercado.

• Utilizar a metodologia do Design Thinking para estabelecer uma dinâmica de cocriação e integração entre os participantes das empresas, clientes, fornecedores, favorecendo a criatividade e estimulando a inovação com objetivo de inovar no Mercado, reduzir custos, lancer novos produtos/serviços, atender melhor os clients da empresa.

• Capacitar e estimular a experiência com as ferramentas de aprendizado, na prática, como Mapa de Empatia do Cliente, Jornada do Usuário, Identificação de Padrões.

• Compartilhar conteúdo teórico e o acompanhamento no caso de dúvidas.

Mas não será nada bagunçada a oficina. Eles têm umas maneiras de realizar a abordagem:

• Ouvir: A descoberta do propósito e da proposta de valor. Momento de integração dos grupos de trabalho, cocriação e geração de ideias. Alinhamento geral dos conceitos.

• Criar: Desenvolvimento estrutural das ideias. Desdobramento e priorização das atividades chave.

• Implementar: Detalhamento da cadeia do negócio através da Jornada de Experiência do Cliente, identificação de pontos críticos, Mapa conceitual, Protótipo.

E quem vai falar sobre tudo isso é o Ricardo Tavares,  formado em Design e Pós-graduado em Design, Propaganda e Marketing pela UFAM – Universidade Federal do Amazonas, e fotógrafo profissional premiado pelo Prêmio Manaus Fugifilm. O currículo do cara é extenso, então vamos pular para a parte em que ele é parceiro de negócios da FABRIQ, primeira aceleradora de startups do Estado do Amazonas, e consultor do SEBRAE/Amazonas sendo responsável pela ativação do projeto Economia Digital FLASH SEBRAE para Startups.


 

SERVIÇO
Startup
Dia 19 de maio, às 15h, na Escola Senai Waldemiro Lustosa (Av. Carvalho Leal – 555 – Cachoeirinha). Gratuito.

Desing Thinking
Dia 28 de maio, às 09h, na Fundação Amazonas Sustentável (FAS) – (Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10)
Você pode comprar os ingressos aqui

Para mais Informações, dá uma ligada para 2121.4939 | 2121.4938 | 98157-9500 (WhatsApp)

Sobre o Autor

da Casa Menezes, a primeira de seu nome, Protetora do Norte e dos Nerds Oprimidos. Jornalista, mãe, esposa. Desde criança tem uma paixão nada secreta pelo Cebolinha. É vice-presidente do Conselho Jedi Amazonas. Líder Suprema (presidente) do fã-clube Lado Rio Negro. Com um amor incondicional de Darth Vader, sempre carrega um par de meias sujas na mochila para libertar elfos domésticos.

Comentários