No dia 19 de junho de 1898, o cinegrafista italiano Affonso Segretto registrou em película  “Vista da Baía da Guanabara”, um dos primeiros filmes de que se tem registro no país, por esse motivo, nessa data é comemorado o Dia Nacional do Cinema Brasileiro. Para comemorar essa data tão importante, o Cine & Vídeo Tarumã traz um conjunto de produções nacionais para serem exibidos nessa semana.

Na segunda-feira (26), será exibido o drama Trago Comigo da diretora Tata Amaral. Originalmente uma minissérie criada por Tata e produzida pela TV Cultura, com o total de quatro episódios com cerca de uma hora de duração cada. O material, então, foi reeditado e condensado em um longa com 84 minutos de duração e lançado nos cinemas do país em 2016. O filme conta em seu elenco com o ator Carlos Alberto Riccelli e seu roteiro mescla a narrativa ficcional com o documentário, trazendo a história de Telmo (Ricelli), ex-militante e prisioneiro político que não lembra bem de seu passado. Ao montar uma peça ambientada na ditadura, começa a relembrar passagens de sua vida.

Já na quarta-feira (28), será exibido Meninos de Kichute. Dirigido por Luca Amberg, o filme utiliza como base para o seu roteiro o livro homônimo de Márcio Américo. Apresentado na 34° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2010, recebeu o Prêmio do Público na categoria Melhor Filme Brasileiro. Sua história gira em torno de Beto, menino de 12 anos cujo sonho é ser jogador da seleção brasileira de futebol, mas encontra em seu caminho a aversão de seu pai a qualquer tipo de competição, entendido por ele como algo pecaminoso.

[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=0CrAo_y2XUE” mode=”normal” /]

E para finalizar, na quinta-feira (29), Lua em Sagitário encerra a programação. Primeiro longa de ficção de Marcia Paraíso, foi dirigido e roteirizado por ela e conta no elenco com a cultuada atriz e apresentadora Elke Maravilha, o ator franco-argentino Jean Pierre Noher e o músico Serguei. Sua história envolve a relação de Ana e Murilo, dois jovens que moram em uma cidade na fronteira do Brasil com a Argentina e não há nenhum tipo de divertimento que agrade aos dois. Eles então decidem fugir e cruzar a fronteira, para assistir um festival de rock.


Com o apoio cultural da locadora de filmes Take Video Locadora, as sessões  do Cine & Vídeo Tarumã acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), localizado no setor Norte do Campus Universitário. A entrada é gratuita.