Para a maioria das pessoas esta quinta-feira (04) é apenas mais um dia comum, com dezenas de atividades para serem cumpridas, mas não para os fãs da saga Star Wars, que escolheram essa data para celebrar uma das franquias de filme mais famosas do mundo. O Dia de Star Wars foi criado por fãs dos filmes, com base no trocadilho do bordão “May the force be with you” (Que a força esteja com você) com “My the fourth be with you” (Quatro de maio esteja com você). Apesar de não fazer sentido em português, a ideia de escolher a data como um dia de homenagens se espalhou pelo mundo.

Em alguns casos, a influência da saga Star Wars vai além de acompanhar a sequência dos filmes. É o caso de Ivo Sampaio, analista de Tecnologia da Informação (TI) no SIDIA – Samsung Instituto de Desenvolvimento de Informática para Amazônia. Ele conta que assiste aos filmes desde criança e que a identificação com alguns personagens do Star Wars teve influência direta na sua personalidade e na forma de pensar. “Sempre gostei muito do mestre Yoda, por ser um personagem com grande paciência e calma, e acredito que essas características me direcionaram a ser uma pessoa dessa forma”, ressaltou.

Segundo Ivo, o fato de ser assim, o ajuda também no ambiente de trabalho. “Atuo na área de segurança da informação, portanto, todas as minhas ações precisam ser cautelosas”, explicou. Ivo diz que outro personagem que o influenciou muito foi o Luke Skywalker, por ser persistente e obstinado em conseguir o que deseja.

Outro fã de Star Wars é Thiago Freitas, que trabalha na área de Qualidade do SIDIA. Colecionador dos brinquedos e filmes da franquia, o jovem passou a praticar Kendo (arte marcial que utiliza uma espada de bambu), depois de descobrir que as lutas de sabres de luz foram inspiradas nesse esporte. Thiago explica que os personagens também influenciaram na sua personalidade. “O Star Wars  vai além dos filmes, é uma filosofia. Os personagens possuem características muito diferentes e que vão fazendo as pessoas pensarem na sua forma de lidar com a vida”, frisou.

 

Livros e action figures de Star Wars decoram a mesa de trabalho do Thiago

 

A designer de games Maria Araújo é fã da franquia, desde a infância. Ela começou a assistir os filmes com o pai e, desde então, não parou de ler e buscar saber mais sobre a saga. Para Maria, os lançamentos dos filmes também influenciam na cultura de jogos, ou seja, mais games são criados com base na temática e isso é bom para o mercado. “Star Wars não é só um filme. Ele mexe com a forma de pensar das pessoas”, destacou.

Sobre o SIDIA

O SIDIA – Samsung Instituto de Desenvolvimento de Informática para Amazônia é um centro de P&D localizado em Manaus, responsável por implementar soluções inovadoras para o mercado local e global por meio de atividades de pesquisa e desenvolvimento. Atua no desenvolvimento e qualidade de software embarcado para celulares, tablets, novas tecnologias vestíveis (wearables) e smart TVs, aplicativos para óculos de realidade virtual e criação de games de classe mundial.

Via Assessoria