Criar e manter algo nunca é uma tarefa simples, principalmente quando seu foco principal é atrair o interesse do público. Porém esse desafio foi aceito pela estudante de gastronomia, Bárbara Pinheiro (BJ), ao dar a vida um dos mais tradicionais fã-clubes de Harry Potter de Manaus, o Potterday, que já completa sete anos de vida e vem rendendo bons frutos até hoje, tanto para os organizadores, quanto para os fãs da saga.

No início tudo era festa

O Potterday Manaus foi criado na época do fim de “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1” (2010), tendo como ideia principal ser apenas uma festa. “Naquela época, eu já possuía um grupo pequeno no Orkut, chamado ‘Armada de Dumbledore Manaus’, onde discutíamos sobre a série e marcávamos para realizar cosplays; mas o grupo acabou terminando. Porém, eu não queria deixar a magia terminar por ali, afinal, o último filme da saga ainda seria lançado; então tive a ideia de criar um evento em Manaus, baseado em uma popular festa realizada mundialmente: o Potterday”, explicou Bárbara Pinheiro.

O evento deu tão certo que acabou, aos poucos, evoluindo e se tornando um dos fã-clubes de Harry Potter mais tradicionais de Manaus. “O nome ‘Potterday’ pegou tanto entre os fãs, que acabou virando o nome para nosso fã-clube, cujo Facebook já é um dos mais curtidos de Harry Potter na Região Norte”, relatou. “O Potterday também expandiu para o Instagram e com grupo de WhatsApp”, afirmou a presidente do Potterday Manaus.

Foto: Respectivamente, o vice-presidente do Potterday Manaus, o estudante de jornalismo Leonardo Santos, e a presidente, Bárbara Pinheiro

Papel Social

O Potterday Manaus organiza e participa de inúmeros eventos relacionados a franquia de Harry Potter, desde lançamento de DVD e livros até ações sociais. “Já fomos convidados para realizar uma sessão de cinema para um grupo de escoteiros de Manaus e foi realmente muito emocionante e divertido para nós, devido ao público ser crianças de cinco a onze anos, que nem eram nascidas ou nem lembravam dos filmes no cinema, mas já gostavam e tinham suas curiosidades sobre a saga”, disse Bárbara Pinheiro.

Bárbara esclareceu ainda que apesar do “Potterday Manaus” ser focado em Harry Potter, ele não se prende só a isso para criar eventos. “Temos como um dos focos o incentivo da literatura e da cultura, por isso fazemos também eventos de outros livros, séries e sagas. Unindo cada vez mais outros universos”, contou.

Rede de fãs brasileiros

A criação dos eventos sempre envolve a ajuda de diversas pessoas e parceiros, estejam elas presentem em Manaus ou não.

“Adjacente ao Potterday Manaus, mantenho contato com diversos fãs espalhados pelo Brasil (alguns inclusive já na página do fã-clube), que organizam eventos também na cidade deles. Então tive a ideia de juntar todos em um grupo no WhatsApp, o ‘Eventos HP Brasil’, onde poderíamos trocar ideias para os eventos, ajudar com brindes e outras coisas; sendo que lá que tivemos a ideia de criar, em breve, um novo canal voltado para os fãs”, explicou Bárbara Pinheiro.

Neste novo grupo, os fãs de Harry Potter poderão conhecer como são realizados os eventos da série nas diferentes cidades brasileiras. “O canal se chamará ‘Armada Brasil’ e em breve será abastecido com eventos e curiosidades do mundo de saga, além de ser sempre munido com fotos e vídeos dos eventos pelo Brasil”, detalhou. 

Amizade com Dubladores

As atividades realizadas pelo Potterday Manaus ficaram tão famosas, que chegaram aos ouvidos de quem empresta a voz aos personagens nos filmes. “Conhecemos diversos dubladores dos filmes, como o Charles Emmanuel (Rony) e a Luísa Palomanes (Hermione), que estiveram em Manaus; além do João Cappelli (Draco Malfoy), entrevistado pela escritora Renata Ventura (nos representando), sendo possível ouvir a entrevista em nossa página”, declarou. “O único que infelizmente não tivemos chance de conhecer ao vivo foi o Caio Melo (Harry Potter), falecido em operação da PM, onde trabalhava”, concluiu.

A presidente explicou que os dubladores apoiam os eventos da forma como podem, sendo até jurados de concursos de cosplays. “Eles mandam vídeos, áudios, já foram jurados de competições de cospobres, onde enviamos as fotos e os nomes dos competidores e eles escolhem o melhor, dando a resposta em um vídeo gravado ou até cedendo entrevistas”, contou a presidente do Potterday Manaus.

Foto 1: Charles Emmanuel; Foto 2: Luísa Palomanes (de chapéu); Foto 3: Escritora Renata Ventura (ao centro)

Apoios Oficiais

Mas além dos dubladores, o fã-clube conta com o apoio especialíssimo e oficial tanto da editora Rocco, quanto da Warner. “A editora Rocco é uma parceira desde sempre, nos mandando incríveis brindes para entregar e sortear nos dias dos eventos de lançamento ou quaisquer que fizemos. A Warner já tivemos o apoio no começo do fã-clube por um tempo, mas infelizmente quando a saga do Harry Potter acabou nos cinemas, eles pararam de enviar mais materiais; porém, agora com o Animais Fantásticos fica mais fácil, e então voltaram conosco”, relatou.  

Esse apoio oficial, de acordo com Bárbara Pinheiro, faz com que o fã-clube cresça ainda mais, além de deixar os fãs da saga felizes. “É muito bom ter esse reconhecimento deles, afinal, foram eles que trouxeram Harry Potter até nós depois da J.K Rowling, então agradeço sempre por todo apoio e suporte que nos dão”, disse agradecida.

Transfigurando a equipe

Após tantas tarefas, apoios e trocas de informações, não seria apenas a página do fã-clube e os eventos realizados que iram evoluir. Todo mundo que faz o Potterday acontecer ao longo dos seus sete anos de vida teve sua evolução pessoal.

“Muitas das pessoas que passaram pela organização eram tímidas e tinham dificuldades de falar em público, mas depois que passaram pelo fã-clube aprenderam muitas coisas; mudando quase completamente, não sendo tímidas, falando bem, além de fazerem várias amizades”, afirmou. “Eles cresceram bastante com o tempo”, concluiu. 

Bárbara Pinheiro contou que cresceu bastante devido ao Potterday e deve ao fã-clube pelos conhecimentos obtidos. “Com a evolução da página, eu acabei aprendendo a falar mais ainda em público e mostrar para os outros fãs que, mesmo que a saga tenha terminado, aquilo nunca será o fim realmente e sim o início de uma nova era, a qual iriamos passar para outras gerações”, explicou.

Resultado do trabalho para os fãs

A presidente do fã-clube destacou que o Potterday Manaus e seus eventos são totalmente de “fã para fã”, por isso o público tem fator grande para o melhoramento dos eventos.

“Gostamos bastante de ouvir as ideias das pessoas; saber sobre o que elas gostaram ou não de cada evento, porque queremos que os fãs tenham ainda aquela experiência de Hogwarts mesmo depois de terem terminado os filmes; se sentido mais próximos do que nunca de Harry Potter”, contou.   

E os meios para isso não faltam: vão de roupas, souvenires, até comidas típicas da saga. “No início do Potterday sorteávamos apenas marcadores e camisas; mas conforme fomos evoluindo e fazendo parcerias, melhoramos. Os eventos atuais já contam com coisas incríveis para serem sorteadas ou vendidas, como cerveja amanteigada, sapos de chocolate ou cachecóis e gravatas de cada casa de Hogwarts”, explicou.

Bárbara Pinheiro revelou que a lista dos produtos que o Potterday disponibiliza cresceu tanto que já realizaram, inclusive, encomendas para festas. “Os produtos são feitos de maneira manual, dando um trabalhozinho para fazer, mas é muito gratificante quando vemos o público feliz com o resultado e sabendo que a magia do Universo de Harry Potter não irá acabar”, declarou.

Ações futuras

Mas sete anos de existência não são nada para o Potterday Manaus, que já planeja diversos eventos (de temas variados) até o final do 2017. “Nosso evento mais próximo será no dia 8 de outubro, com um Tributo a trilogia ‘De Volta Para o Futuro’ na Livraria Leitura, onde também faremos no dia 15 um tributo a série ‘Supernatural’”, relatou.

Os fãs de Harry Potter podem ficar tranquilos, que eles não foram esquecidos e terão uma festa só deles também. “Estamos com um projeto de realizar uma festa com balada com toda temática de Harry Potter, porém a data ainda não foi acertada” – destacou Bárbara Pinheiro.  

O mundo de Harry Potter também será tema para o novo plano social do fã-clube, onde será leiloada uma réplica em biscuit do conhecido elfo-doméstico, Dobby, com cerca de 60 cm, feita pelo artista do fã-clube, Roberto Jr. “O nosso artista do biscuit fez essa peça e pretendemos fazer um leilão solidário em um de nossos eventos (ainda sem data), sendo que valor arrecadado será doado para uma instituição de caridade”, esclareceu. 

E fechando 2017, o fã-clube revela que fará um evento para o lançamento de livros da editora Rocco, com data prevista para a época. “Não podemos contar ainda quais são, pois estamos sob aguardo da editora para poder revelar”, afirmou.  

Foto: Dobby que será leiloado

Conhecendo mais o fã-clube

Para conhecer mais o Potterday Manaus, bem como a data dos eventos promovido pelo fã-clube, acesse a página do Facebook ou do Instagram do fã-clube.