Expo Videogames conta a história dos consoles no Manauara Game Party

Publicado em 26 de julho de 2015 | Por Juçara Menezes | Games, Manaus, Notícias, Tecnologia

O Mapingua Nerd foi conferir o Museu de Videogames que está acontecendo no Manauara Game Party até o dia 01 de agosto. E o que encontramos foi uma verdadeira viagem no tempo.

Um corredor repleto de totens, com consoles devidamente guardados em caixas transparentes – aposto que tem alarme de segurança! – nos remete a um passado que parecia longínquo, mas que na verdade nunca foi esquecido.

Apesar de haver muitos videogames em exposição, esta matéria falará somente dos consoles até a década de 1990. Deleite-se e deixe-se levar, porque há sempre algo a aprender com o passado.

 

Top Game – o console amazonense

mapingua-nerd-museu-videogames (5)

.         TurboGame foi produzido pela CCE.

Fabricado por nossa CCE – produzido no Polo Industrial de Manaus – , o Top Game foi lançado em 1989 e teve mais três versões (VG-8000, VG-9000 e VG-9000T – este último conhecido como Turbo Game).
Detalhe: a única diferença do último para o penúltimo foi o controle, que era parecido com o do MegaDrive, só que de cabeça pra baixo.

 

Super Nintendo
O Super Nintendo é um console de 16 bits que foi lançado em 1990 no Japão; 1991 nos Estados Unidos; 1992 na Europa e Australásia (Oceania) e América do Sul em 1993.

mapingua-nerd-museu-videogames (3)

Games dividindo corações desde 1990.

Aqui, cabe uma memória engraçada. Em 1991, sem internet em nossos lares e muito menos com celular, os pequenos nerds já sabiam do lançamento da Nintendo, assim como de seu grande concorrente na época, o MegaDrive. A questão de qual deles era o melhor já dividia opiniões por conta de dois carinhas carismáticos: o Super Mario e o Sonic.

Em um tempo em que se podia brincar na rua, fazer campeonato de bicicleta e até pular amarelinha sem problemas (meninos, eu vi!), as crianças se enfurnavam na casa de quem já tinha o superviodegame mais moderno da parada (eu era uma delas. Tenho até dó do Guto).

Mas o grande lance mesmo vai para outro joguinho, o SimCity – o primeiro de uma série de simulação aonde você é o prefeito e precisa montar uma cidade, administrá-la sem sair do caos e ainda por cima lutar contra as intempéries da natureza. Dramático? Muito!!

Oficialmente, o Super Nintendo teve 784 jogos lançados, sendo 251 exclusivos para a América e 63 para a Europa (nunca entenderei esta lógica..).

Lançado em terras tupiniquins em 23 de agosto de 1991 com o Super Mario World (um clássico sempre atual), F-Zero, PilotWings, Gradius III e SimCity (meu herói).

 

mapingua-nerd-museu-videogames (4)

.           MegaDrive suportou muitos adolescentes.

MegaDrive
Mas, por obra do destino, a verdade é que acabamos tendo um Megadrive – o que arrancou temporários resmungões desta nerd que vos escreve. Pra ser honesta, foi bem rápido mesmo, porque foi quando conhecemos todo o potencial de Sonic the Hedgehog, aquele ouriço azul e veloz que tinha de salvar os animais de seu planeta.
De 16 bits, o game fez bastante sucesso na década de 1990, perdendo força para os de 32 bits, como o Playstation da Sony.

 

Nintendo 64
É o terceiro console de videogame doméstico da Nintendo. Lançado em 23 de junho de 1996 no Japão e em 29 de setembro nos EUA, o console contava com apenas três títulos de lançamento: Super Mario 64, Wave Race 64 e PilotWings 64. Detalhe: foi o último console doméstico a utilizar cartucho.

 

ATARI

mapingua-nerd-museu-videogames (1)

O Pai de todos.

O Atari é um caso a parte da vida nerd. Foi praticamente o primeiro videogame doméstico e criou uma geração inteira de nerds malucos que não esquecem – nem a cada lançamento de novos games – aquela sensação de ‘o primeiro jogo do resto de nossas vidas’. Sim, porque foi isso mesmo. Lembro que esperava ansiosa para os fins de semana, quando poderia brincar da grande revolução da época: o PacMan. Este jogo fez tanto sucesso que, em seu aniversário de 30 anos, o Google lançou um Doodle  (somos legais. Você pode jogar aqui) aonde podíamos jogar fases do come-come que fugia de fantasmas de cores diferentes.

Depois, o grande lance era ter o Enduro, o primeiro jogo de corrida do console. Era uma coisa extremamente simples ter que se desviar dos carros de dia, quase uma preparação para pegar a estrada dirigindo. O problema mesmo é quando você chegava na fase noite, que os faróis não iluminavam muita coisa e na última fase, iluminavam menos ainda. Quando o carro batia, eu tinha a sensação de ter dado de cara com um vidro (o barulho era o merminho).

O Atari 2600 foi projetado por Jay Mines e lançado em 1977 nos Estados Unidos (o mesmo ano de lançamento do Star Wars. Coincidênia?) e em 1983 no Brasil.

Considerado um símbolo cultural dos anos 80, foi um fenômeno no Brasil entre 84 e 86. Na exposição, o totem informa que os jogos mais conhecidos do Atari são o Adventure, Yars’ Revenge e o Decathlon, onde poderíamos ser esportistas profissionais e correr com barreiras, jogar o dado e mais umas três coisas que agora não me lembro.

Quanto ao Breakout, vale também mais um detalhe: ele foi desenvolvido por Steve Jobs, na única vez que o gênio trabalhou para alguém na vida.

 

Atari Dactar – Made in Amazon

O Atari Dactar foi produzido por aqui também, só que pela Milmar Eletrônica. Um pouco diferente do Atari que amamos: além da plataforma, eles também faziam acessórios e comercializam jogos, muitas vezes adulterados para que aparecesse sua marca ao invés da marca original (#VergonhaAlheia). Tudo isso criou uma indústria paralela de cartuchos piratas – tudo tem um começo, jovem padawan – e ainda é bastante procurado por colecionadores.

Há outros games em exposição e os Mapingua recomendam que você mesmo dê uma passada lá, leve seu filho e conte a sua própria história com uma dessas tecnologias mudaram a nossa vida para sempre.


 


Sobre o Autor

da Casa Menezes, a primeira de seu nome, Protetora do Norte e dos Nerds Oprimidos. Jornalista, mãe, esposa. Desde criança tem uma paixão nada secreta pelo Cebolinha. É vice-presidente do Conselho Jedi Amazonas. Líder Suprema (presidente) do fã-clube Lado Rio Negro. Com um amor incondicional de Darth Vader, sempre carrega um par de meias sujas na mochila para libertar elfos domésticos.

Comentários