Experiências com Som são atrações de mostra científica do SESC

Publicado em 20 de setembro de 2017 | Por Bruno Graça | Ciência, Entretenimento, Eventos, Manaus

Ele está presente durante toda a sua vida; você provavelmente já estudou sobre os diversos aspectos sobre ele, mas dificilmente conhece a totalidade dele; cometendo ainda diversos vícios, que podem prejudicar a maneira como ele influencia no seu corpo: o som, mais do que onda mecânica longitudinal que se propaga pelo ambiente, é um dos sentidos básicos para luta da sobrevivência.

Para abordar sobre as diversidades do Som, o Sesc AM transformou sua Sala de Ciência na “Mostra Prismas do Som”, e decompôs o tema sobre cinco conceitos distintos: Som Físico, Meio Ambiente, Percepção Sonora, Instrumentos Musicais e Corpo Humano.

“Durante a exposição serão trabalhadas diversas definições do tema, como conceito de som e suas características (como frequência, período, amplitude, intensidade); abordagem de fenômenos sonoros; como funciona a audição humana, cuidados que devemos ter com as orelhas, como produzimos a voz; instrumentos musicais de sopro, corda e metais; e a relação da pressão com o som”, explicou Jessica Cunha, professora de Biologia da Sala Ciências.

Ainda segunda Jessica Cunha, os visitantes da exposição terão uma experiência rica sobre as diferentes formas de como o som afeta o nosso corpo e nossa saúde.

“Os visitantes poderão descobrir que o som pode ser representado e vivenciado através de experimentos e estações sonoras que levam o visitante a viajar pelas ondas do Som, incluindo alguns experimentos que nos permitem ver esse som e experimentos de baixo custo que podem ser reproduzidos com facilidade”, explicou.

Difundido conhecimento

Os experimentos utilizados na mostra são principalmente de baixo custo, utilizando muitas vezes materiais do dia a dia. Entre alguns materiais utilizados nas experiências está uma bola de futebol e uma bomba de encher para explicar o conceito de pressão e som; além de um pêndulo e uma mola para mostra como funciona as oscilações mecânicas.

“Nosso objetivo na Sala de Ciências do Sesc é transformar conceitos científicos em algo próximo da realidade da comunidade em geral, de forma que a comunidade possa difundir também esse conhecimento, que não se restringe apenas em escolas, faculdades e outros centros de pesquisa, mas sim, está presente no nosso dia a dia”, esclareceu Jessica.

Os visitantes poderão conferir ainda na exposição, diversos instrumentos musicais como o monocórdio do Vietnã, cítara de uma corda só, pandeiro, xilofone, rodafone, moringa e outros.

Vícios do dia a dia

Na exposição, os visitantes serão apresentados ainda para diversos erros comuns que são popularmente disseminados e poderia ser prejudicial para audição humana, como, por exemplo, o uso de cotonetes.

“Os cotonetes podem prejudicar a audição se introduzidos muito profundamente no canal auditivo, podendo danificar o tímpano ou então empurrar a cera para o interior da orelha. Só se deve limpar superficialmente, pois o excesso de cera acaba naturalmente saindo do canal auditivo”, explicou a professora.

Além dos cotonetes, a utilização dos fones de ouvido de modo errado e a falta de segurança nas profissões com intensidade sonoras também são fatores de risco para audição humana.

“Os fones de ouvido tem causado bastante problema quando a intensidade sonora ultrapassa o volume recomendado, chegou ao ponto, que a maioria dos celulares já vem com um aviso de que a partir do determinado volume irá causar danos a audição”, contou. “Já com as profissões de intensidade sonora, ocorre devido à falta de utilização de protetores auriculares e falta de monitoramento desses materiais de segurança”, explicou a professora.

A professora explicou que na mostra será ensinado maneiras de proteger o ouvido destes problemas e até qual é a intensidade sonora certa para os fones de ouvido.

Informações básicas

A “Mostra Prismas do Som” está sendo realizada até o dia 29 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Sala de Ciência do Sesc AM – Unidade Balneário, localizada na Avenida Constantinopla, 288, bairro Alvorada. A visitação é totalmente gratuita.

Para outros horários, datas e até agendamentos, entre em contato com os números (92) 3649-3750; (92) 2121-5397 ou pelo e-mail: sala.ciencia@sesc-am.com.br


Serviço

Mostra Prismas do Som
Data: até o dia 29 de setembro
Local: Sala de Ciência do Sesc AM – Unidade Balneário (Avenida Constantinopla, 288, bairro Alvorada)
Entrada: Gratuita
Horário: segunda a sexta-feira, de 8h às 17h
Público-alvo: público em geral
Informações: números (92) 3649-3750; (92) 2121-5397 ou pelo e-mail: sala.ciencia@sesc-am.com.br

*com informações de assessoria*


Sobre o Autor

é um jornalista, assessor e pau pra toda obra. Adora séries de investigações criminais e o canal Investigação Discovery. Curte: mangás, jogos em geral, Doctor Who, RPG, dinheiro, contar mentiras absurdas (?) e testar a paciência das pessoas. Revés: bipolar.

Comentários