Série de eventos vai promover contato com a cultura japonesa em Manaus

Publicado em 18 de agosto de 2017 | Por Bruno Graça | Anime e Mangá, Cursos, Entretenimento, Eventos, Manaus

Promovidos pelo Consulado Geral do Japão em Manaus em união com a Secretária de Estado de Cultura, os “Eventos Culturais Japoneses 2017” festejarão a amizade entre a sociedade japonesa e a amazonense.

O roteiro de atrações do evento é bastante diversificado e promete agradar todos os gostos; contando com oficinas práticas, exposições fotográficas e mostras de cinema. Sendo que todas as atividades serão gratuitas.

Oficinas práticas

Durante o evento serão ministradas oficinas práticas de “Igo”, “Furoshiki”, “Ikebana” e “Origami” no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola (R. Gandú, 119 – Cidade Nova). Na Coordenação Cultural do mesmo estão sendo realizadas as inscrições das oficinas até o dia 31 de agosto, das 8h às 17h. As inscrições são gratuitas e os materiais utilizados em cada oficina serão cedidos pela organização no dia de cada curso.

Igo é um jogo estratégico em que dois jogadores posicionam alternadamente pedras pretas e brancas, vencendo quem conseguir dominar uma maior área do tabuleiro. A turma será realizada no dia 2 de setembro (sábado), das 14h às 17h.

Furoshiki é uma técnica japonesa de embrulhar, que utiliza apenas um quadrado de tecido e pode ser usada para embalar de embrulhos de transporte até presentes. A aula será realizada no dia 9 de setembro (sábado), das 14h às 15h30, com reprise das 15h35 às 17h. Obs: A organização pede para os interessados levarem, no dia, um recipiente quadrado e uma garrafa plásticos para utilizar como modelos no embrulho.

Ikebana é a arte japonesa de arranjos florais, onde busca-se equilibrar e unir o céu, a terra e a humanidade no mesmo arranjo e, com isso, transmitir uma sessão de alegria e paz às pessoas que veem as flores ao mesmo tempo que dá equilíbrio, simplicidade e beleza ao ambiente. A oficina será no dia 16 de setembro (sábado), das 15h às 17h, com uma reprise no dia 23 de setembro (sábado), das 15h às 17h.

Origami é a clássica arte da dobradura de papel, onde se criam seres ou objetos apenas com dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. Será realizada no dia 30 de setembro, das 14h às 15h30, com reprise das 15h35 às 17h.


Serviço

Oficinas do evento cultural do consulado
Inscrições: até o dia 31 de agosto na Coordenação Cultural do Centro de Convivência Padre Pedro Vignola (R. Gandú, 119 – Cidade Nova, Manaus – AM)
Preço: gratuito
Horário para se inscrever: das 8h às 17h
Oficinas, datas e horas: Igo – 02/09 – das 14h às 17h; Furoshiki – 09/09 – das 14h às 15h30 e das 15h35 às 17h; Ikebana – 16/09 – das 15h às 17h e 23/09 – das 15h às 17h; Origami – das 14h às 15h30 e 15h35 às 17h.
Público-alvo: público em geral

O Nordeste por fotos

A Região de Tohoku já foi diversas vezes tema de notícias mundiais por ser atingida por grandes tragédias, que vão desde um grande terremoto, um tsunami e até um acidente nuclear (Fukushima I), porém mesmo com todas estas catástrofes, o nordeste do Japão não perdeu sua beleza natural, tampouco sua história, que foram retratadas por nove fotógrafos japoneses e se compõem a exposição internacional “Tohoku – Através do olhar dos fotógrafos japoneses”.

Em 123 imagens, vemos através do olhar dos fotógrafos Teisuke Chiba, Ichiro Kojima, Hideo Haga, Masatoshi Naito, Hiroshi Oshima, Meiki Lin, Masaru Tatsuki, Nao Tsuda e Naoya Hatakeyama acerca dos costumes, história, cultura, rituais religiosos e, é claro, belezas naturais de um local que, apesar ser tão castigado por desventuras, se mantém firme em tradição e beleza.

A mostra é itinerante e leva a curadoria de Kotaro Iizawa.

A exposição começará a partir do dia 30 de agosto, indo até o dia primeiro de outubro, sempre no Centro Cultural Palácio da Justiça (Av. Eduardo Ribeiro, 901 – Centro). Funcionando de terça a sexta, das 9h às 14h e aos domingos, das 9h às 13h. Entrada gratuita.

Serviço

Exposição Internacional “Tohoku – Através do olhar dos fotógrafos japoneses”
Data: de 30 de agosto a 1º de outubro
Local: Centro Cultural Palácio da Justiça (Av. Eduardo Ribeiro, 901 – Centro)
Valor: Gratuito
Horário: Terça a Sexta – das 9h às 14h; Domingos – das 9h às 13h
Público-alvo: público em geral


Sétima arte nipônica

Para os fãs de um bom filme, o Teatro Gebes Medeiros (Av. Eduardo Ribeiro, 833 – Centro) promoverá a “Mostra de Cinema Japonês”, com uma semana inteira com o melhor dos filmes nipônicos. Todos devidamente gratuitos.

A mostra iniciará no dia 11 de setembro (segunda) com o anime/drama “Em Busca Das Estrelas”, seguindo no dia 12 (terça), com anime/aventura “O Lugar Prometido em Nossa Juventude”, no dia 13 (quarta) com o romance/fantasia “Balada”, no dia 14 (quinta) com a comédia/época “Três Para a Estrada” e encerra no dia 15 (sexta) com o drama “Ferrovia Hankyu: Um Milagre De 15 Minutos”.

Todos filmes iniciam às 18h30. Para saber mais sobre os filmes (ou ver os trailers) bastar clicar em seus nomes.

Serviço

Mostra de Cinema Japonês
Data: 11 a 15 de setembro
Local: Teatro Gebes Medeiros (Av. Eduardo Ribeiro, 833 – Centro)
Valor: Gratuito
Horário: Sempre às 18h30
Filmes exibidos: Em Busca Das Estrelas (segunda); O Lugar Prometido em Nossa Juventude (terça); Balada (quarta); Três Para a Estrada (quinta); Ferrovia Hankyu: Um Milagre De 15 Minutos (sexta)
Público-alvo: público em geral

Para mais informações em relação as atividades promovidas pelo Consulado do Japão em Manaus, acesse o Site do mesmo.


Sobre o Autor

é um jornalista, assessor e pau pra toda obra. Adora séries de investigações criminais e o canal Investigação Discovery. Curte: mangás, jogos em geral, Doctor Who, RPG, dinheiro, contar mentiras absurdas (?) e testar a paciência das pessoas. Revés: bipolar.

Comentários