Estúdio de games de Manaus lança hoje ‘Neon Hero Defense’

Publicado em 30 de janeiro de 2016 | Por Thiago Henrik | Games, Manaus, Notícias

Só consigo imaginar como está o clima de expectativa e ansiedade entre a equipe da Tree of Dreams, desenvolvedora amazonense que vai abrir hoje ao público, a partir das 12h (horário de Manaus) a versão alfa do seu jogo, Neon Hero Defense. Será o segundo jogo da ToD, que lançou, ano passado, The Cannon Man Adventures, para mobile.

Heróis de Neon inspirados em RPG

O jogo é um Tower Defense 2D para browsers, onde você controla personagens clássicos como o Bárbaro, o Mago, o Arqueiro, o Paladino, entre outros, para defender um portal flutuante, em constante ataque de monstros. A ideia do jogo é do co-fundador e diretor criativo da Tree of Dreams, Daniel Hebron, que se inspirou em uma lanterna que ele mandou fazer para seu filho.

Na história divulgada do jogo, um grupo de crianças encontra um cartucho de videogame deixado por uma pessoa misteriosa e, ao jogarem, abrem um portal que as transportam a um outro mundo, onde elas encarnam os personagens que precisam proteger o portal e impedir que os monstros invadam o nosso mundo.

O Alfa

No alfa, que joguei com exclusividade antes de todo mundo desculpa aí, não vemos nada dessa história, e só é possível jogar com um personagem, o Bárbaro (por mim tudo bem, pois era o que eu teria escolhido de qualquer forma), e em apenas um modo, o Survivor.

2016-01-30

As limitações já eram de se esperar, afinal, uma versão beta é aquela que é aberta a um público geralmente fechado, antes do lançamento do jogo, para que os desenvolvedores encontrem bugs e recebam feedbacks. No caso do Neon, estamos falando ainda de um alfa, a versão 1.0 do jogo, que geralmente só é vista pelos próprios desenvolvedores, quando o jogo ainda está em construção.

Um belo jogo

A primeira coisa que chama a atenção do Neon Hero Defense é o visual. Que jogo bonito, cara! As linhas em Neon, somadas à trilha sonora, nos remete imediatamente aos anos 80 e me fez lembrar muito do filme Tron, provavelmente não por acaso. E as partículas dos monstros que você destruiu, voando na tela, são um show à parte. A mecânica do modo Survivor é simples: você vai matando onda após onda de inimigos que tentam destruir seu portal.

2016-01-29

Você pode usar ataque normal com a espada (se prepare para maltratar sua barra de espaço) e alguns especiais. Quanto a esses últimos, tenho uma observação: mesmo tendo jogado várias vezes, não consegui entender bem o que dois deles fazem, exatamente. Se descobrir, comenta aqui e me conta.

Uma coisa que achei bem legal foi o uso dos clássicos Killstreaks (você sabe: Double Kill, Ultra Kill… M M M Monster Kill…), que surgiram lá no saudoso Unreal Tournament, se popularizaram bastante na época de ouro do Counter-Strike e hoje também fazem parte dos Moba, LoL e Dota. Tanto a animação dos caracteres como o áudio estão bem bacanas e ajudam a empolgar.

Além de tentar sobreviver, é preciso ficar de olho na “saúde” do portal, porque se ele for destruído, Game Over. Se você resistir por tempo suficiente, surge um chefão: uma versão maior, mais forte e mais agressiva de algum dos monstros que estavam te atacando. Se ele for derrotado, você vai ao próximo Round e assim por diante. E o jogo não é tão fácil, até o momento só cheguei no round 2, enfrentei o chefão mas morri antes de vencê-lo. O objetivo é ficar no jogo o máximo possível, para fazer mais pontos.

Quem é o Mestre?

O incentivo para continuar jogando é o Ranking. A ideia é que você desafie os amigos para ver quem é o melhor. Há inclusive a opção de compartilhar o seu score no Facebook. Eu, por exemplo, não desisti até entrar no TOP 5, ao lado dos desenvolvedores e outros testadores! Vamos ver até quando vai durar, agora que o jogo está aberto ao público…

SCORE

[Enquanto escrevia a matéria recebi mensagem do líder de desenvolvimento, Cláudio Sampaio: “Não chora, mas vou apagar o Ranking”. 🙁 ] Ah, uma coisa importante: a Tree of Dreams avisou que os dez melhores jogadores terão seus nomes divulgados nas redes sociais e terão acesso exclusivo por um ano aos lançamentos da Tree of Dreams. Fique ligado na página deles para mais detalhes dessa competição.

Objetivo é chegar ao Xbox

O alfa do jogo foi apresentado ano passado na Brasil Game Show, maior feira de games da América Latina, e lá foram abertas muitas portas. Surgiu inclusive a possibilidade de o Neon Hero Defense ir para no Xbox One, como conta o Cláudio Sampaio, que também é co-fundador da ToD:

“Na BGS tivemos uma enorme receptividade do público. Vimos crianças, jovens e adultos se divertirem com uma primeira versão do jogo que estava longe de estar completa. Nos primeiros dias tive que corrigir erros enquanto a feira já estava funcionando. Felizmente, depois desses bugs resolvidos recebemos em nosso stand representantes da ID@XBOX, programa do Xbox que visa apoiar desenvolvedores de games independentes a produzirem games para a sua plataforma. Nessa visita recebemos ótimos feedbacks e orientações para submeter o Neon Hero Defense para o programa, o que nos levou a traçar uma estratégia para alcançar o objetivo de ser a primeira empresa Amazonense em ter um jogo na Xbox Live”.

E foi justamente pra chegar lá que eles resolverem abrir a versão alfa do jogo ao público. A ideia é desenvolver uma comunidade em torno do jogo, que jogue, dê opinião, e os ajude a melhorá-lo. A partir do lançamento de hoje eles esperam conseguir cerca de mil seguidores que os ajudarão nessa missão.

“Quando alcançarmos essa meta, iremos dar um novo passo, colocando o jogo para votação na GreenLight da Steam. O jogo sendo aprovado pelos usuários nos permitirá a definir uma data de lançamento e, com essa base de aceitação, iremos submeter o jogo para a ID@XBOX, cruzar os dedos e trabalhar bastante para enfim realizarmos nosso objetivo principal de chegar na Xbox Live.”, conta Cláudio.

Quer ajudar a colocar o primeiro jogo amazonense no XBox, e ainda se divertir no processo? Então vá logo jogar Neon Hero Defense

Sobre o Autor

veste Capa-e-Espada despojado, seus ̶h̶o̶b̶b̶i̶t̶s̶ hobbies favoritos são: filmes massa-velho, histórias de fantasia e mangás apelativos. Já alcançou o 7º sentido, destruiu o Um Anel na Montanha da Perdição, chegou ao último andar da Torre Negra, retirou a espada da pedra e já perdeu muitos pontos para a Grifinória. Não abre mão do segundo café da manhã e costuma esquecer que o mundo não está em seus livros e mapas. Instagram: @thiabolico

Comentários

  • Herilton Junior

    Parabéns a Tree of Dreams e ansioso para ver o mercado de games amazonense despontando! Espero que consigam lançar o game para xBox, Vou já testar esse alfa =D