Estudante amazonense desenvolve óculos de realidade virtual

Publicado em 5 de janeiro de 2016 | Por Alberto Carvalho | Ciência, Manaus, Tecnologia

Nossa terra está cheia de talentos, seja na arte, esporte ou inovação. E o jovem Gabriel de Oliveira, de 19 anos, mostrou isso desenvolvendo o primeiro óculos de realidade virtual feito de fibra de carbono do mundo.


High Tech VR é um protótipo que utiliza smartphones para gerar cenários virtuais, com som e imagens em 360 graus. Gabriel é estudante do 3º ano na Escola Estadual Benjamin Magalhães Brandão. Segundo ele, o uso da fibra de carbono se deve a sua leveza e resistência, o que gera segurança a quem estiver usando os óculos.

oculos-realidade-virtual

Gabriel explica que para utilizar os óculos de realidade virtual, o usuário precisa encaixar um aparelho celular no suporte universal para smartphones – criado pelo grupo de pesquisa -, escolher o cenário virtual no aplicativo do smartphone e dar início à ação. O suporte, feito com fibra de carbono, tem capacidade de encaixe para aparelhos de 4,3 a 6 polegadas.

Segundo o estudante, o High Tech VR pode ser útil nas áreas de educação como aulas interativas de Geografia, História, Biologia e de Ciências, tratamento de fobias e entretenimento.

Os próximos passos do projeto, segundo Gabriel, são viabilizar a produção em larga escala (através de parcerias), melhorar as relações entre homem e máquina e o design dos óculos. Custando até R$ 350, a expectativa de Gabriel é que os óculos de realidade virtual comecem a ser vendidos este ano.

Sobre o Autor

Louco por filmes e apaixonado por rabanadas

Comentários