Estudando História com a Teledramaturgia: Vinda da Família Real | O Noveleiro

Publicado em 8 de Maio de 2017 | Por Juliano Santiago | Colunas, O Noveleiro

Anteriormente…

Durante a viagem, para escapar das zonas de calmaria, Cabral ordenou que as embarcações fizessem um pequeno desvio, no entanto ele foi tão gigantesco que a frota acabou atravessando o Atlântico. Esse desvio fez com que os portugueses encontrassem novas terras no meio do caminho. Futuramente tais terras ganharam o nome de Brasil. Leia sobre Grandes Navegações e saiba como isso aconteceu.

 

 

A Cor do Cavalo Branco de Napoleão

Durante o início do Século XIX, a Europa estava vivendo a grande expansão da chamada “Era Napoleônica”. O líder político Napoleão Bonaparte tinha a Inglaterra, como inimiga, já que ela também tinha interesse comercial na região europeia.

Não Tem Tu, Vai Tu Mesmo

A Situação politica de Portugal, também estava complicada: O Rei (Dom José) havia morrido; Seu filho mais velho também havia morrido; A Rainha estava Louca. Dessa maneira, o poder estava nas mãos de Dom João VI, alguém que nunca imaginou ser Rei. No ano de 1806, com o intuito de prejudicar a Inglaterra, Napoleão decreta o “Bloqueio Continental”, proibindo os países europeus de fazerem qualquer tipo de comercio com a Inglaterra.

 

 

Portugal Pega o Beco

Portugal dependia do comercio e recusou-se a aderir ao bloqueio, devido a sua aliança com a Inglaterra. Nesse período, Dom João VI começa a receber pressão de Ambos os lados. Tanto da França, quanto da Inglaterra. Foi então, que em 1808, a Inglaterra oferece apoio financeiro e político para que a corte portuguesa saia de Portugal e parta para sua principal colônia, o Brasil.

 

NOVELA – NOVO MUNDO (2017)

Voltemos ao começo do século XIX, a era de Dom Pedro e sua esposa, Leopoldina. O Brasil estava firmando suas raízes, que partiam de diversas partes do mundo. A novela das 18h retrata essa realidade, misturando história e ficção de uma maneira romântica e épica.

Anna Millman (Isabelle Drummond) e Joaquim Martinho (Chay Suede) são o centro da aventura de Alessandro Marson e Thereza Falcão com direção artística de Vinícius Coimbra (Liberdade, Liberdade). Anna é a professora de português de Leopoldina, papel de Letícia Colin, e Joaquim é um ator que por algum motivo viveu sua infância no Brasil.

A história do casal tem início no continente europeu, mas segue viagem em direção ao ‘Novo Mundo’, após a união da futura Imperatriz do Brasil com Dom Pedro, vivido por Caio Castro. Essa jornada a caminho do Brasil dá origem ao romance, que se mistura a vinda da família Real, as terras portuguesas.


Sobre o Autor

Criador do blog 'O Noveleiro', Juliano Santiago costuma falar sobre o universo televisivo de uma maneira diferente. Conhecido por seu espírito crítico e bem humorado, Juliano se destaca no meio da comunicação ao fazer Resenhas e Crônicas voltadas para o público jovem. www.onoveleiro.wordpress.com

Comentários