Estivemos na Tree of Dreams, desenvolvedora amazonense de jogos para mobile, PC e consoles

Publicado em 2 de agosto de 2015 | Por Thiago Henrik | Games, Manaus

Ontem, nós presenciamos o lançamento oficial de The Cannon Man Adventures, o primeiro jogo da desenvolvedora amazonense Tree of Dreams, que contou até com a distribuição de prêmios para os melhores jogadores. A Fernanda representou bem o Mapingua, ganhando um voucher de R$ 100 ! Mas, bem antes disso, estive com ela no estúdio dos caras, onde conversamos sobre a história da empresa, seus projetos atuais e sonhos futuros.

Plantando sonhos

A Tree of Dreams é uma empresa que faz sites e aplicativos desde 2013, mas passou a fazer jogos (e ganhou o atual nome) no ano seguinte, sendo a realização do sonho dos seus integrantes. Daniel Hebron, Diretor de Criação, conta que a primeira fagulha surgiu após um curso de Unity, onde eles perceberam que “qualquer um” poderia fazer jogos, desde que tivesse muita dedicação e vontade, caracteríticas que não faltam nessa equipe, que conta com engenheiros de software, analistas de sistemas, designers, programadores, administradores e outros que chegaram para somar esforços em busca do sonho de fazer jogos. Um detalhe interessante da empresa é que todos são sócios. É isso mesmo, como a maior parte da equipe focada em jogos não recebe salário, a maneira de retribuir é divindido os futuros lucros após os lançamentos dos jogos.

A primeira aventura

E a ideia do primeiro jogo veio do programador chefe Cláudio Sampaio, um jogo onde um personagem seria atirado de um canhão, lembrando inicialmente a jogabilidade de Angry Birds e com inspiração nas divertidas fases de Donkey Kong, mas com outros objetivos e desafios. Trata-se de “The Cannon Man Adventures“. Em abril de 2014 a empresa começou o processo de criação do jogo, com a construção do roteiro, ilustrações, testes de usabilidade, e por fim o desenvolvimento da versão beta que foi lançada para teste em janeiro de 2015. Em cima do feedback dos usuários, a Tree of Dreams implementou novo visual dos menus, a loja virtual, o novo mundo “Cannon Man in the Deep Ocean” e as propagandas.

IMG_7108

Aliás, esse último assunto foi bem problemático, sendo discutido várias vezes. A propaganda significava o retorno de todo o investimento de tempo e recursos, mas não podia ser invasiva nem atrapalhar o divertimento do usuário. A solução: apenas 1 propaganda, em vídeo, mas opcional: o jogador só assiste se quiser esperar menos tempo para recarregar a energia. O jogo conta ainda com uma lojinha, que vende pacotes de moedas (os “Treams”), que podem ser trocadas por barras de energia e checkpoints.

IMG_7112

The Cannon Man Adventures é um jogo casual que tem como objetivo divertir o jogador através de desafios que envolvem habilidade e lógica. O jogo ocorre em um teatro dentro de um parque de diversões, onde são apresentados espetáculos circenses do incrível Cannon Man. O objetivo do jogo é lançar o Cannon Man através de canhões para que ele possa ultrapassar obstáculos e pousar no centro da área de pouso. O jogo tem 2 mundos e 20 fases em cada, mas eles nos contaram que estão programando um novo mundo: o mundo da lua, além de mais 10 fases nos outros dois. O jogo está disponível para Android e iOS.

Briga + RPG + Anos 80

O segundo jogo já está em produção. Neon Hero Defense é um beat’em up com personagens inspirados em RPG e visual todo em neon. A ideia para o design do jogo veio de uma luminária que Daniel mandou fazer para o filho. O jogo utiliza trilha sonora que lembra os anos 80, com muito sintetizador.

neon

Ele poderá ser jogado no modo single player ou multiplayer no cooperativo ou versus. O objetivo do jogo é evitar que o mundo dos humanos seja invadido por monstros eque estão tentando atravessar um portal aberto por um grupo de crianças que colocaram em seu videogame um cartucho mágico, que receberam de um estranho misterioso. Para cumprir essa missão, os jogadores podem assumir 7 diferentes personagens, cada um com características e habilidades distintas: bárbaro, arqueiro, mago, paladino, ninja, samurai e monge.

(Abaixo, alguns rascunhos do personagem Bárbaro e de um inimigo)

NEON-APRESENTAÇÃONEON-APRESENTAÇÃO

O Neon Hero Defense nasceu para console, mas foi transformado em mobile, onde deverá ir ganhando recursos até ficar robusto o suficiente para ser lançado em outras plataformas.

A natureza se vinga… nos consoles!

O projeto mais ambicioso da Tree of Dreams no momento se chama Gaia Revenge. Um moba 2D de 3 contra 3, online ou local. O lore do jogo conta como Gaia, revoltada com a destruição da natureza causada pelos humanos, pensa em exterminar essa nociva raça da face da Terra. Mas Consciência, a divindade que quer a coexistência pacífica entre todos os seres, resolve ajudar os humanos a se defenderem, dando a eles artefatos mágicos.

thumbnail (1)

O jogo deve ganhar ainda complementos para contar a história individual de cada personagem, em aventuras no estilo plataforma. O objetivo da empresa é que o jogo seja lançado na Steam e também em Consoles.

Ramificações

Nem só de jogos vive a Tree of Dreams. Outros de seus galhos ainda sustentam o desenvolvimento de sites (Sabe o da Brahma no Festival de Parintins? É deles, em parceria com a agência The White ), aplicativos e ainda jogos para publicidade, os advergames, como um jogo para a MWS, escola de wakeboard do campeão mundial Marreco, além de jogos educativos para empresas, de treinamento de funcionários etc. Tanto os advergames quantos os jogos educativos para empresas estão cada vez mais comuns lá fora, mas ainda são quase inexistentes em Manaus, obrigando a empresa a praticamente “criar” o mercado. E por falar em criar mercado, a equipe da Tree of Dreams planeja ainda dividir seu conhecimento dando palestras, mini-oficinas e, mais tarde, quem sabe, até cursos.

EquipeA equipe (incluindo quem não está na foto): Daniel Hebron, Claudio Sampaio, Alessandro Barbosa, Fanny Barbosa, Pedro Bandeira, Pedro Altomari, Alexandre Soria, Adheli Tavares, Ewerton Leão, Márcio Cruz, Daniel Levy, Ramayana Jr, Held Grijo, Antônio Filho

A equipe Mapingua Nerd agradece por ter sido tão bem recebida e fica na torcida para que esta árvore dos sonhos dê muitos frutos!

Sobre o Autor

veste Capa-e-Espada despojado, seus ̶h̶o̶b̶b̶i̶t̶s̶ hobbies favoritos são: filmes massa-velho, histórias de fantasia e séries sobre paradas estranhas. Já alcançou o 7º sentido, destruiu o Um Anel na Montanha da Perdição, chegou ao último andar da Torre Negra, retirou a espada da pedra e perdeu muitos pontos para a Grifinória. Gosta mais de cachorro que de gente, Não abre mão do segundo café da manhã e costuma esquecer que o mundo não está em seus livros e mapas. Instagram: @thiabolico

Comentários