especial2

Especial Pipoca | Filmes que podem te ajudar na redação do ENEM

Publicado em 3 de novembro de 2016 | Por Ayrton de Oliveira | Cinema, Spoiler Pipoca

O Especial Pipoca é uma extensão do Spoiler Pipoca que vai surgir sem aviso, sempre trazendo algum tema que merece ser explorado.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está chegando. Você, nerd, que provavelmente ficou assistindo Black Mirror e Luke Cage em vez de estudar pode estar desesperado, mas tenha calma. Além da prova, você ainda deve escrever uma redação, que para muitos é um terror. Nesse post eu vou te contar alguns filmes que podem te ajudar na hora da prova.

Vamos ser sinceros e falar que para algumas pessoas, estudar pode ser um processo tedioso, mas ao assistir um filme, você pode lembrar de determinados assuntos como a Segunda Guerra Mundial, Corrida Espacial, Preconceito e Revoluções. Acima de tudo, o ENEM também vai te exigir bastante interpretação, e eu acredito que os filmes podem te ajudar a interpretar um pouco mais. Claro, é algo que você deve pensar e analisar aos poucos, até entender o que aquilo quer te dizer. 

Como já citada anteriormente, a série Black Mirror conquistou vários novos fãs, e se você parar pra pensar, os episódios “The Waldo Moment”, “Shut Up And Dance” e “Hated By The Nation” podem te ajudar a lembrar mais sobre a situação do poder da internet, como algumas coisas se tornam populares, e como o bullying acontece. Já o próprio Luke Cage é um personagem importante, marca a primeira série de herói protagonizado por um negro, você já pode lembrar de bastantes informações só lembrando disso e discutir sobre representatividade e igualdade.

Tempos Modernos

Um operário de uma linha de montagem, que testou uma “máquina revolucionária” para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Mas o pior ainda está por vir.

giphy

Seu professor de geografia ou sociologia já teve ter exibido esse filme em sala de aula. Aqui você vai ter uma crítica ao mundo que o personagem é forçado a viver após a Revolução Industrial.

Os Miseráveis

Adaptação de musical da Broadway, que por sua vez foi inspirado em clássica obra do escritor Victor Hugo. A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe).

O Menino do Pijama Listrado 

Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.

tbitsp29

Além de um filme triste que merece ser assistido, é um filme que pode te ajudar no ENEM.

A Lista de Schindler

269935

A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, “armador”, simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

Viagem à Lua

O professor Barbenfouillis (Georges Méliès) convence seus colegas a participarem de uma viagem de exploração à Lua. Eles partem em uma nave que aterrissa no olho direito da Lua. Lá eles encontram habitantes hostis que o levam ao seu rei. Os terráqueos conseguem fugir quando descobrem que os inimigos viram fumaça a um simples toque de um guarda-chuva.

Esse filme pode te ajudar a falar sobre a corrida espacial. Eu também vou indicar aqui 2001: Uma Odisseia no Espaço. Esse filme é mais complicado de assistir que Viagem à Lua, e também é considerado um dos melhores (as vezes o melhor) filmes já feitos. 2001 pode te ajudar a comentar sobre a corrida espacial, mas vai ser um pouco mais pelo contexto histórico. O filme foi lançado em 1968, o homem chega na lua em 1969, e Stanley Kubrick consegue realizar no seu filme uma superfície lunar quase que perfeita. Resta a dúvida, se foi um ano antes, como Kubrick consegue mostrar a superfície lunar com tanta profundidade? Algumas teorias dizem que o homem jamais foi a lua e que o vídeo que é mostrado do homem chegando a lua foi dirigido por Kubrick.

Mad Max: Estrada da Fúria 

Após ser capturado por Immortan Joe, um guerreiro das estradas chamado Max (Tom Hardy) se vê no meio de uma guerra mortal, iniciada pela Imperatriz Furiosa (Charlize Theron) na tentativa se salvar um grupo de garotas. Também tentando fugir, Max aceita ajudar Furiosa em sua luta contra Joe e se vê dividido mais uma vez entre seguir seu caminho sozinho ou ficar com o grupo.

554664fadb753b82389cccbe_mad-max-girls

O filme trata da falta de água, o poder centralizado na mão de um ditador, escravidão, e também questões da igualdade das mulheres. Esse filme é elogiado por conter personagens femininas que são fortes e não precisam agir como homem para isso. Em época de representatividade, Mad Max pode te dar várias ideias para sua redação.

O Pagador de Promessas 

Zé do Burro (Leonardo Villar) e sua mulher Rosa (Glória Menezes) vivem em uma pequena propriedade a 42 quilômetros de Salvador. Um dia, o burro de estimação de Zé é atingido por um raio e ele acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa Bárbara para salvar o animal. Com o restabelecimento do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa e doa metade de seu sítio, para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira. Mas a via crucis de Zé ainda se torna mais angustiante ao ver sua mulher se engraçar com o cafetão Bonitão (Geraldo Del Rey) e ao encontrar a resistência ferrenha do padre Olavo (Dionísio Azevedo) a negar-lhe a entrada em sua igreja, pela razão de Zé haver feito sua promessa em um terreiro de macumba.

Esse filme pode te fazer pensar sobre intolerância religiosa e outros assuntos que vão envolver religião.

Macunaíma 

Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva, e de preto, virou branco. Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos. Macunaíma vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais, personagens de todos os tipos.

b1

Não só um bom filme, mas também pode servir de porta de entrada para que você procure um pouco mais sobre a Semana de Arte Moderna e entenda o que Macunaíma representa para a literatura nacional.

Forrest Gump

Tom Hanks é o personagem título, um rapaz inocente que passeia pela história norte-americana de três décadas. Com seu jeitão puro, ele luta no Vietnã, é condecorado, conhece o presidente Kennedy, fala em uma grande concentração pacifista em Washington, circula pela era da libertação sexual. Assim, leva aos espectadores as transformações pelas quais a sociedade local passou desde a década de 60. Para muitos é uma cínica sátira ao sonho americano; para outros, a mais pura exaltação do mesmo.

raw

Além de ser o meu filme preferido, Forrest Gump pode te abrir um leque enorme de informações que você pode lembrar para realizar a prova do ENEM.

O Riso dos Outros

Existem limites para o humor? O que é o humor politicamente incorreto? Uma piada tem o poder de ofender? São essas questões que O Riso dos Outros discute a partir de entrevistas com personalidades como os humoristas Danilo Gentili e Rafinha Bastos, a cartunista Laerte e o deputado federal Jean Wyllys, entre outros. O documentário mergulha no mundo do Stand Up Comedy para discutir esse limite tênue entre a comédia e a ofensa, entre o legal e aquilo que gera intermináveis discussões judiciais. O filme foi dirigido por Pedro Arantes, diretor de séries de humor como “As Olívias”, do canal Multishow, e “Vida de Estagiário”, da TV Brasil.

O filme pode abrir os seus horizontes para que entenda mais sobre o dito “limite do humor” que explora temas como o bullying e preconceito.


É possível pôr cultura pop nas redações do ENEM. Eu indico aqui o canal da Débora Aladim, uma moça muito inteligente que dá várias dicas para o ENEM, e além de tudo, ela usa várias referências à cultura pop em seus vídeos enquanto fala sobre redações. Um dos seus marcos foi começar uma redação comentando sobre o filme do Homem Aranha de Sam Raimi, na qual conseguiu mais de 900 pontos.

Em seu canal, ela pode te mostrar como usar cultura pop na redação do ENEM, e espero que a minha lista possa ter ajudado a abrir a sua mente, e que se sinta mais confiável para realizar a prova.

Assim desejo uma boa prova a todos!

Sobre o Autor

"Ele é um deus, ele é um homem, ele é um fantasma, ele é um guru." Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, e queria ter uma caixa azul maior por dentro. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários