Inaugurado em 31 de dezembro de 1896, o Teatro Amazonas é um dos mais belos cartões-postais do Brasil. Construído durante o auge do ciclo da borracha em nosso estado, ele inspirou diversos artistas e obras ao longo dos anos. Este mês o Teatro completa 120 anos e, para homenageá-lo, decidi trazer alguns pontos que mostram que ele é o lugar mais cool que você vai visitar no nosso país.
Eu tentando fazer pose conceitual no Teatro
É uma obra além de seu tempo
Todos sabemos que o clima de Manaus não é dos mais agradáveis, agora imagina como seria complicado assistir a uma apresentação no século XIX sem ar-condicionado. Pensando nisso, foi criado um sistema de refrigeração para resolver este problema. Embaixo do Teatro havia uma galeria onde eram colocados grandes blocos de gelo. Enormes ventoinhas faziam com que a ventilação saísse por tampos redondos de ferro construídos embaixo de cada cadeira quando estes estavam abertos.
Mas você deve estar se perguntando de onde saía esse gelo em pleno ano 1896. Bem, o gelo vinha em tubos de ferro de Portugal para as galerias, tornando o ambiente bastante agradável durante as apresentações.
Toca O Senhor dos Anéis, Harry Potter, Super Mario e Star Wars
Imagine você ouvindo as trilhas dos seus filmes e jogos favoritos ao vivo. Pois bem, no Teatro você pode. Graças ao maestro Marcelo de Jesus, desde 2014 a Orquestra Amazonas Filarmônica apresenta as trilhas sonoras de clássicos do cinema, como Drácula, Star Wars e Senhor dos Anéis, assim como o espetáculo Musikstation, onde a orquestra reproduz os clássicos de games como Super Mario e The Legend of Zelda.
Confira a apresentação de Star Wars e O Senhor dos Anéis gravada pela galera do canal Caboco Nerd:
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=JOiCKqak12o” mode=”normal”/]
Antes do forró, havia o Teatro
Se hoje em dia existem muitas opções para curtir a noite manauara, há 100 anos a coisa era bem diferente. No início do século XX bailes aconteciam no Salão Nobre do teatro. Capaz de receber até 200 pessoas, o lugar era sinônimo de muita diversão.
Curiosamente, os espelhos que cercam o salão tinham uma finalidade um tanto quanto peculiar. Enquanto os casais divertiam-se dançando, as moças levantavam um pouco a saia para que o cavalheiro não pisasse na barra do vestido e, pelos espelhos estrategicamente posisionados, os rapazes que estavam sentados podiam ver os tornozelos das garotas. Imagina essa galera nas festas de hoje em dia, hein?!
Tem Fantasmas
Tenha muita cautela quando estiver num camarote sozinho, quando dobrar um corredor ou subir uma escada. O Teatro abrigou diversos espetáculos e artistas e há quem diga que eles nunca deixaram o prédio. Raimundo Nonato, que trabalha lá há 43 anos, conta que nunca foi afetado por nenhuma assombração, mas isso se deve ao fato dos fantasmas serem seus amigos. Confira aqui o bate-papo que o Mapingua teve com ele.
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=54FzoSDq6B4&t=11s” mode=”normal”/]
Escute também o podcast que a gente gravou contando outras histórias dos fantasmas que rondam o Largo São Sebastião.