Em clima de Halloween: Conheça Márcio Nascimento, o mago das maquiagens de Manaus

Publicado em 31 de outubro de 2016 | Por Ayrton de Oliveira | Entrevistas

Por meio das redes sociais, conheci o trabalho de Márcio Nascimento. Iniciando a carreira em Manaus, Márcio é um mestre de mão cheia no quesito de maquiagens de efeitos. Sejam zumbis, monstros ou as mais derivadas criaturas, o artista aceita o desafio e sempre surpreende com o resultado.

MN – Pode contar um pouco como é o seu trabalho?

Márcio N. – Dentro do cinema eu trabalho desde o roteiro, direção, edição, produção, direção de arte, mas meu forte é a área da maquiagem de efeitos. Quando iniciei aqui em Manaus eu pesquisei os tipos de maquiagens que eram realizados aqui e vi que só se trabalhava a questão de pinturas artísticas, meu foco sempre foi a de criação de criaturas, pois pra mim, quanto mais transformar o ator no personagem que o filme pede, mais realismo você consegue passar no filme. Foi a partir disso que eu busquei trabalhar com próteses em látex, na transformação de criaturas, trabalho com simulados de primeiros socorros, tudo isso com a maquiagem de efeitos. 

Eu gosto de transformar, de deixar o ator ou atriz totalmente diferente, seja através de uma prótese facial, penteado, tudo que deixe com que apareça o personagem descrito no roteiro.

MN – Quanto tempo leva para uma maquiagem ser finalizada?

Márcio N. – Mesmo com o avanço tecnológico, as maquiagens físicas muitas das vezes podem levar de 5, 6 ou até 8 horas para serem feitos como foi o caso da mistica dos X-Men, dependo do grau de complexidade, mas que torna aquele ser único na tela de cinema.

MN – Quais foram os seus trabalhos preferidos?

Márcio N. – Aqui em Manaus meu desafio maior foi na web série Largo São Sebastião, que eu não posso contar aqui mas que foi um trabalho que eu me empenhei em fazer e sou grato pela oportunidade do desafio. Outro trabalho que eu gostei de fazer foi o do curta de Renan Carvalho “Manjara”, na criatura meio homem meio cobra. Modelei a prótese um dia antes da gravação, e fico grato até hoje pelo sucesso e a surpresa que a maquiagem passa na hora que aparece no filme.

Esse ano tive a oportunidade de trabalhar no festival ópera, já tive a oportunidade de fazer trabalhos para o cinema local, TV, teatro e em web séries, simulados de primeiros socorros, entre outros. E o que eu mais gosto nessa área são os desafios de criação, de trazer à vida uma criatura, seja ela lendária ou fictícia.

MN – Como é trabalhar nessa área em Manaus?

Márcio N. – Procurei trabalhar aqui em Manaus com próteses em látex, sou apaixonado por criaturas e essa técnica nos possibilita trazer à vida esses personagens, tenho inspiração nos trabalhos de Ricky Baker e o meu ídolo da maquiagem, Tom Savini. O que mais dificulta esses trabalhos são os materiais, que são, na maioria, importados. Nosso clima também é um fator que dificulta um pouco, pois a maquiagem tem que ser resistente a transpiração, o maquiador tem que ser atento em sempre fazer os retoques e principalmente retirar a maquiagem do ator, deixá-lo como chegou. 

Quem quiser conhecer um pouco o trabalho de Márcio Nascimento, basta curtir a sua página do Facebook.

Sobre o Autor

"Ele é um deus, ele é um homem, ele é um fantasma, ele é um guru." Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, e queria ter uma caixa azul maior por dentro. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários