Eclipse total de Superlua e Lua de Sangue juntos? A gente vê por aqui!

Publicado em 25 de setembro de 2015 | Por Juçara Menezes | Ciência, Manaus, Notícias

Depois da Superlua e da Chuva de Meteoros, é a vez de assistirmos uma coisa tão rara que só aconteceu cinco vezes desde 1900: O eclipse total da Superlua, que ainda por cima vai ser uma Lua de Sangue.

Lobisomens, tremei! Depois do dia 27 deste mês, só poderemos assistir a este fenômeno de novo em 2033. O eclipse vai durar 01h12 somente, deve começar lá pelas 20h (horário Manaus) e poderá ser visto a olho nu.

Mas como acontece? Bem, o satélite não tem luz própria: brilha porque sua superfície reflete os raios do Sol. No eclipse, o Sol, a Terra e a Lua (necessariamente nessa ordem) ficam alinhados. Daí que o Planeta faz sombra na Lua.

Tem mais. No dia 27, a Lua não vai ficar totalmente escura e sim um tanto avermelhada porque será atingida pela passagem da luz solar, através da atmosfera da Terra. E assim teremos nossa Lua de Sangue.

Ao mesmo tempo, a Superlua também vai estar lá. Para quem não sabe, a SuperLua (ou Lua Azul, quando os Smurfs voltam para casa) é quando o satélite está no ponto mais próximo da Terra e parece 14% maior e 30% mais brilhante. Ou seja, é bem ali.

Um pouco de história

Octem era o oitavo mês do antigo calendário romano. Este mês lunar leva seu nome devido não a sacrifícios de sangue, mas ao velho costume de sacrificar e salgar a carne do gado antes dos meses do inverno tornarem impossível a alimentação dos animais. Apenas os animais mais especiais eram mantidos vivos durante o inverno está chegando.

No calendário de Merlin, druídico, o lema do mês é “prepare-se, pois surpresas ou contratempos estão o aguardando”.

Um eclipse da Superlua é muito raro e aconteceu somente 5 vezes desde 1900! E será visível por toda América do Sul. Então, releia algumas das nossas 10 dicas e aproveite!

Mas, se por acaso não der para olhar para cima, não se preocupe: Nossos amigos do Ciência e Astronomia estarão com telescópios apontados transmitindo as imagens ao vivo e com comentários referente ao eclipse e sobre notícias que estão repercutindo dentro da ciência. A transmissão começa às 20h (em Manaus) do dia 27 de setembro e vai até às 01h da manhã do dia 28 de setembro (em torno de 5 horas e meia de transmissão).

2015 é mesmo um ano de fenômenos (piada infame).

 

Foto: JOSMETADI/Flickr/Creative Commons


 

Sobre o Autor

da Casa Menezes, a primeira de seu nome, Protetora do Norte e dos Nerds Oprimidos. Jornalista, mãe, esposa. Desde criança tem uma paixão nada secreta pelo Cebolinha. É vice-presidente do Conselho Jedi Amazonas. Líder Suprema (presidente) do fã-clube Lado Rio Negro. Com um amor incondicional de Darth Vader, sempre carrega um par de meias sujas na mochila para libertar elfos domésticos.

Comentários