Neste domingo, fãs da sétima arte se preparam para uma das maiores celebrações do cinema. Ainda que divida opiniões, o Oscar é uma das maiores e mais reconhecidas premiações do mundo. Neste ano temos grandes surpresas e, depois do ‘Oscar mais branco de todos os tempos’, finalmente temos um Oscar cheio de representatividade, novidades e ótimos filmes para entrar na discussão.

O filme com maior número de indicações desse ano, La La Land, empata com Titanic e A Malvada, com 14 indicações cada. No decorrer da noite, La La Land pode levar até 13 prêmios para a casa, visto que na categoria “Melhor Canção Original” o filme ganhou duas indicações com as canções “Audition (The Fools Who Dream)” e “City of Stars”. Na mesma categoria, Lin-Manuel Miranda é um forte candidato à levar o prêmio pela canção “How Far I’ll Go”, do filme Moana, se acontecer, conquistará o EGOT, que nada mais é que os artistas que conquistaram o Emmy, Grammy, Oscar e Tony.

La La Land pode ser um divisor de águas, com muitos considerando o filme apenas “bom”, enquanto outros dizem ser um ótimo filme. Tendo lá seus problemas, o filme já quebrou alguns recordes nas indicações e pode também quebrar um recorde na noite do Oscar. Se ganhar 11 prêmios na mesma noite, o filme empata com Ben-Hur, Titanic e Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, que são atualmente os filmes que mais levaram prêmios em uma única noite. Caso leve 12 prêmios, La La Land segue como líder isolado.

Os outros dois filmes com mais indicações ao Oscar 2017 são “A Chegada”, que garantiu 8 indicações, e ainda assim não tivemos Amy Adams sendo indicada, e “Estrelas Além do Tempo”, também com 8 indicações.


Melhor filme

La La Land e Moonlight são os grandes favoritos a levarem o prêmio dessa categoria. A lista ainda segue com “Até o último homem”; “Estrelas além do tempo”; “Lion: Uma jornada para casa”; “Um limite entre nós”; “A Qualquer custo” e “Manchester à Beira-Mar”.

Até agora assisti 6 dos 9 indicados e são todos bons filmes que mereceram o lugar na lista.


Melhor atriz

Nessa categoria, marcando história, temos Meryl Streep emplacando a vigésima indicação ao Oscar, quebrando assim o seu recorde pessoal. A grande preferida entre os fãs de cinema é a atriz Isabelle Huppert e alguns indicam que a favorita da noite possa ser Emma Stone pela sua atuação em La La Land. A atriz Ruth Negga também foi indicada pela sua bela atuação em Loving e Natalie Portman ganhou indicação pela sua atuação em Jackie.

Amy Adams, sentimos sua falta.


Melhor ator

Casey Affleck e Denzel Washington são os dois grandes favoritos nessa categoria, o azarão (e também não tão merecedor assim) seria Ryan Gosling. Andrew Garfield também conseguiu aqui sua indicação, porém minha torcida pessoal vai para Viggo Mortensen pela sua atuação em “Capitão Fantástico”.


Melhor ator coadjuvante 

Na categoria contamos com Mahershala Ali por Moonlight: Sob a Luz do Luar; Jeff Bridges por A Qualquer Custo; Lucas Hedges por Manchester à Beira-Mar; Dev Patel por Lion: Uma Jornada para Casa e Michael Shannon por Animais Noturnos. Minha torcida vai para Mahershala Ali, que também participou de Estrelas além do tempo.


Melhor atriz coadjuvante

Nessa categoria, três atrizes negras foram indicadas: Viola Davis, que se consagra como a primeira atriz negra a receber 3 indicações ao Oscar, por Um limite entre nós; Naomie Harris por Moonlight e Octavia Spencer por Estrelas além do tempo. Para completar a categoria, também contamos com Nicole Kidman por Lion: Uma jornada para casa e Michelle Williams por Manchester à Beira-Mar.


Melhor diretor

Em várias ocasiões, quem leva o prêmio na categoria de direção também leva na categoria “Melhor Filme”, mas claro, nem sempre é assim. Na categoria temos Denis Villeneuve – A Chegada; Mel Gibson – Até o Último Homem; Damien Chazelle – La La Land: Cantando Estações; Kenneth Lonergan – Manchester à Beira-Mar e Barry Jenkins – Moonlight: Sob a Luz do Luar. Minha torcida vai para o iniciante Damien Chazelle.


Representatividade

Ao todo tivemos 14 artistas negros indicados entre todas as categorias desta edição do Oscar. Bradford Young marcou história ao ser o primeiro negro indicado na categoria de “Melhor Fotografia” por “A Chegada”, e também marcando história, Joi McMillon é a primeira negra a ser indicada na categoria de “Melhor Edição” por Moonlight.

Assim como na categoria de “Melhor Atriz Coadjuvante”, em que 3 atrizes negras estão dividindo a disputa, na categoria de “Melhor Roteiro Original” 3 roteiristas negros foram indicados: August Wilson, roteirista de “Um limite entre nós”; Barry Jenkins e Tarrel McCraney por “Moonlight”.

Esperamos que as indicações não tenham sido somente pela pressão do público e oportunismo das produtoras, mas que a premiação possa contar cada vez mais com uma grande representatividade.


Dia e hora do Oscar (em Manaus)

A cerimônia de premiação do Oscar acontece neste domingo, dia 26 de fevereiro, às 20h no canal pago TNT. Na Rede Globo, o Oscar será transmitido apenas no dia 27 de fevereiro devido ao carnaval, porém essa não é a pior notícia, já que aparentemente a atriz Glória Pires não vai fazer parte da lista de comentaristas desta transmissão. 

Neste ano, a celebração vai ser apresentada pelo comediante Jimmy Kimmel, um dos meus preferidos.