Doctor Who: o que você precisa saber para assistir a série | Spoiler Pipoca

Publicado em 19 de julho de 2017 | Por Ayrton de Oliveira | Spoiler Pipoca

Durante o último final de semana a internet foi tomada pela novidade de que, depois de mais de 50 anos de existência, a série Doctor Who iria contar com uma mulher no papel de Doctor. Jodie Whittaker assume o papel após a saída de Peter Capaldi, quem não é fã ou não conhece a série pode estar se perguntando “Mas porque diabos vão trocar o ator principal?”. Pois bem, nesse Spoiler Pipoca você vai ficar por dentro de tudo o que precisa saber para que possa começar a acompanhar e se encantar por Doctor Who.

A série tem mais de 50 anos

Doctor Who ganhou o seu primeiro episódio no ano de 1963. Em 2017 a série completa 54 anos de existência, mas isso não significa que você vai ter de assistir mais de 50 anos de história para acompanhar a série, nada disso. De 1963 a 1989 a série contou com 26 temporadas, que hoje são conhecidas como “A Série Clássica”, onde os fãs acompanharam do 1º ao 7º Doctor.

O Doctor é um alienígena de 2 corações que não morre 

O protagonista de Doctor Who, conhecido apenas como “Doctor”, não morre. Ao ser gravemente ferido o mesmo se regenera e assume um novo corpo, que vem junto com uma nova personalidade, novas aventuras e novas viagens espaciais.

Nem sempre o público soube quem era o Doctor. No início de tudo, o Doctor era apenas um viajante do tempo que tinha o conhecimento sobre diversas coisas. Chegando em 1966, o Primeiro Doctor (William Hartnell) teve de sair da série e, para que a série continuasse, os produtores adicionaram o fator de regeneração para o personagem. Um pouco mais tarde viemos a descobrir que o Doctor poderia se regenerar 12 vezes.

John Hurt (R.I.P) no papel de Doctor.

O Doctor é da raça dos Time Lords (Senhores do Tempo) que habitam o planeta de Gallifrey.

2005 – Uma nova esperança 

Mas bem, até agora eu expliquei que a série tem mais de 50 anos e falei um pouco sobre o personagem principal, mas ainda não expliquei o mais importante: por onde começar a assistir a série?

Em 2005 a série é relançada com um novo Doctor. Agora Christopher Eccleston assume o papel do Doctor em sua nona encarnação (9th Doctor). A série consegue introduzir para os novos fãs toda a mitologia de Doctor Who, explica muito da série clássica e também traz novas informações logo na primeira temporada. 

Christopher Eccleston como 9th Doctor.

A temporada de 2005 é considerada a primeira temporada da “Série Atual” que se encontra na sua décima temporada, já sendo renovada pelo menos até a décima segunda temporada.

Na segunda temporada, David Tennant vira o novo Doctor (10th Doctor), na quarta temporada o papel vai para Matt Smith (11th Doctor) que permanece até a sétima temporada, na oitava temporada Peter Capaldi (12th Doctor) assume a série e carrega o papel de Doctor de uma forma magnífica até a décima temporada. 

O oitavo Doctor

O 8th Doctor, coitado, teve em tela apenas um telefilme lançado em 1996 que não conseguiu uma boa audiência, deixando a série engavetada até 2005. Ainda assim, o 8th Doctor teve uma série de áudio dramas que marcaram o universo expandido de Doctor Who.

Em 2013, o 8th Doctor volta em um mini episódio que foi lançado momentos antes da série completar seus 50 anos. Nesse episódio conseguimos ver a sua regeneração.

Episódios de Natal

Desde sua primeira temporada de 2005, a série conta com um episódio especial de Natal que vai ao ar todo 25 de dezembro. Os episódios trazem alguma aventura natalina do Doctor e geralmente neles que acontece a regeneração, onde o Doctor troca de corpo, deixando assim um belo presente para os fãs que choram em desespero.

T.A.R.D.I.S – Time And Relative Dimension In Space

TARDIS é a nave do Doctor. A nave possui uma consciência própria, viaja pelo espaço-tempo, é maior por dentro e se disfarça de uma cabine telefônica azul da década de 60.

A TARDIS possui um sistema camaleão de camuflagem e consegue se disfarçar de qualquer coisa, porém a TARDIS do Doctor é um modelo com defeito.

Companions 

O Doctor não viaja sozinho, para percorrer todo espaço-tempo ele conta com uma companion. As companions geralmente são mulheres que viajam com o Doctor, homens também já viraram companions e as vezes o Doctor já chegou a contar com mais de uma companion viajando com ele em sua TARDIS.

No início, as companions apenas faziam perguntas para o Doctor, mas com o tempo isso foi mudando e se tornaram personagens tão importantes na série quanto o próprio Doctor e a TARDIS.

Sonic Screwdriver

A Sonic Screwdriver é uma ferramenta que o Doctor usa e que tem muitas finalidades, mas não funciona em madeira. Eu falo aqui sobre ela, pois a partir do momento que você começar a assistir Doctor Who, você vai querer uma Sonic Screwdriver.

11th Doctor e 10th Doctor segurando a sonic screwdriver.

Uma mulher vai assumir o papel de Doctor

Depois de assumir 13 corpos diferentes, o Doctor vai assumir o corpo de uma mulher e isso não é nada estranho na série. Quem assiste, já conseguiu ver que um Time Lord pode se regenerar tanto para o corpo de um homem quanto para o corpo de mulher. Em um episódio da nona temporada conseguimos ver em tela uma dessas regenerações.

Jodie Whittaker como 13th Doctor.

Jodie Whittaker assume o papel de Doctor no Natal desse ano, quando Peter Capaldi deixa a série. A décima primeira temporada ainda não tem previsão de estreia, mas fica no coração dos Whovians (fãs de Doctor Who) a certeza de que estamos em boas mãos.


VALEU CAPALDÃO! 


Sobre o Autor

Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, queria ter uma caixa azul maior por dentro e o fogo anda comigo. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários