Dia Mundial da Filosofia em Manaus vai debater a relação das pessoas com o trabalho

Publicado em 7 de novembro de 2017 | Por Maria Cecília Costa | Eventos, Notícias, Sem Categoria

Trabalhar por horas a fio executando os mesmos movimentos, com intervalos reduzidos e poucos direitos garantidos. É o enredo de Tempos Modernos (1936), filme cujas cenas de Charlie Chaplin se movimentando através de engrenagens gigantes e sem conseguir parar de repetir os movimentos executados na linha de produção são emblemáticas. O filme, claro, é uma conhecida crítica ao sistema industrial e à legislação trabalhista que continua atual até hoje. No entanto, o que é, de fato, o trabalho?

Essa pergunta move o Dia Mundial da Filosofia de 2017, evento anual promovido e organizado pela Nova Acrópole Brasil, com apoio da Unesco. O evento acontecerá no dia 18 de novembro (sábado), das 17 às 21h, no Teatro da Instalação, no Centro de Manaus. A entrada é franca, mas é necessário fazer uma pré-inscrição aqui.

A data foi instituída pela Unesco em 2005, visando a valorização da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano crítico. Com o tema “O Trabalho como Ferramenta de Transformação do Ser Humano e da Sociedade”, o objetivo do evento em 2017 é mostrar como o pensamento crítico ajuda a dar sentido ao trabalho. Afirma o diretor da Nova Acrópole no Brasil, Luís Carlos Marques: “Quando o ser humano se coloca em movimento de maneira consciente para transformar a si mesmo, apoiar no desenvolvimento de outros e transformar o meio em que vive, ele se depara com o sentido mais profundo do trabalho”.

Partindo da filosofia de platônica, a programação combinará filosofia, trabalho e artes. O Mundial da Filosofia contará com a palestra “Voluntariado: Uma Visão do Trabalho” (17h), apresentações artísticas e a palestra magna sobre o tema principal (19:30h). “Trabalho e a filosofia se unem, caminham lado a lado, para tornar a vida cheia de propósito, crescimento e motivação”, afirma também Marques.

Serviço
Dia Mundial da Filosofia
“O trabalho como ferramenta de transformação do ser humano e da sociedade”
Data: 18 de novembro (sábado)
Horário: 17h às 21h
Local: Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, s/n, Centro)

Evento no Facebook

Mais informações: no site ou telefone (92) 9994510268/ (92) 3213-4449


Sobre o Autor

é estudante do sexto período de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas. É líder do grupo de voluntariado social Nexa Amazonas, além de escrever para o blog do PETCom Ufam e colaborar para a revista Mundo Estranho. Apaixonada por literatura e cinema, não é nem tão cult, nem tão farofa quanto deveria ser.

Comentários