Descubra o que acontece quando se mistura quadrinhos e música eletrônica

Publicado em 15 de setembro de 2015 | Por Fernanda Brandão | Artes, Entrevistas, Galeria, Manaus, Música, Quadrinhos

Muitos provavelmente já viram circulando algumas notícias sobre o projeto Comic Eletronic Music. Para os que ainda não tiveram acesso, explico: o designer Anderson Green Devil e a Dj Naty Veiga, ambos representantes barés da força, determinaram que quadrinhos e música eletrônica tem tudo a ver. Eles se juntaram para produzir discos que “ilustram” sonoramente as comics e graphic novels que tanto amamos.

No primeiro momento pensei em simplesmente divulgar o projeto etc. e tal. Mas quem é melhor do que o próprio artista para contar sobre como tudo começou, não é? E aqui no Mapingua Nerd fazemos exatamente isso: abrimos espaço para a criação e os artistas locais. Nossa missão de vida (e morte e desmorte) é valorizar tudo o que é produzido aqui. Então vou parar de falar e deixar vocês com o papo que tive com a dupla. E, olha, eles realmente sabem o que estão fazendo.

 

Conta aí, quem são vocês, de onde vieram e pra onde estão indo?

Mapingua Nerd - Comic Eletronic Musica (4)

Anderson: Olá Fernanda, primeiramente obrigado pela oportunidade. Me chamo, Anderson Silva (Não confundir com o lutador hehe), sou Designer Gráfico e Ilustrador. Tenho esse contato com arte, design e música desde a juventude, estudei pelo liceu de ofícios Cláudio Santoro e com o tempo me formei em design gráfico. Como ilustrador, meus trabalhos são divulgados pela internet sob o pseudônimo de Green Devil ou Anderson Green Devil, onde apresento algumas coleções, mashups e fanarts, algumas dessas séries e coleções a venda vocês podem conferir na minha fanpage ou através do meu tumblr. Já como designer, atuo como gerenciador de projetos em uma startup e como instrutor visitante em instituições variadas.

Mapingua Nerd - Comic Eletronic Musica (1)

NatyVeiga: Alow, Fernanda!! Desde já agradecendo a oportunidade. Me chamo Natália Veiga, mais conhecida como NatyVeiga. Sou DJ/Produtora/Criadora Musical. Desde criança tenho laços com a música, só que o “boom” foi acontecer quando larguei o curso de DESIGN (sim…hehehe) para explorar o mundo musical. Estudei na Academia Internacional de Música Eletrônica de Curitiba/PR (AIMEC) DJ e Produção Musical , Produção Multimídia na Universidade do Sul de Santa Catarina, na DJ BAN, Produção Musical com o programa Logic Pro e Percepção Musical. Sou DJ do Programa FalaAÍ (Tv Cultura) com Vivi Cariolano e estou lá desde 2010. Sou autônoma e gosto de trabalhar com a galera do esporte, da dança, da moda.

Bem, vamos para a pergunta básica de qualquer entrevista: como surgiu a ideia do projeto?

Anderson: Não sei ao certo, sou fã de quadrinhos desde adolescência e sempre quis produzir algo musical que envolvesse música e comics, como sou músico também, eu cheguei a fazer alguns “testes”, mas era difícil encontrar pessoas conectadas com a ideia, com a Naty foi diferente, houve uma conexão com relação às ideias e assim nasceu o “Comic Electronic Music”.

NatyVeiga: Anderson foi mostrando os quadrinhos e eu fui absorvendo a arte. Incrível a sensação de você ler e olhar, e a partir disto, começar o processo criativo baseado no sentimento musical.

Vi que rolou uma conexão. Contem um pouco sobre como vocês se conheceram.

Anderson: Eu tinha contato com a Naty pelo facebook e curti bastante o diferencial nos trabalhos dela, alguns envolviam Games (Indico ouvirem “Projeto Game Hits” muito bom!). Nós conhecemos pessoalmente nos bastidores do Encontro Designers Manaus onde eu estava como um dos palestrantes do evento e ela como DJ, nós conversamos um pouco sobre nossas ideias e fechamos uma parceria para desenvolver o projeto.

NatyVeiga: Tudo realmente começou a partir do Encontro Designers Manaus. Vi o Anderson como um dos palestrantes. Não lembro como aconteceu, mas de repente estava falando com ele pelo Facebook sobre as estampas (que ele faz) e tudo mais. Conheci o site dele Green Devil e gostei bastante.

Falando do primeiro álbum, por que Cavaleiro das Trevas?

Mapingua Nerd - Comic Eletronic Musica (2)

Anderson: Como falei, sou fã de quadrinhos desde adolescência, logo muitas das HQs marcantes para mim, são aquelas que foram produzidas nos 90 e 80 que eu conseguia em sebos. Batman – O Cavaleiro das trevas é uma das histórias mais marcantes do homem morcego, pois concilia uma pegada violenta e obscura, além de marcar uma nova fase do personagem. Desenvolvida por Frank Miller nos anos 80, essa HQ é uma obra-prima para os colecionadores de plantão. Quando apresentei as HQs para a Naty ela gostou logo de cara e assim fechamos esse primeiro álbum.

Assim, sem querer me aproveitar das suas nobrezas, mas já me aproveitando, vocês podem revelar o que virá nos próximos lançamentos?

Anderson: Sim!!! A ideia é trabalhar em algo envolvendo o Universo Marvel ou a série Sin City (outra obra prima do Miller 🙂 ).

Mapingua Nerd - Comic Eletronic Music

Posso esperar algo sobre Sandman? *-*

NatyVeiga: Seria incrível trabalhar com Sandman. Criatividade musical a mil!!

Os álbuns serão disponibilizados online para download, certo? Mas, além disso, vocês pensam em apresentações ao vivo?

Anderson: A ideia é produzir em digital, físico e um evento de lançamento.

NatyVeiga: Digital, físico.  Um projeto Audiovisual.

O projeto está aberto para que outras pessoas participem? Como essas pessoas podem entrar em contato com vocês?

Anderson: Sim, ideias e colaborações sempre são bem vindas, meus links de contato são: Site, Facebook, Tumblr, Instagram e Behance.

NatyVeiga:  Com certeza. Muito bom trocar ideias, ter outras visões, para que o projeto se desenvolva ainda mais. WhatsApp (92) 99350-4022, Soundcloud, Facebook, Instagram.

Obrigada mesmo pela oportunidade!!!

A gente é que agradece. Todo e qualquer projeto nerd, manda pra gente que publicaremos com o maior prazer. Um abraço e sucesso. <3


Ouça o preview do projeto e conta pra gente o que você achou:


 

Sobre o Autor

é especialista em Artes Visuais, Publicitária e Editora. Também é uma dos fundadores do Mapingua Nerd. Escreve menos do que gostaria e torce pelo Holyhead Harpies.

Comentários