48h para criar um jogo: criatividade é o foco da 3ª Global Game Jam Manaus

Publicado em 4 de Janeiro de 2018 | Por Bruno Graça | Boardgames e Cardgames, Empreendedorismo, Entretenimento, Eventos, Games, Manaus, Tecnologia

As regras da competição são simples: você tem 48 horas para criar um jogo junto a um grupo de pessoas (que podem ser conhecidos seus ou que você vai conhecer no evento). Fácil, certo? Nem tanto, afinal, o TEMA do jogo só vai ser revelado no primeiro dia, sendo aí a principal dificuldade da Global Game Jam (GGJ).

Apesar desse “pequeno” inconveniente, o evento é um sucesso e atrai cada vez mais um público animado e corajoso que aceita o desafio proposto pela GGJ. Para se ter uma ideia, o número de jogos produzidos pelo evento no Brasil pulou de 348, na edição de 2016, para 392, em 2017. O evento aceita como estilos todo tipo de games: board games, card games e até jogos físicos desde que obedeça ao tema e a regra das 48 horas.

“No primeiro dia é dado um tema e os participantes tem 48 horas para fazer um jogo, não importando qual o estilo dele; no último dia é realizada uma apresentação de até 5 minutos sobre o jogo desenvolvido”, explicou o organizador Bruno Carneiro. “É interessante que os participantes cheguem sem times ao evento pois o objetivo do GGJ é apresentar pessoas novas a você”, completou.

Sabendo exatamente qual será o seu estilo de jogo, o participante deve se preparar e levar tudo que precisa para desenvolver o possível game em que está pensando. “Todos são livres para trazerem notebooks, joysticks ou qualquer coisa que acharem necessário para a criação do game”, afirmou Bruno.

Programação

Dia 26: A partir das 17h, credenciamento, dinâmicas de interação com os participantes, apresentação da Jam, revelação do tema e uma maratona para o desenvolvimento em 48 horas.

Dia 27: Final do sábado, teste dos jogos para as equipes terem tempo hábil para promover as correções necessárias durante o domingo. Haverá sorteios de kits do evento.

Dia 28: Final do domingo, serão realizadas apresentações e as equipes enviarão os documentos de seus jogos ao e-mail da Global Game Jam. Haverá sorteios de kits do evento. Terminando às 20h.

As inscrições já começaram a ser realizadas gratuitamente no site da Sympla até o dia 26 de janeiro, data do evento. A Global Game Jam será realizada na Samsung Ocean Manaus (Av. Darcy Vargas, 1200 – Parque Dez, Manaus – AM, 69055-035), a partir das 17h.


Serviço

3ª Global Game Jam Manaus
Data: 26 a 28 de janeiro
Local: Samsung Ocean Manaus (Av. Darcy Vargas, 1200 – Parque Dez, Manaus – AM, 69055-035)
Entrada: Gratuita
Inscrições: site Sympla
Horário de início: 17h
Público-alvo: aberto ao público.
Informações: site Global Game Jam, Facebook Global Game Jam Manaus, Facebook Manaus Game Industry (MGI)


Sobre o Autor

é um jornalista, assessor e pau pra toda obra. Adora séries de investigações criminais e o canal Investigação Discovery. Curte: mangás, jogos em geral, Doctor Who, RPG, dinheiro, contar mentiras absurdas (?) e testar a paciência das pessoas. Revés: bipolar.

Comentários