Chegou a hora de calçar a Kenner, vestir a bermuda tactel e encarnar um Galeroso: seres que “sobrevivem do crime e matam por motivos variados, quase tanto quanto vampiros e outras criaturas que habitam o mundo da criminalidade RPG”, como diz a introdução do livro.

“Galerosos” é um sistema de RPG criado pelo manauara “Brau Rockrpg”, técnico em artes cênicas que joga RPG há 12 anos. Nele, os jogadores interpretam os famosos bandidos da cidade, em cargos como “Bolador”, “Orelha”, “Treteiro”, entre outros. Para se dar bem, você depende de atributos como “Macheza” e “Maromba”, e conta com habilidades como “Dar no Pé” e “Derrubar os Manés”.

Segundo Brau, a ideia surgiu em uma conversa entre amigos e, 3 dias depois, o livro estava pronto. Quanto à inspiração, Brau afirma:

“Fui criado em um bairro perigoso e suburbano e, apesar de nunca ter me envolvido com o crime, não dá pra deixar de reparar. Fora os filmes e seriados, como Oz e Cidade de Deus. Demorei mais pra lembrar que pra pesquisar.”

O sistema é baseado em um outro que ele próprio criou (mas ainda não publicou), chamado Tankh. Aliás, Brau tem outros 4 projetos prontos, inclusive um jogo de tabuleiro no estilo War, mas que também ainda não foram publicados.

Ele ‘testou’ o sistema do Galerosos com seus dois irmãos. “Mas foram apenas duas vezes”, explica, “Mamãe crisou” (risos).

E você, se arrisca? O livro pode ser baixado neste link.

Deixe aqui sua opinião e bom jogo!