Conheça o novo composto químico ‘Bazinga’ | Ciência em pauta

Publicado em 12 de agosto de 2017 | Por Yara Laiz Souza | Ciência, Ciência em Pauta, Colunas

Bazinga! Se você já ouviu isso certamente vai se lembrar do Dr. Sheldon Cooper e a série The Big Bang Theory. O slogan se tornou o nome de um composto químico que junta os elementos bário, zinco e gálio formando assim o BaZnGa.

Apesar da inspiração vir do nada simpático Dr. Cooper, o composto químico tem uma utilidade bem interessante: o co-autor do estudo Paul Canfield, professor de física e astronomia na Universidade Estadual de Iowa, afirma que o composto servirá para descobrir novos tipos de materiais e ajudar a estudar suas propriedades.

Visto por acidente em chamada da série, o BaZnGa se mostrou bem interessante (Créditos: Divulgação)

“É parte do nosso esforço para tentar descobrir novos materiais e caracterizá-los”, explica Canfield.

A parceira de Canfield, a estudante de pós-graduação Na Hyun Jo, teve a ideia de criar o BaZnGa. Ela justamente havia assistido a uma chamada para a série em que Sheldon mostra o seu slogan com os símbolos de bário, zinco e gálio.

Eles fizeram o composto e conseguiram resultados interessantes: a mistura forma estruturas de cristais ainda não observadas anteriormente. Isso é algo animador, pois segundo Canfield “sempre que você encontra uma nova estrutura é bom porque lhe dá mais informações sobre como a natureza organiza os átomos”.

Alguns detalhes dos cristais que o composto é capaz de formar (Créditos: Paul Canfield)

Apesar de terem feito vários testes para saber se o novo composto apresentava outras características marcantes, a dupla não descarta que o BaZnGa pode ser uma nova forma de observar mais a natureza misteriosa dos átomos e partículas, assim como as suas muitas formas de ligar, se comportar e utilizar este novo padrão de organização para o desenvolvimento de novas coisas.

O artigo, bastante divertido, está disponível em inglês gratuitamente clicando aqui.

 


Sobre o Autor

amazonense, estudante de Ciências Biológicas, divulgadora científica e faz-tudo da internet (texto, artigo, hangout, video). Saganista, aprendiz de Neil deGrasse Tyson, poeira estrelar fã do Benedict Cumberbatch. Não traz o seu amor em sete dias, mas fala sobre Ciências 24h por dia.

Comentários