Jorel é o filho do meio de uma família excêntrica e extravagante. Com talento inigualável, beleza impecável e carisma contagiante, ele é o garoto mais popular da cidade. No entanto, o show não gira em torno dele, mas em torno de seu irmão mais novo, um garoto tímido cujo nome as pessoas nem se dão ao trabalho de aprender. Ofuscado pela fama e popularidade de seu irmão mais velho, Irmão do Jorel tenta ganhar sua própria identidade e ser alguém importante da família.
Ambientada em um Brasil fantasioso dos anos 80, a produção da Cartoon Network é um dos maiores sucessos da atualidade e no mês passado foi premiada como melhor série audiovisual brasileira. E um manauara contribuiu para esse sucesso todo. Maykeon Salvatierra fez parte da equipe de animadores da terceira temporada da animação, e contou pra gente um pouca da sua trajetória.
Maykeon sempre teve vontade de trabalhar com revista em quadrinhos. No entanto, a falta de mercado de trabalho na época o fez mudar de carreira. Com o pouco dinheiro que tinha, investiu no curso de web designer, que nem chegou a concluir, e começou a fazer pequenas animações.
“Eu fui às aulas até a metade do curso, quando aprendi o que precisava, montei um portfólio, mostrei para algumas agências de publicidade da cidade e fui contratado”, conta.
A partir daí, Maykeon começou a estudar processos de animação 2D e 3D por conta própria, se aperfeiçoando e buscando oportunidades, até conseguir participar de uma seleção rigorosa para a Rede Globo, na série animada do Sítio do Picapau Amarelo. Entre 700 candidatos, Maykeon foi o primeiro colocado.
Com talento e muito esforço, o animador foi alcançando postos cada vez mais altos dentro da organização, chegando ao cargo de supervisor de animação, onde era responsável por produções como As Aventuras do Pequeno Colombo e Meu Amigaozão.
O trabalho na Globo abriu muitas portas e, em 2015, Maykeon foi para Curitiba dirigir a série Junior on the Job. Fez trabalhos depois para a Nick Animation, como o curta Howdy, Harrdy, além das animações dos mascotes das Olimpíadas de 2016.
Com uma série de grandes trabalhos no currículo, o manauara decidiu voltar para o Rio de Janeiro, onde o Copa Studio anima o Irmão do Jorel.Para a terceira temporada do desenho, eles estavam precisando de novos animadores e, após uma série de testes, Maykeon entrou para equipe de artistas responsáveis pela série.
“Eu já era muito fã de Irmão do Jorel antes de começar a trabalhar na série. Ter a oportunidade de fazer parte da equipe que da vida a estes personagens, foi uma das coisas mais legais da minha vida”.
Cada animador fica responsável por uma quantidade pré-determinada de cenas a serem animadas. Maykeon conta que era responsável por entregar de 5 a 15 segundos de episódio por dia, o que pode parecer pouco mas levava um dia inteiro de trabalho, o que era fundamental para a qualidade do produto final.
Durante o processo de criação, o estúdio recebia visitas das pessoas que inspiraram os personagens da série. O manauara conta que teve oportunidade de conversar pessoalmente com Dona Danuza e com Juliano Enrico, o Irmão do Jorel em pessoa.
Rick and Morty na mira
E, por falar em desenhos amados pelos nerds, o manauara poderia ainda ter entrado para o time de animadores de Rick and Morty. Isso porque, enquanto ele trabalhava com Irmão do Jorel no Rio, uma colega o indicou para o time da Bardel Entertainment, estúdio que anima o desenho americano. Infelizmente, pela falta de fluência em inglês, o manauara não foi aprovado.
Mas ele afirma que já está trabalhando para contornar isso e tentar novamente. Como fã da série, torço muito para que o nosso conterrâneo consiga!
Mas por enquanto, com o término da terceira temporada de Irmão do Jorel, Maykeon retornou a Manaus. Atualmente, ele é o responsável pelas animações e motion graphics da produtora Tempera Filmes, e ainda faz alguns serviços remotos para outros estúdios de animação.
Um de seus planos para os próximos meses, é a criação de um curso de animação em Manaus, para criar e desenvolver novos profissionais na região.