Aposto que você tem  muita vontade de fazer algo que gosta muito, seja criar um blog, iniciar um canal no Youtube ou escrever um livro, por exemplo. Mas as dificuldades para fazê-las surgem no momento em que você começa a botar a mão na massa e rapidamente seu ânimo vai embora. Para Camila isso nunca foi um problema, o fato dela não poder andar nunca a impediu de fazer o que ama. 

Em 2003, inspirada pelos animes e mangás que bombavam na TV e nas bancas de revista, Camila entrou no universo dos cosplays. “Meu primeiro cosplay foi de Sakura Card Captors, no episódio que ela captura a carta água”, conta ela.

Camila sofre de distrofia muscular congênita, o que torna seus movimentos limitados, por este  motivo seus costumes devem ser adaptados, ela usa um cinto de velcro para mantê-la firme na cadeira e com a roupa impecável. Ela conta que escolhe a personagem a seu gosto, sendo ela cadeirante ou não. 

Camila diz que sempre foi bem aceita no meio nerd, nunca sofreu qualquer tipo de preconceito em eventos, no entanto, salienta que a história é bem diferente na faculdade, shoppings e em outros locais públicos. A maior dificuldade da cosplayer são nos eventos onde se apresenta, onde subir no palco sempre é um desafio.

“Uma vez subi na Nippaku pela escada e quem estava carregando a cadeira tropeçou, a cadeira caiu em cima do meu pé e eu torci ele, outra vez fizeram uma rampa inclinada demais no AJP e eu quase caí”. A acessibilidade sempre é uma preocupação, o ambiente que sediará o evento precisa ser coberto, pois caso chova no dia da apresentação, por exemplo, a cadeira de Camila, que é motorizada, pode entrar em pane se molhada.

A jovem conta com suas amigas, Augusta e Danny, para confeccionarem as roupas. Seu próximo costume será da Yoshino do anime Date a Live, que está em processo de finalização.

Além de cosplayer, Camila também tem o próprio negócio vendendo tintas de cabelo, que outros cosplayers costumam usar. Se você estiver interessado em adquirir os produtos, pode encontrá-la no ICHL da UFAM ou em  sua própria residência, para mais informações acesse a página dela no Facebook.