Cinema Argentino é o tema dessa semana em Cineclube da UFAM

Publicado em 6 de novembro de 2017 | Por Alberto Carvalho | Cinema

Nesta semana, o Cine Vídeo Tarumã homenageia nossos hermanos. É inegável a qualidade do cinema argentino, com várias indicações ao Oscar e diversas premiações em grandes festivais, nossos vizinhos dão um baile em se tratando de obras audiovisuais. Por isso o cineclube traz três produções recentes para exibição.


Hoje será exibido O Clã. Dirigido por Pablo Trapero, responsável por filmes como 7 dias em Havana e Elefante Branco, o filme lhe rendeu o Leão de Prata em Veneza por Melhor Direção e o prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano nos Prêmios Goya da Espanha. A história do filme gira em torno de uma família que sequestrava e matava pessoas durante a década de oitenta na Argentina. O filho mais velho, Alexandro Puccio (Peter Lanzani) é obrigado a participar do sequestro de um de seus amigos, o que o deixa em crise.

Dando seguimento, na quarta-feira será a vez de exibir O Médico Alemão. Este filme, escrito e dirigido por Lucía Puenzo, aborda a história do médico nazista Josef Mengele que se refugia na argentina ao final da segunda guerra mundial. O filme teve passagens em festivais importantes, como o de Cannes e o de Havana, vencendo neste o último o prêmio de Melhor Filme segundo o Público.

O Cine & Vídeo encerra a semana, na quinta-feira, exibindo o longa Viúvas, de Marcos Carnevale. A história do filme envolve duas mulheres, esposa e amante, que se conhecem no enterro do homem que amavam. Depois desse primeiro encontro, as duas são forçadas a viverem juntas, já que no seu leito de morte, o homem pediu para que sua mulher ajudasse a sua amante. 

As sessões do Cine & Vídeo Tarumã são gratuitas, com início às 12:30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (ex-ICHL), localizado no setor Norte do Campus Universitário da UFAM.


Sobre o Autor

estuda administração, produz vídeos para o Youtube (youtube.com/plotbr) e adora dormir. Ama cinema, quadrinhos, tecnologia e estranhamente também gosta de esportes.

Comentários