Cinéfila de Manaus faz ensaio fotográfico inspirado em posters de filmes

Publicado em 3 de março de 2016 | Por Thiago Henrik | Artes, Cinema

Fazer parte do seu filme favorito é um desejo que todos nós já tivemos em algum momento, e ele foi levado a sério pela jornalista e advogada Nauzila Campos, de 24 anos. Ela realizou um ensaio fotográfico em que se colocou nos posters de alguns dos seus filmes favoritos.

A ideia surgiu no ano passado, quando Nauzila quis dar uma festa à fantasia para comemorar seu aniversário: “A ideia de ser personagem de alguns clássicos do cinema apareceu pra que as fotos decorassem a festa, em cartazes espalhados pelo evento. A festa foi cancelada, porque eu estava estudando pra prova da OAB e porque o dinheiro ficou escasso, mas as fotos ficaram”, conta.

Quanto à escolha dos filmes, ela explica: “Alguns deles estão na minha lista de preferidos da vida, como Beleza Americana, Laranja Mecânica, Bonequinha de Luxo, Harry Potter… Outros eu escolhi por terem cenas bem clássicas do cinema, como O Poderoso Chefão“.

Para a fotógrafa responsável pelo ensaio, Bárbara Umbra, foi um desafio: “A Nauzila escolheu os 11 filmes e a partir desse momento nos reunimos com a maquiadora para definir o que seria preciso. Eu e minha equipe também discutimos bastante a luz, para que no dia do estúdio fotográfico ela ficasse o mais próxima e fiel possível da imagem escolhida por ela. A ideia não era fazer algo exato, até porque não seria possível, mas, junto com a caracterização dos personagens, algo que remetesse imediatamente àquelas imagens originais.”

Tudo isso envolveu um enorme trabalho de maquiagem, figurino e até cenário, conta Bárbara: “A própria Nauzila foi a produtora do ensaio. Correu atrás de tudo: chapéu, peruca, joias, pétalas de rosas etc! No dia das fotografias a gente foi organizando e montando cenários lá mesmo, enquanto a maquiadora preparava o próximo personagem.”

“A ideia também era pegar filmes com cenas ‘reproduzíveis’, que não gastássemos tanto dinheiro assim fazendo”, explica Nauzila: “Para a cena do Senhor dos Anéis, por exemplo, usamos só um cobertor verde e a aliança da minha mãe. Custo mínimo! Se você usar um pouquinho de imaginação, contar com a ajuda de familiares e amigos – teve gente que me emprestou cortina, lençol, gravata… – dá pra poupar muito dinheiro em produção. Só que tem coisa que não dá pra escapar e vale a pena gastar um pouquinho mais sim: o trabalho fotográfico era de muita qualidade, e minha cabeleireira e maquiadora (Alciméia Cavalcante) também, do contrário as fotos não ficariam tão boas.”, diz.

antes (Algumas das fotos antes da edição)

O trabalho parece mesmo ter encontrado a equipe certa, como conta a fotógrafa Bárbara: “Eu amo cinema, trabalho também com vídeos em curtas metragens aqui em Manaus , meu marido é cinéfilo, então acho que ela encontrou a equipe certa!  Eu tava louca para realizar esse trabalho e foi realmente muito legal!”

Mas nem tudo foi diversão. O ensaio durou 8 longas horas, e teve até momentos perigosos (!) como conta Bárbara: “O Tácio fotografou Beleza Americana correndo risco de vida de cima de uma escada, enquanto o Grego (marido da Bárbara) segurava a sombrinha gigantesca do estúdio em cima da Nauzila, deitada no chão”, conta. “A foto mais difícil de tirar foi a do ET! A sobrinha dela ficou em cima de um banco, dentro da caixa desconfortável de plástico, enquanto o Tácio segurava a caixa por baixo para ela não cair e ele não aparecer na foto!”, lembra.

Depois disso ainda veio o trabalho de pós produção no Photoshop, para que tudo ficasse como nos filmes: “Algumas coisas foram corrigidas: apagamos sobras do biquíni no de Beleza Americana e duplicamos as flores,  por exemplo. Alguns cenários foram montados completamente, como em Harry Potter, com os raios e luzes verdes. Por isso foi importante pensar na luz na hora do estúdio, para que a montagem depois no Photoshop ficasse perfeita.”, explica a fotógrafa.

Confira o resultado do ensaio na galeria abaixo (clique na imagem para ampliar):

E todo esse trabalho valeu a pena? Bem, como se as fotos já não fossem prova suficiente, a cliente Nauzila ainda garante que sim: “Eu amei! As fotos ficaram maravilhosas, valeu muito a pena. E o legal de investir em coisas assim é que a lembrança fica pra sempre” – declara – “Ainda espero fazer minha festinha à fantasia com tema cinema pra usar essas fotos na decoração!”.

Para conhecer mais o trabalho da fotógrafa Bárbara Umbra ou entrar em contato, confira seus perfis no Facebook e Instagram e também o site: www.barbaraumbra.com.

Sobre o Autor

veste Capa-e-Espada despojado, seus ̶h̶o̶b̶b̶i̶t̶s̶ hobbies favoritos são: filmes massa-velho, histórias de fantasia e mangás apelativos. Já alcançou o 7º sentido, destruiu o Um Anel na Montanha da Perdição, chegou ao último andar da Torre Negra, retirou a espada da pedra e já perdeu muitos pontos para a Grifinória. Não abre mão do segundo café da manhã e costuma esquecer que o mundo não está em seus livros e mapas. Instagram: @thiabolico

Comentários

  • Luciana Rebello

    Que incrível, cara! Muito bom. 👏