Em parceria com o grupo Secoya, que trabalha junto ao povo Yanomami através de ações educativas e sobre os direitos indígenas, o Cine Vídeo Tarumã realiza uma seleção de filmes sobre os índios da etnia Yanomami. As narrativas apresentam diferentes situações vividas pelo grupo como a luta por terras, ritos religiosos e até mesmo massacres.  

Na quarta-feira, dia 20, o filme exibido é Davi Contra Golias – Brasil Caim. O filme-denúncia sobre o massacre contra os Yanomami entrevista índios desta etnia, os quais falam sobre a relação com os garimpeiros e a decorrência do massacre. Uma situação que gerou desdobramentos com a ida dos índios a Brasília para reivindicar uma posição do governo. O líder Yanomami, Davi Kopenawa além de estar presente no filme, também participa do debate realizado após a sessão, que conta com o comentário realizado em vídeo pelo diretor do filme Aurélio Michiles.

Finalizando, na sexta-feira será exibido Índio Cidadão?. O documentário mostra a luta das nações indígenas para conquistar e manter seus direitos garantidos pela lei. Contando com depoimentos de ativistas e importantes lideranças, o filme aborda momentos marcantes desta jornada, que segue até hoje, como a ocupação da Câmara dos Deputados em 2013 e a Mobilização Nacional em Defesa dos Direitos Constitucionais. Após a exibição o debate possui a participação do líder Ixima, Carlito Yanomami.


As sessões do Cine e Vídeo Tarumã são gratuitas, com início às 12:30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (ex-ICHL), localizado no setor Norte do Campus Universitário da UFAM.