Cineclube da Ufam apresenta filmes com protagonistas crianças nesta semana

Publicado em 9 de outubro de 2017 | Por Maria Cecília Costa | Cinema, Notícias

O Cine & Vídeo Tarumã, cineclube da Ufam ligado aos cursos de Comunicação Social, terá programação especial nessa semana, homenageando o Dia da Criança, comemorado na quinta-feira, dia 12. As sessões são gratuitas e acontecerão a partir de 12:30h, no auditório Rio Negro do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), antigo ICHL, na Universidade Federal do Amazonas.

Nessa segunda-feira, 9, será exibido “A Viagem de Fanny”, da diretora Lola Doillon. No contexto de II Guerra Mundial, Fanny, de 12 anos, lidera um grupo de oito crianças que fugiram da França, já ocupada pelas tropas nazistas. Durante sua jornada, os laços entre as crianças os ensina valores como amizade e solidariedade.

No dia seguinte, terça, é a vez do diretor Wes Anderson. “Moonrise Kingdom” se passa em meados da década de 60, em uma ilha aparentemente imune a todos os males do resto do mundo. Sam e Suzy, dois adoelscentes, se apaixonam e decidem fugir antes de uma violenta tempestade. No elenco estão Bill Murray, Edward Norton e Bruce Willis.

O último filme da semana será o brasileiro “Mutum”, de Sandra Kogut. Adaptado da obra “Campo Geral”, de Guimarães Rosa e com João Miguel e Rômulo Braga no elenco, o filme narra a história de Thiago que, junto de seu irmão, enfrenta os novos desafios trazidos pela adolescência, retratando a transição entre infância e adolescência e como ela é influenciada pelo mundo a sua volta.

Segundo o aluno Walter Franco, atual bolsista do projeto, a programação foi formulada porque se viu a necessidade de “retratar as crianças sobre diferentes nuances, levando em conta diretores diferentes entre si”. A organização do cineclube também ressalta que, excepcionalmente nessa semana, os filmes serão exibidos segunda, terça e quarta por conta do feriado do dia 12.


Sobre o Autor

é estudante do sexto período de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas. É líder do grupo de voluntariado social Nexa Amazonas, além de escrever para o blog do PETCom Ufam e colaborar para a revista Mundo Estranho. Apaixonada por literatura e cinema, não é nem tão cult, nem tão farofa quanto deveria ser.

Comentários