Nacionalmente reconhecido desde 2015, o mês de setembro é destinado a prevenção do suicídio. Uma forma de conscientização com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e suas formas de prevenção. Reconhecendo a importância desta campanha, nesta semana, o Cine e Vídeo Tarumã realiza uma seleção de filmes sobre este tema. 

Na segunda-feira, o filme exibido é Elena, da diretora Petra Costa. O documentário é baseado na vida de Elena Andrade, irmã de Petra, que ao viajar para Nova York segue o sonho de se tornar atriz de cinema e deixa no Brasil uma infância vivida na clandestinidade, devido à ditadura militar implantada no país, e também a irmã mais nova, Petra, de apenas sete anos. Duas décadas depois, Petra, já atriz, embarca para Nova York atrás da irmã. Em sua busca, Petra apenas tem algumas pistas, como cartas, diários e filmes caseiros. Ela acaba percorrendo os passos da irmã até encontrá-la em um lugar inesperado. Em 2014, o filme foi pré-selecionado para indicação ao Oscar 2015 na categoria de Melhor Documentário.

Na quarta-feira, o filme exibido é As Vantagens de ser Invisível. O filme dirigido por Stephen Chbosky é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito pelo diretor em 1999. O longa é estrelado por Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller. A história acompanha a vida de Charlie (Lerman), um jovem tímido que se esconde em seu próprio mundo até conhecer dois irmãos que o ajudam a viver novas experiências. Embora esteja feliz nessa nova fase, ele não esquece as tristezas do passado, que têm origem em uma chocante revelação.

[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=mgzV9aSS2y0″ mode=”normal” /]

Encerrando, na sexta-feira, o filme exibido é A Liberdade é Azul, estrelado por Juliette Binoche. O longa narra a história de Julie, que, traumatizada pela morte trágica do marido e da filha,  decide renunciar sua própria vida. Ela se afasta de tudo e todos e assume o anonimato em meio a multidão parisiense. Essa existência fantasmagórica é abandonada quando ela decide se envolver com uma importante obra inacabada de seu marido, um músico de fama internacional. O filme ganhou o Leão de Ouro de Melhor Filme e a Copa Volpi de Melhor Atriz (J.B.) no Festival de Veneza de 1993, alem do prêmio de Melhor Filme Europeu no Prêmio Goya.


As sessões do Cine e Vídeo Tarumã são gratuitas, com início às 12:30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (ex-ICHL), localizado no setor Norte do Campus Universitário da UFAM.