Os nomes científicos dados por biólogos nerds | Ciência em Pauta

Publicado em 21 de Janeiro de 2017 | Por Yara Laiz Souza | Ciência, Ciência em Pauta, Colunas

 

Os nerds estão presentes realizando trabalhos nas mais diversas áreas da Ciência, e na Biologia a presença deles é notada todas as vezes que uma espécie nova é descoberta. O campeão de homenagens é Star Wars – só o Chewbacca batiza dois animais diferentes. Confira uma lista com os bichos mais interessantes cujos nomes vieram do amor que os nerds sentem por personagens e sagas.

Arcella gandalfi

Chapéu de Gandalf (Créditos: Jordana C. Féres e Alfredo L. Porfírio Sousa)

A mais recente é esta ameba que foi encontrada no Brasil. Foi descoberta por pesquisadores do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e com uma empresa de consultoria ambiental do Espírito Santo.

A A. gandalfi pertence a uma linhagem de amebas chamadas de tecamebas. Elas conseguem construir carapaças de formas diversas graças a evolução. A tecameba brasileira foi observada vivendo no Amapá e no Rio de Janeiro e a sua carapaça lembra o chapéu utilizado pelo personagem Gandalf em O Senhor dos Anéis.

Eriovixia gryffindori

Você vai para… Grifinória! (Créditos: Javed Ahmed et. Al / Warner Bros.)

No final do ano passado, aracnólogos indianos publicaram a descoberta de uma nova espécie de aranha encontrada na floresta de Karnataka, na Índia. A aranha mede cerca de 7 milímetros de comprimento e tem uma coloração marrom.

O que chamou atenção dos aracnólogos foi a semelhança da aranha com o Chapéu Seletor de Harry Potter.

O gênero Eriovixia é conhecido por abrigar espécies de aranhas capazes de fazer tecelagem – cerca de 20 espécies. Elas não vivem no Brasil: encontram-se amplamente distribuídas pela Ásia e África.

Veja o pdf gratuito com o artigo da descoberta

Fiordichthys slartibartfasti

Deve ser vendido no Restaurante do Fim do Universo (Créditos: Wikipédia)

Esse nome quase impronunciável pertence a um tipo de peixe raro encontrado apenas nas águas da Nova Zelândia. Ele adora a profundidade, cerca de 10 a 12 metros, e vive em escombros e montes de pedras.

O nome foi uma homenagem ao personagem Slartibartfast de O Guia do Mochileiro Das Galáxias. Ele foi um dos designers do supercomputador Terra e aparece no livro publicado em 1979.

Trigonopterus chewbacca

Um novo amigo pro Chewbacca (Créditos: Van Dam / Laufa / Riedel)

Nosso querido Chewbacca foi a inspiração na hora de batizar este inseto descoberto ano passado na Nova Guiné. T. chewbacca é um besouro com as pernas peludas encontrado facilmente em pedaços de madeira na floresta.

Wockia chewbacca

Everybody loves Chewbacca (Créditos: Wikipédia)

Anteriormente, em 2009, Chewbacca também inspirou pesquisadores quando uma nova mariposa foi descoberta no México. A principal característica também é a presença de pelos.

Xenokeryx amidalae

E não é que lembra mesmo a personagem? (Créditos: Wikipédia/Israel M. Sánchez)

Este animal já está extinto, mas isso não impediu que os pesquisadores utilizassem a personagem Padmé Amidala de Star Wars para batizar o animal.

A principal característica deste ruminante é uma saliência em forma de T na cabeça. O gênero Xenokeryx viveu no centro da Espanha na era geológica Mioceno e só foi descoberto em 2015.

Tetramorium jedi

Chamem o Luke: ele não está sozinho! (Créditos: Wikipédia)

A Força está no nordeste da ilha de Madagascar em uma espécie de formiga nativa. A T. jedi foi descoberta em 2012.

Essa formiga tem antenas enormes e pernas igualmente grandes e bastante curvadas. Apresenta pelos e cor marrom. Habita planícies da ilha em locais elevados que chegam aos 800 metros de altura.

Aptostichus sarlacc

Sarlacc is real! (Créditos: Jason Bond)

A criatura medonha de Star Wars, Sarlacc, serviu de inspiração para batizar a também medonha aranha encontrada em 2012 na Califórnia.

Darthvaderum greensladeae

Tão assustador quanto (Créditos: Glenn Hunt)

É claro que Darth Vader não poderia ficar de fora desta lista. Uma espécie de ácaro foi descrita em 1996 e os cientistas homenagearam o personagem.

 


Sobre o Autor

amazonense, estudante de Ciências Biológicas, divulgadora científica e faz-tudo da internet (texto, artigo, hangout, video). Saganista, aprendiz de Neil deGrasse Tyson, poeira estrelar fã do Benedict Cumberbatch. Não traz o seu amor em sete dias, mas fala sobre Ciências 24h por dia.

Comentários