Boardgame premiado te desafia a sobreviver na Amazônia

Publicado em 14 de setembro de 2017 | Por Bruno Graça | Boardgames e Cardgames, Entretenimento

A Amazônia é conhecida pela suas abundantes fauna, flora e, principalmente, lendas. E é justamente retratar esta riqueza regional que o boardgame “Sobrevivendo na Amazônia” busca levar para os jogadores em cada uma de suas 16 rodadas.

Bem vindo à Selva

No jogo, você é um dos até 6 exploradores que saltam de paraquedas em diversos pontos da floresta amazônica, tendo como objetivo chegar ao ponto de resgate. Para isso, é preciso tomar decisões estratégica, como caminhos, escolha de itens e ações, além de realizar diversas missões paralelas que valem ponto para vencer o jogo, principalmente relacionadas à preservação da floresta, como registrar animais em extinção.

Existem também rodadas especiais, onde os exploradores encontram criaturas mitológicas da Amazônia, como Iara, Boitatá e Curupira. 

O jogo acaba quando um dos exploradores chegar ao ponto de resgate (o meio do mapa) ou na 16ª rodada. Vence quem tiver tido o melhor desempenho individual.    

O criador

A pessoa por trás do “Sobrevivendo na Amazônia” é o designer carioca Roberto Tostes, que sempre foi fascinado pela Amazônia, e busca desenvolver neste boardgame um jogo de aventura com um toque ecológico e consciência de preservação ambiental.

“O jogo vai entreter, divertir e ensinar, além de semear de forma lúdica uma nova consciência sobre a Floresta Amazônica, patrimônio do Brasil e do mundo, pois tem um conteúdo sólido e baseado em dados reais, que pode ser utilizado de forma didática por professores e escolas”, afirmou. 

Vencedor do prêmio ‘Diversão Offline 2017’

O “Sobrevivendo na Amazônia” ainda não se encontra a venda no mercado, por enquanto. O modelo teste fez bastante sucesso na “Área Catarse de Protótipos” deste ano e conseguiu ser eleito na categoria “Diversão Offline 2017”, na votação popular.

“Após este último evento, estou fazendo alguns ajustes finais de design e algumas alterações de regras a partir do feedback dos playtests, mas pretendo lançar a campanha no Catarse na última semana de setembro”, revelou o designer.

Para mais informações sobre o jogo, acesse o Facebook Sobrevivência na Amazônia ou a Ludopedia do jogo.


Atualização

Como jogo só é bom jogando, aí vem uma notícia boa: O boardgame “Sobrevivendo na Amazônia” estará presente na 4ª Edição do Amazon Boardgame. “Eu enviei para a equipe do Canal Continua um protótipo do jogo para as pessoas testarem no evento”, contou o criador do jogo, Roberto Tostes.


Sobre o Autor

é um jornalista, assessor e pau pra toda obra. Adora séries de investigações criminais e o canal Investigação Discovery. Curte: mangás, jogos em geral, Doctor Who, RPG, dinheiro, contar mentiras absurdas (?) e testar a paciência das pessoas. Revés: bipolar.

Comentários