Não é mais novidade pra nerd nenhum no Brasil que nossa estilo de vida e o mundo como o conhecemos está sob séria ameaça após as empresas de Telecomunicações se unirem para foder a gente, querendo impor limites de dados na internet fixa, do jeito que fazem com a internet móvel. A decisão vai afetar usuários, empresas, veículos de comunicação e produtores de conteúdo, como o Mapingua Nerd. Quem vai gastar seus dados pra baixar o último episódio do nosso podcast se precisa dar prioridade para aquele arquivo importante da faculdade? Sem falar no problema que teremos pra fazer upload desse conteúdo, pra começo de conversa.

Enquanto o presidente da Anatel arrota asneiras por aí, como culpar os gamers pela medida, várias pessoas estão se mobilizando na tentativa de tentar impedir que esse apocalipse tecnológico se cumpra. Um abaixo-assinado online no site Avaaz já passou de 1,6 milhão de assinaturas, e uma ideia de projeto de lei para proibir o limite da internet foi enviada ao Senado através do portal e-cidadania e alcançou 20 mil apoios em seis dias, sendo então encaminhada para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) na forma de Sugestão Legislativa.

Em Manaus, a OAB-AM está organizando uma audiência pública para esta sexta (06), às 15h, com a presença de especialistas em Tecnologia da Informação e de órgãos de defesa do consumidor para desenvolver um manifesto contra a limitação de dados da internet fixa. A ideia é explicar como essa medida vai afetar as famílias e empresas.

A audiência reunirá a OAB-AM, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual (MPE), Procon, Câmara Municipal de Manaus (CMM) e Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). O evento acontecerá no miniauditório da OAB-AM, na Av. Humberto Calderaro Filho, nº 2.000, Adrianópolis.