Astronomia brasileira faz aniversário e ganha eventos em Manaus

Publicado em 15 de novembro de 2017 | Por Bruno Graça | Ciência, Eventos, Manaus

O estudo da astronomia no Brasil pode parece algo atual, mas é bem mais antigo do que você imagina, partindo da curiosidade de diversas pessoas, inclusive de figuras históricas, como o nosso imperador, Dom Pedro II, cujas contribuições no campo da astronomia fizeram a Sociedade Brasileira de Astronomia o eleger como patrono brasileiro; homenageando também a data de nascimento do imperador como o “Dia Nacional da Astronomia”.

Ciclo de palestras

Em Manaus, o Dia será comemorado neste ano com um ciclo de palestras, que abordará desde a história até a importância do ensino da astronomia nas escolas. Entre as palestras já confirmadas estão “A divulgação de Astronomia nas escolas públicas – Um trabalho de mestrado” do mestrando da UEA, Elder Tânio, e a “História da Astronomia” do Prof. Me. da Ufam, Walter Castro.

Ainda no evento, os participantes terão a chance de aprender de uma maneira didática sobre a observação astronômica a olho nu e dos equipamentos que são utilizados nesta exploração na palestra “O que ver no céu: uma introdução a astronomia observacional”, ministrada pelo fundador do Observatório Astronômico Rei do Universo, Geovandro Nobre.

Debate com uma estrela

O estatuto da Sociedade Brasileira de Astronomia aponta que uma das suas tarefas é “estimular o ensino de Astronomia no país”, e isto será levado a prova durante o debate com o Projeto Cosmos, programa desenvolvido por alunos da Ufam com objetivo de divulgar e levar o ensino da astronomia para escolas; juntamente com o estudante Ageu Reis de Jesus, participante do projeto.

Ageu é um aluno da rede municipal que conseguiu uma medalha de bronze na 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), e durante o debate ele contará toda sua jornada durante a Olimpíada, abordando as dificuldades para estudar Astronomia e o seu envolvimento com o Projeto Cosmos.

Informações básicas

O Dia Nacional da Astronomia – Manaus será realizado no dia 2 de dezembro, a partir das 18h, no Flor de Lis Casa de Ideias (Rua Rio Mar, 136 – Vieiralves). A entrada é totalmente gratuita.

Para mais informações entre no Facebook do evento.


Serviço

Dia Nacional da Astronomia – Manaus
Data: 2 de dezembro
Local: Flor de Lis Casa de Ideias (Rua Rio Mar, 136 – Vieiralves)
Entrada: Gratuita
Horário: das 18h às 21h
Público-alvo: público em geral
Informações: Facebook do evento

*com informações de divulgação*


Sobre o Autor

é um jornalista, assessor e pau pra toda obra. Adora séries de investigações criminais e o canal Investigação Discovery. Curte: mangás, jogos em geral, Doctor Who, RPG, dinheiro, contar mentiras absurdas (?) e testar a paciência das pessoas. Revés: bipolar.

Comentários