Se você é um(a) daquele(a)s que acha que o Amazonas não produz cinema de qualidade, você precisa ir na noite deste sábado (22) na sede do Coletivo Difusão e rever melhor os seus conceitos.

Na ocasião, o projeto “Diálogos Audiovisuais” exibirá o filme amazonense “A Floresta de Jonathas” e logo em seguida será realizado um debate sobre o mesmo, que contará com a presença do cineasta da obra.

Uma floresta de prêmios

“A Floresta de Jonathas” foi filmado em 2011, sendo o primeiro projeto audiovisual do Norte no Edital de Baixo Orçamento do Ministério da Cultura; ele participou de diversos festivais nacionais e internacionais desde do Rio de Janeiro até Taipei (Taiwan), ganhando reconhecimento e prêmios. Entre os premiados estão o ator amazonense Begê Muniz, premiado como melhor ator no Amazonas Film Festival 2012.

O dono de tudo

O cineasta da obra, Sérgio Andrade, afirmou se sentir muito lisonjeado pelo convite e também contente com este encontro mais informal com o público. “Acho que um bate-papo de amigos é a melhor forma de chegar ao público da minha cidade natal, especialmente porque eu utilizo elementos e temas relativos ao Amazonas, à Manaus, à Amazônia no meu trabalho” contou. “É como se eu tivesse colocando um espelho na frente dos meus irmãos aqui, das pessoas que convivem comigo e que são conterrâneos”, completou.

Sérgio Andrade lamentou não poder mostrar muito sobre seu o novo filme, “Antes o Tempo Não Acabava”, que ainda está em fase de captação de recursos. “O novo filme ainda vai ser lançado comercialmente, estamos no aguardo da Ancine (Agência Nacional do Cinema), que ganhamos por um edital em distribuição, por isso não posso exibir muito ele, porém vamos discutir bastante sobre o Floresta, que foi onde tudo começou e é o pontapé inicial”, comentou.

Além da floresta…

O projeto “Diálogos Audiovisuais” é produzido pelo Centro Popular do Audiovisual (CPA), realizado pelo Coletivo Difusão e tem como proposta discutir e estimular o cinema no Amazonas. “Aproveitamos a exibição de um filme para discutir o cinema de forma mais ampla, com foco em pessoas que se interessem por processos e história do cinema”, contou um dos coordenadores do CPA, Allan Gomes.

Este objetivo é reiterado pelo cineasta Sérgio Andrade, que afirmou que irá contar sobre as dificuldades da carreira de cineasta. “Irei responder às perguntas do público sobre a produção do Floresta e falarei sobre quem produz o audiovisual aqui no Amazonas, sobre os meus colegas; as dificuldades e os prazeres que nós temos nesta profissão”, afirmou.

O “Diálogos Audiovisuais” já recebeu o pesquisador Sávio Stoco para debater sobre o documentário “No País das Amazonas”, de Silvino Santos, e o filme “Quase Samba” com a presença da equipe técnica do mesmo, o diretor Ricardo Targino e a produtora executiva Vania Catani.

Horário, valores e local

O evento terá início às 19h, será gratuito e realizado na sede do Coletivo Difusão (Rua Boa Sorte, 555 – Presidente Vagas (Próx. ao Olímpico Clube e ao Terminal 1).


Serviço

Exibição do filme “A Floresta de Jonathas” e diálogo com Sérgio Andrade
Local: Sede do Coletivo Difusão (Rua Boa Sorte, 555 – Presidente Vagas (Próx. ao Olímpico Clube e ao Terminal 1)
Data: 22 de abril
Horário: 19h
Valor: Gratuito
Público-alvo: Aberto ao público
Informações: Facebook do evento, Facebook do CPA ou Facebook do Coletivo Difusão

*com informações de assessoria*

[arve url=”https://youtu.be/OwHJS5ZGspM” mode=”normal” /]