Apesar do nome, o Spoiler Pipoca não vai te dar spoiler (nem pipoca). Sente e aproveite.

Seinfeld é uma das melhores séries que eu já assisti na vida. Eu sou um grande fã de comédia, então quando a comédia não perde seu tom, consegue ser divertida e, com um pouco de sorte, brilhante, eu compro fácil e acabo me viciando. Sitcom é um dos meus formatos preferidos, ótimo para assistir durante refeições ou quando se tem pouco tempo livre, com Seinfeld eu senti que essa série preencheu todos os requisitos que me fazem gostar de comédias e sitcom, e é por isso que hoje a “série sobre o nada” ganha um Spoiler Pipoca só seu.

A série ganhou sua primeira temporada em 1989 e dura até 1998. Terminou no auge, em sua nona temporada. A série fala exatamente sobre o nada, sobre o cotidiano, coisas que acontecem quando você sai com uma pessoa, se perde em um shopping, vai a um restaurante, conhece seu sogros, vai a um banheiro, começa a namorar, termina um namoro, toma café da manhã, pega um táxi, pega o metrô, vai a praia e se diverte com os amigos.

Apesar da série se passar, em sua maioria, na década de 90, o humor permanece intacto. Claro, algumas referências são exclusivas da década de 90, e algumas outras referências também são localizadas no ambiente em que vivem, como por exemplo piadas com jogadores de beisebol. Ainda assim, Seinfeld diverte, tem um humor de qualidade e que se mantem até os dias de hoje. As situações são inusitadas e bem similares com situações que poderíamos ter no dia-a-dia, com um toque surreal. Do início ao fim, Seinfeld não perde o ritmo, bom humor, e qualidade.


O comediante Jerry Seinfeld

Jerry Seinfeld, um personagem interpretado por Jerry Seinfeld, é comediante igual Jerry Seinfeld. Em seu apartamento é onde acontecem muitas reuniões entre os quatro amigos, quando não lá, a reunião é em um restaurante. O personagem trabalha fazendo stand up, que em temporadas futuras começa a ser considerado um emprego preocupante para seus pais, pois acreditam que ele não está ganhando tanto dinheiro assim para se manter. Jerry costuma sair com diversas garotas, mas nenhuma delas conseguiu conquistá-lo. Foi namorado de Elaine Benes, outra personagem da série.

O início de uma grande maioria dos episódios é com Jerry fazendo algum show de stand up sobre o cotidiano e as piadas acabam tendo algo a ver com o tema a ser apresentado no episódio. Nas temporadas finais, isso vai se perdendo, porém no episódio final, o show de stand up inicia o episódio.


A bem resolvida Elaine Benes

Elaine é de longe a mais madura, concentrada e inteligente entre os quatro amigos protagonistas. Elaine é sempre a parte racional do grupo, onde mostra sua concentração. É ex namorada de Jerry e os dois continuam uma boa relação de amizade.

Em um dos episódios mais engraçados, o método contraceptivo que Elaine usava (a esponja) está sendo retirado da lojas e sua fabricação está sendo interrompida. Ela passa em diversas farmácias, até que encontra uma única farmácia que contém a última caixa de esponjas da região, então acaba comprando toda a caixa. A partir daí, vira uma piada recorrente de Elaine saber quando um cara que ela sai é digno, ou não, da esponja.

Durante as primeiras temporadas Elaine trabalha em uma editora de livro, depois vira secretária do Sr. Pitt e por fim acaba trabalhando com J. Peterman.


Excêntrico Kramer

Kramer é o personagem mais querido entre os fãs, isso sem dúvidas. A euforia era tanta que durante algumas temporadas, ao entrar em cena, o personagem era aplaudido pela audiência. Kramer é um sujeito estranho, sempre possui ideias loucas e improváveis, não parece se importar e sempre tenta pôr tudo em prática. Depois de alguns episódios você apenas se acostuma com suas ideias, assim como os outros três protagonistas, que param de perguntar o que ele anda fazendo ou quer fazer.

Kramer não possui emprego e sempre está roubando a comida de Jerry, já que mora em um apartamento em frente ao seu. Quando deseja ser overactor, a atuação de Kramer acaba ficando ainda mais engraçada e única. O personagem passa por diversas situações impossíveis, haja vista que sempre está procurando por coisas inusitadas para fazer, desde dirigir um ônibus desgovernado a criar um galo de estimação.


O fodido George Constanza

George é um ser humano terrível. O personagem é baseado em Larry David (co-criador da série), logo as situações em que George se mete são coisas que já passaram pela vida de Larry David.

George é raivoso e mentiroso, mente para todos e principalmente para mulheres, não mede esforços para mentir e conseguir o que quer por esses meios. Assim como Jerry e Elaine, vive tendo vários encontros, nos quais acaba com mulheres por situações banais. O fato de ser careca gera piadas recorrentes na série, tendo episódios em que compra perucas e um outro no qual sente raiva de um dos namorados de Elaine que tinha cabelo e raspava a cabeça apenas porque achava que o visual de careca lhe caía bem.

Por muitas vezes imoral e sem pudor nenhum, George acabou se tornando o meu personagem preferido.


Melhores episódios 

Sem dúvidas, o melhor episódio de todos é o “The Contest”, não só é engraçado, como é criativo. No episódios os personagens fazem uma aposta para ver quem passa mais tempo sem se masturbar, mas durante todo o episódio a palavra “masturbação” não é dita, são feitas apenas analogias, dando a entender o que eles estão falando quando dizem que ainda são “mestre[s] do próprio domínio”.

Em segundo lugar, “The Soup Nazi” também é um ótimo episódio, no qual um vendedor de sopa só atende quem entra no seu estabelecimento e faz exatamente um tipo de ritual para ser atendido. As pessoas entram, vão para a direita, escolhem a sopa, vão para a esquerda, e por fim pagam pela sopa, somente se o Soup Nazi achar que são merecedoras disso. Quem prova, assume que a sua sopa é a melhor.

Na lista também boto os episódios “The Betrayal”, onde a história é contada de trás para frente de uma maneira única e divertida; “The Merv Griffin Show”,onde Kramer encontra no lixo o cenário de um antigo talk show, assim decora o seu apartamento e finge ser o apresentador, que recebe os amigos como convidados; e “The Puffy Shirt”, que é onde Jerry concorda, sem saber, que iria vestir uma blusa espalhafatosa em um programa de TV. Isso se dá pois uma namorada de Kramer fala baixo demais e ninguém a ouve, Jerry apenas concordou com o que ela falava e, sem saber, concordou em usar a blusa.


Metalinguagem 

Em uma das temporadas, Jerry e George se reúnem para fazer uma série sobre o nada, na qual os personagens vão ser pessoas que eles conhecem, vai tratar do cotidiano dos dois e no piloto Elaine não apareceria. Tudo isso é exatamente o que Seinfeld era, uma série sobre a vida de Jerry e David (que na série acaba virando George), que trata sobre o cotidiano e na qual Elaine não aparece no primeiro episódio, personagem essa baseada em duas antigas namoradas de Jerry Seinfeld, exatamente como na série.


Uma série clássica 

Seinfeld é uma das séries que você deveria por na lista e assistir do início ao fim. Os temas são sempre ótimos e os personagens acabam sendo um pouco obscenos. Não tem lição de moral, não tem arrependimento, não tem personagem sendo humanizado e se arrependendo de fazer besteira. Seinfeld é uma série sobre a vida e até mesmo no último episódio é mostrado o quanto os personagens são pessoas normais, que não vão se arrepender e fazer o que for preciso, mesmo que não acabem tão bem assim.