No dia 30 de janeiro de 1869, a revista “Vida Fluminense” publicou o desenho de Angelo Agostini: “As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte”, narrando a cômica (des)aventura de Nhô Quim durante sua mudança do meio rural para o urbano. A história de Nhô Quim foi o primeiro quadrinho lançado no Brasil e teve a data da sua publicação (30/01) homenageada, em 1984, como o “Dia do Quadrinho Nacional”.
Em Manaus a data será comemorada em um evento organizado pelo coletivo de artistas “Grupo Ajurí” na tradicional Banca do Largo, no Largo São Sebastião (Centro).
“A escolha do local do evento não foi coincidência; o Largo é referência para os pesquisadores de cultura amazônica pelo seu acervo de livros sobre o tema; já a Banca, ela é o principal ponto de venda das revistas em quadrinho produzidas pelo grupo”, explicou Evaldo Vasconcelos, coordenador do Grupo Ajurí.
Atrações
O evento contará com palestras, mesas de autógrafos, venda de quadrinhos autorais e exposição de ilustrações de diversos artistas, como Cezar Souza, Gilmal, Gusmão Silva, Lorenna Souza, Rafaela Pimentel e Rayanne Cardoso.
No decorrer do evento, haverá ainda o anúncio de alguns trabalhos que o grupo pretende lançar em 2019, com destaque para a HQ “Manaus: 350 anos de Histórias”, que pretende recontar os principais fatos da história de Manaus pela ótica dos povos nativos da região.
“Para conseguir este intento, estamos contando com a consultoria de Davi Avelino Leal, Professor do Departamento de História da Ufam e Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia”, revelou Evaldo Vasconcelo. “A obra terá roteiro de Evaldo Vasconcelos e artes de Romahs Mascarenhas, Ademar Vieira, Alberto Fermin e Nilberto Jorge; tendo previsão de lançamento o mês de outubro, na comemoração da fundação da cidade”, contou.
Além da revista, será apresentada a obra “Ayurikawa” de Ademar Vieira, Jucylande Jr e Crystieê Santos; o projeto “Lendas” com participação de Eunuquis Aguiar e Malika Dahil (autora da HQ “Khalil”); a obra “O velho, novo e sem tempo”, novo lançamento do artista Luiz Andrade (autor da HQ “Trovão”) e da graphic novel “A Última Flecha” de Romahs Mascarenhas e Emerson Medina, que será lançada nacionalmente no evento.
A Última Flecha, Ayurikawa, Trovão e Lendas são obras ganhadoras do Prêmio Manaus de Conexões Culturais da ManausCult.
Sobre o Grupo Ajurí
O Grupo Ajurí é um coletivo de artistas que une 30 membros com produção de quadrinhos, charges e tiras e que vem divulgando sua produção local em eventos como o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), realizado em Belo Horizonte (MG), e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba (PR). O evento do “1º Dia do Quadrinho Nacional – Manaus” também marcará um ano da criação do coletivo.
Resumo
O 1º Dia do Quadrinho Nacional – Manaus será no dia 30 de janeiro (quarta), a partir das 19h, em frente da Banca do Largo – Largo de São Sebastião (Rua 10 de Julho – Centro), entrada gratuita (?). Em caso de dúvidas, mande um e-mail para strategoscultura@gmail.com