Amazônia em Quadrinhos – Lendas do nosso folclore em HQ online

Publicado em 11 de novembro de 2016 | Por David Dornelles | Artes, Folclore, Notícias

Quem acompanha minhas postagens sabe que eu sou (quase) um caçador de lendas, ou, pelo menos, estou sempre buscando material novo sobre elas. É sempre complicado fazer com que algumas pessoas encarem o preconceito que elas têm em relação a cultura brasileira e, por isso, procuro novas formas de apresentá-las ao assunto. Desta vez irei falar sobre um projeto chamado Amazônia em Quadrinhos.

Lançado em 2012, o AP Quadrinhos reúne jovens talentos do Amapá. É uma coletânea de três histórias abordando as lendas amazônicas de forma diferente da geralmente vista.

MN - Amazonia em Quadrinhos (página)

“Começou como uma ideia de parceria com o Museu Sacaca, de Macapá-AP (lugar onde já realizamos oficinas de desenho) que consistia em fazer histórias com uma ‘pegada’ regional com a participação do senhor Sacaca nelas. Mas a ideia da parceria demorou para ir pra frente e coincidiu com a época em que decidimos estrear um selo digital de quadrinhos, publicando histórias online. Então aproveitamos que as histórias já estavam prontas para formar a Amazônia em Quadrinhos, nossa primeira publicação digital.” Conta Israel Guedes, um dos responsáveis pelo projeto Amazônia em Quadrinhos.

Ele contou que AP Quadrinhos é “um espaço que aglutina artistas pertinentes à área dos quadrinhos. Nasceu em janeiro de 2012 com o intuito de fomentar a nona arte no Amapá, promovendo oficinas, debates e encontros quinzenais com o público. Em seu currículo estão apresentações de oficinas e cursos, a produção de HQ’s independentes, o I e II Encontro Amapaense de Histórias em Quadrinhos, indicação ao Troféu Afap Empreendedores Culturais 2012 e o prêmio revelação do 9º Salão de Artes do Sesc Amapá. O grupo é aberto a novos membros”.

Você pode ler a HQ online ou fazer o download. Não deixe de conferir a fanpage no Facebook.


Se você gostou da ideia e quer ler mais sobre HQs nacionais que abrangem nossas lendas não deixe de conferir nossos posts sobre: A Lenda de Bóia, Rio Negro e Rio Vermelho!

Sobre o Autor

está do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quer viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista.

Comentários