Amazônia em Quadrinhos – Lendas do nosso folclore em HQ online

Publicado em 11 de novembro de 2016 | Por David Dornelles | Artes, Notícias

Quem acompanha minhas postagens sabe que eu sou (quase) um caçador de lendas, ou, pelo menos, estou sempre buscando material novo sobre elas. É sempre complicado fazer com que algumas pessoas encarem o preconceito que elas têm em relação a cultura brasileira e, por isso, procuro novas formas de apresentá-las ao assunto. Desta vez irei falar sobre um projeto chamado Amazônia em Quadrinhos.

Lançado em 2012, o AP Quadrinhos reúne jovens talentos do Amapá. É uma coletânea de três histórias abordando as lendas amazônicas de forma diferente da geralmente vista.

MN - Amazonia em Quadrinhos (página)

“Começou como uma ideia de parceria com o Museu Sacaca, de Macapá-AP (lugar onde já realizamos oficinas de desenho) que consistia em fazer histórias com uma ‘pegada’ regional com a participação do senhor Sacaca nelas. Mas a ideia da parceria demorou para ir pra frente e coincidiu com a época em que decidimos estrear um selo digital de quadrinhos, publicando histórias online. Então aproveitamos que as histórias já estavam prontas para formar a Amazônia em Quadrinhos, nossa primeira publicação digital.” Conta Israel Guedes, um dos responsáveis pelo projeto Amazônia em Quadrinhos.

Ele contou que AP Quadrinhos é “um espaço que aglutina artistas pertinentes à área dos quadrinhos. Nasceu em janeiro de 2012 com o intuito de fomentar a nona arte no Amapá, promovendo oficinas, debates e encontros quinzenais com o público. Em seu currículo estão apresentações de oficinas e cursos, a produção de HQ’s independentes, o I e II Encontro Amapaense de Histórias em Quadrinhos, indicação ao Troféu Afap Empreendedores Culturais 2012 e o prêmio revelação do 9º Salão de Artes do Sesc Amapá. O grupo é aberto a novos membros”.

Você pode ler a HQ online ou fazer o download. Não deixe de conferir a fanpage no Facebook.


Se você gostou da ideia e quer ler mais sobre HQs nacionais que abrangem nossas lendas não deixe de conferir nossos posts sobre: A Lenda de Bóia, Rio Negro e Rio Vermelho!

Sobre o Autor

sabe onde está depositada sua esperança. Crê que no dia do horror, na noite homicida, com os corações cheios de força nossas almas se acendem. Quando tudo parecer perdido na guerra da luz olha para as estrelas, para o brilho da esperança que reluz.

Comentários