App desenvolvido por alunos do AM ajuda no adestramento de animais

Publicado em 22 de agosto de 2017 | Por Ayrton de Oliveira | Manaus, Notícias

Quem tem animal de estimação sabe o quanto pode ser trabalhosa a parte do adestramento. Por mais que na internet existam milhares de informações para ajudar os donos de primeira viagem, qualquer meio que venha a dar novas informações é bem útil. Pensando nisso, universitários amazonenses conseguiram desenvolver um app que ajuda no adestramento dos pets.

O aplicativo, chamado Sit, desenvolvido pelos universitários da Faculdade Fucapi, Ádria Cardoso (Sistemas de Informação), Edson Souza (Ciência da Computação), Gerson Vieira (Sistemas de Informação) e Rebecca Ferreira (Design), é divido nos níveis “filhote”, “básico” e “avançado” e conta com diversos jogos e atividades, que conforme forem resolvidos, vão dar instruções para o adestramento e cuidado com os animais.

Fase do desenvolvimento 

O app, inicialmente exclusivo para a plataforma iOS, passou por um árduo trabalho de pesquisa antes de sair do papel. Os alunos pesquisaram como fazer o usuário interagir com o aplicativo e usaram metodologias ágeis, como o SCRUM, para agilizar o processo e conseguir entregar 5 funcionalidades fundamentais para o app: o cadastro, a tela de perfil, o jogo “Organizar o Berço”, o jogo “Dormindo Sozinho” e animações.

O processo de pesquisa foi trabalhoso e durou um pouco mais de um mês para ser finalizado. Após isso, os universitários conseguiram ter algumas ideias melhores para o desenvolvimento, pois na fase da pesquisa também entraram em contato com o médico veterinário e adestrador profissional Fábio Gato (sério, não é piada) que conseguiu deixar tudo mais fácil.

O cenário em Manaus

Em Manaus, o mercado para desenvolvedores de app está crescendo muito. “Vemos muitas oportunidades e o BEPiD é uma delas, o projeto foca no desenvolvimento de aplicativos e chama estudantes para fazer parte do ambiente. Temos outros exemplos espalhados pela cidade, então é só procurar e abraçar essa oportunidade”, comenta Ádria Cardoso.

Planos para o futuro

Por enquanto o aplicativo Sit é exclusivo para o sistema iOS, porém os universitários dizem que gostariam de expandir para o sistema Android também. O lançamento do aplicativo está previsto para o mês de setembro, enquanto isso, qualquer outra informação pode ser obtida na página oficial do app.


Sobre o Autor

Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, queria ter uma caixa azul maior por dentro e o fogo anda comigo. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários