minha-biblioteca-mapinguanerd

Ao Infinito e Além | Como ler cinco livros ao mesmo tempo

Publicado em 7 de novembro de 2016 | Por Juçara Menezes | Ao Infinito e Além, Colunas

Todos nós temos alguma meta para terminar que está bem atrasada, seja acompanhar as suas séries favoritas ou ter muitos livros para ler, incrivelmente percebendo que uma vida é muito pouco para tudo isso. Para vocês terem uma ideia, a imagem acima é de uma parte da minha biblioteca particular e que não li nem a metade, ainda.

Pensando nos leitores ávidos e necessitados de terminar suas obras antes de comprar novos livros, aqui vai um planejamento relativamente simples para aproveitar todo seu tempo disponível e finalmente comprar mais livros eliminar aquela pilha de que sua mulher já está cansada de reclamar.

Escolha bem

É possível, sim, ler cinco livros ao mesmo tempo e não se perder, mas isso depende primeiramente dos livros que você escolhe. Não dá pra querer ler dois Neil Gaiman ao mesmo tempo, nem adianta pegar um livro de Star Wars e outro de Star Trek ou um Stephen King1 e Edgar Allan Poe2: é confusão na certa.

Mas dá para ler um Star Wars, um Neil Gaiman3, um Poe, um livro técnico e uma biografia, por exemplo. Até porque se você não fizer isso, corre-se o sério risco de achar que o corvo vai tomar uma dinamite pangaláctica4 no universo Kelven5 pagando com créditos imperiais6.

Escolha gêneros diferentes simplesmente para não se perder entre as histórias. O que uma nave espacial tem a ver com crianças peculiares? Não muita coisa, então você pode tranquilamente começar Fundação (de Isaac Asimov)7 e a Cidade dos Etéreos (Ransom Riggs)8.

Eleja prioridades

mapingua-nerd-ao-infinito-e-alem-11Prioridades aos prioritários, é o que eu sempre digo. Se você tem que terminar um livro para apresentar em aula ou que é relevante para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), esqueça todos os outros. Por mais doloroso que isso seja, vai ser muito pior ter uma nota baixa ou adiar mais ainda o fim da faculdade.

Tirando isso, a prioridade é sempre daquela obra que te emprestaram porque, sinceramente, só muito amor ou confiança para deixar um livro que você pesquisou, pagou e na maioria das vezes tem valor sentimental. Lembre-se que livro emprestado é para ser devolvido. Gentileza gera gentileza. Aproveito aqui para agradecer ao meu irmão, que me emprestou toda a Trilogia de Cinco9

Veja seu tempo

imagens-de-amor-frases-sobre-livros-12Considero a leitura uma das ‘obrigações’ mais prazerosa que temos. Mesmo um livro técnico ou obrigatório para vestibulares e afins tem seus encantos (ainda mais se você gosta do que faz ou quer fazer). A questão é sempre quanto tempo você tem/terá para ler.

A resposta não é nada simples, porque só depende de você. És tu, aprendiz, que sabe quanto tempo leva de um trajeto rotineiro, seja indo para faculdade ou trabalho ou saindo de um e indo pra outro, ou para casa (eventualmente, é preciso retornar).



Como, onde, quando e por quê

Mas eu consigo ler cinco livros diferentes ao mesmo tempo porque uso tempos e locais diferentes. Para quem se desloca de ônibus, já vou lendo um. Dica: se o busão que você for é sempre lotado,  há os áudio-livros; se der pra ir sentado, prefira a obra física. 

Se você faz esse trajeto e é carona, pode ler pelo celular; mas se for o motorista, áudio livro é uma opção. Nos casos acima, mantenha a sua cabeça sempre trabalhando a sua imaginação, como um livro de ficção científica.  

E tem mais lugares estratégicos, como o sofá. Pra mim, é batata: eu chego em casa e o assento é o primeiro a me receber, belíssimo e com um outro livro ali, só me esperando. Nesse caso, eu prefiro um de fantasia, porque eu começo a relaxar.
mapingua-nerd-ao-infinito-e-alem-1
Um local inusitado e muito esquecido para essas coisas é o banheiro. Nessas horas, sempre tenha um livro de poemas ou de contos. Por serem normalmente pequenos e ter fim, são ideais para os momentos que a mãe natureza chama.

A cabeceira da cama é outro lugar especial. A leitura noturna é muito importante, porque se for algo com explosões ou um suspense policial, por exemplo, é provável que haja dificuldades para dormir: prefira romances e tenha bons sonhos.

Por fim, tenha uma obra nada a ver com tudo que você está lendo atualmente. A logica é muito simples: um belo dia você acorda e não quer saber se a Inteligência Artificial será inimiga ou não da Humanidade. Você está mais interessado em ter certeza de que o assassino é o mordomo ou continuar a biografia não autorizada do produtor musical.


a-mente-precisa-mapingua-nerd

Referências

1 Stephen King é considerado o mestre de terror da atualidade

2 Edgar Allan Poe foi um autor, poeta, editor e crítico literário norteamericano, autor de poemas como ‘O Corvo’. Um dos maiores escritores de terror, mistério e policial tudo junto e misturado

3 Neil Gaiman é escritor britânico mais conhecido pelas graphic novel Sandman. Ele adora ler, o que aprendeu aos quatro anos, e ainda na infância terminou O Senhor do Anéis (que eu nem comecei) e as Crônicas de Nárnia (C.S.Lewis)

4 Dinamite pangaláctica – bebida muito familiar a Zaphod, de O Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams)

5 Kelven é um dos universos de Star Trek

6 Créditos imperiais é a moeda corrente no universo Star Wars, quando da ascensão do Imperador Palpatine (Darth Sidious)

7 Fundação, de Isaac Asimov, é o primeiro de uma trilogia fodástica eleita a melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos, superando O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien (que eu ainda não li)

8 Cidade dos Etéreos – segundo volume da série Lar das Crianças Peculiares (Ransom Riggs)

9 A Trilogia de Cinco é como Douglas Adams ‘resumiu’ a série O Guia do Mochileiro das Galáxias

 

Sobre o Autor

da Casa Menezes, a primeira de seu nome, Protetora do Norte e dos Nerds Oprimidos. Jornalista, mãe, esposa. Desde criança tem uma paixão nada secreta pelo Cebolinha. É vice-presidente do Conselho Jedi Amazonas. Líder Suprema (presidente) do fã-clube Lado Rio Negro. Com um amor incondicional de Darth Vader, sempre carrega um par de meias sujas na mochila para libertar elfos domésticos.

Comentários