Os alunos do curso de Design da Fucapi desenvolveram uma ideia diferente ao redecorarem suas salas. A ideia surgiu na aula da disciplina de Criatividade, quando a professora Marcella Sarah Farias deixou aos alunos a missão de mudar a decoração do ambiente.

Com apenas recortes de fitas isolantes e pura criatividade, os alunos enfeitaram as paredes com desenhos e imagens temáticas da Cultura Pop dos anos 80 e elementos que remetiam à História da Arte.  O projeto pode ser conferido nas salas 20 e 26 do bloco “E”. Segundo a professora, o principal conceito a ser demonstrado era o de que é possível mudar a concepção visual de um ambiente de maneira econômica e criativa.

“Queríamos demonstrar formas diferentes de usar materiais simples para causar grande impacto visual na percepção de ambientes, além de retratar o próprio curso de Design e todos os elementos conceituais que ele representa como criatividade, inovação e dinamicidade.” – conta a professora.

thumbnail-3

Unindo cultura pop e história da Arte

Para a realização da atividade cinco equipes foram montadas, duas com temáticas da cultura Pop e História da Arte foram escolhidas para redecorar a sala de aula. A professora revelou ainda que o objetivo principal era proporcionar o devido conhecimento sobre os processos e metodologias. Após a fase de pesquisa e apresentações para o projeto, os alunos aplicaram o conhecimento. “Nesta fase, eles foram para a parte prática do projeto e buscaram soluções para os imprevistos e dificuldades que o mesmo apresentou”, explicou a orientadora.

Algumas pessoas podem reconhecer uma obra de Tarsila do Amaral na sala. De acordo com o aluno, a imagem foi uma releitura do quadro ‘O Abaporu”. Otras obras foram inspiradas em diversos movimentos artísticos, como por exemplo, o Surrealismo. Já a equipe que ficou com a temática de cultura pop foi buscar suas referências nos anos 80, como conta o aluno Renan Ribeiro: “Escolhemos as imagens de acordo com o grau de importância de cada personagem nos jogos da década de 80”.

thumbnail-2

O aluno declarou ainda que não só a atividade, mas a disciplina de Criatividade proporcionou grandes experiências para ele. “O trabalho nos estimulou a pensar fora da caixa, não a respeito do tema, mas sim como conceituá-lo para representar o período acadêmico de um estudante de Design” – declarou.

Jan Pierre, aluno de Design e integrante da primeira equipe, explicou que a ideia de sua equipe foi mostrar, de maneira interativa, o processo de construção na formação de um designer: “O designer, como aluno, foi representado pelos balões de HQ, evoluindo como profissional. A evolução foi representada pela exposição dos quadros na parede principal”. Para Pierre, a atividade lhe proporcionou grande satisfação e aprendizado:  “A experiência não poderia ter sido melhor, pois fazer o que você gosta sempre vale a pena, declarou.

thumbnail-1

Da sala de aula para a sala de casa

Para quem tiver interesse em levar esta ideia para casa, a professora Marcella Farias dá a dica: “O projeto pode ser replicado em qualquer espaço, para quem não sabe ilustrar, existem vários tutoriais na internet com formas geométricas que são mais simples de aplicação e existe até alguns exemplos que são aplicados em eletrodomésticos. Você pode dar cara nova aquele material sem graça utilizando apenas fitas”.