Airsoft: o Call of Duty da vida real, tem muitos adeptos em Manaus

Publicado em 13 de maio de 2016 | Por Samantha Carvalho | Games, Manaus

Confesso que não sabia nada sobre airsoft até meu namorado resolver aparecer com uma arma em casa e ficar assistindo gameplays o dia inteiro – agora sou especialista (mentira). Airsoft, pra quem não sabe, é considerado um esporte sim e simula conflitos armados com equipamentos especiais. Sabe aquela Desert Eagle que você sempre escolhia no Counter Strike? É possível ter uma imitação e usá-la num jogo de verdade! Rifles, snipers, pistolas, shotguns, bombas: tem de tudo.


Antes de falar um pouco mais sobre isso, preciso deixar claro que não é simplesmente comprar uma arma e sair por aí atirando balinhas de plástico nos outros. Airsoft é um esporte regulamentado no Brasil e você pode dar uma olhada nessa regulamentação aqui no link.

Pois bem, voltando ao assunto armas. As armas usadas para airsoft são armas de pressão, tendo as elétricas – mais fáceis por terem bateria recarregável -, as manuais movidas a mola e as de gás. Todas as armas são réplicas e o que as diferencia das armas de fogo é a ponta laranja ou vermelha, que lembram as armas de brinquedo.

MN - AK47Idolatrada pelos terroristas do CS, a linda da AK47 (eu usava essa direto).

Além das armas, é necessário obter vários itens de proteção e equipar-se bem para qualquer jogo, já que embora a munição seja de plástico (BBS), elas podem sim machucar e até cegar se você não estiver bem equipado. Óculos de segurança são obrigatórios! Também há colete, coldre, bandoleira, balaclava, capacete, luvas, botas, cinto tático, joelheira, cotoveleira, shemagh (tipo de lenço palestino), rádios de comunicação, entre outros. Ou seja, você fica igualzinho aqueles personagens de vídeo-game sim.

MN - CALL OF DUTY 4É Call of Duty 4, mas podia ser você.

“Legal, me interessei. Mas onde é que eu vou jogar isso em Manaus, ó Grandiosa Mapingua?”. Ora, meu caro, em Manaus existem alguns (isso mesmo, não é só um) grupos de airsoft que até filmam gameplay e upam no YouTube. Uma boa ideia é entrar na página Manaus Airsoft, no Facebook, onde sempre há divulgação de jogos. Os jogos na verdade são chamados de missões e variam de lugar, sendo no geral em lugares super abertos ou abandonados. Esse sábado, 14/05, a missão SATCOM II vai ser no Hospital Distrito, prédio que dá um cenário guerra perfeito por estar caindo aos pedaços.

Além de divulgar missões, a página também oferece contatos para aluguel de equipamentos e divulga vendas. Como você já pode estar pensando, é realmente caro montar equip, principalmente as armas – as full metal são mais caras por chegarem mais perto da realidade. Uma Desert Eagle .50 elétrica, full metal, 970 gramas, cal 6mm, é um pouco mais de R$1,000, por exemplo. A dica é começar devagar e ir se equipando melhor com o tempo. Pistolas mais simples, como a Glock, chegam a R$350. 

Falando sobre regras e disciplina, o fundamento mais importante é o fairplay. Quando você é atingido por BBs (a balinha de plástico), é necessário que levante o braço ou abane um pano e fale “morto”, indicando que foi atingido para os outros jogadores. As regras variam muito entre cada tipo de jogo e campo de ação, por exemplo, existem regras de distância para atirar, então é bom saber bem sobre as regras da missão que você resolver participar. Além do básico time contra time, também há missões de resgate, adquirir informações do inimigo, conquista de territórios, entre outros. Inclusive, em alguns jogos você pode voltar para a base depois de morto e então continuar o jogo, ou ser curado pelo médico da equipe.

Dá uma olhada nesse vídeo feito aqui em Manaus:

E pra finalizar, Novritsch, um dos airsofters mais famosos e que faz vários gameplays com sua arma preferida, a sniper:


Sobre o Autor

Ex-jogadora de RPG no MSN onde sempre foi uma vampira industrial. Jogava CS na lan-house sob o nome Trinity_14 e nunca passava a manteiga em ninguém. Prefere coisas espaciais a coisas medievais, em exceção das roupas. Achou um abuso o Pottermore tê-la colocado na Lufa-Lufa quando sempre foi da Corvinal. Odiou o final de How I Met Your Mother e prefere Friends. Hashtag diferentona por default.

Comentários