Agência espacial japonesa criou seu próprio BB-8 | Ciência em Pauta

Publicado em 22 de julho de 2017 | Por Yara Laiz Souza | Ciência, Ciência em Pauta, Colunas

A Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (JAXA) lançou o Int-Ball, este drone simpático que nos lembra muito o BB-8 de Star Wars. O drone ainda está sendo testado, mas a esperança da Jaxa é de que ele melhore a cooperação entre humanos e robôs nas tarefas relacionadas a pesquisas no espaço.

Robôs espaciais são pensados para terem as mesmas utilidades de outros robôs bem conhecidos, como Tars de Interestelar: uma ‘mãozinha’ para os astronautas na hora de organizar dados e realizar tarefas arriscadas ou de última hora.

 

A NASA, por exemplo, mantém um protocolo rígido para manter o bem estar dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Os astronautas só saem da estação com autorização, inclusive para realizar manutenções periódicas do lado de fora. Claro que imprevistos podem acontecer e alguma manutenção não prevista é um risco quase diário. Sendo assim, eles pensaram no Robonaut, um robô que ajudaria os astronautas também na questão das manutenções que poderiam acarretar em algum tipo de risco a vida dos astronautas.

É muito impossível olhar para o Int-Ball e não lembrar do BB-8! Em vídeos liberados na internet, podemos ver a astronauta Peggy Whintson participando dos testes com o drone juntamente com o astronauta Jack Fischer. A JAXA afirma que o drone pode reduzir ou eliminar o tempo que os astronautas passam tirando fotos de experimentos para documentação – cerca de 10% das horas de trabalho de um astronauta na ISS é tirando fotografias. Sendo assim, o Int-Ball pode ficar totalmente responsável por essa tarefa otimizando o tempo dos astronautas.

 

Astronautas testado o BB-8 espacial (Créditos: JAXA)

 

O Int-Ball chegou por lá abordo da nave DragonX, da SpaceX, no último dia 5 de junho. Ele está sendo testado para a captura de imagens para documentação de experimentos e também para ser um ‘olho’ dos cientistas na Terra, uma vez que eles poderão acompanhar bem de perto determinadas atividades.

Caso dê tudo certo, parece que teremos um robô tão amado quanto o Curiosity, nossos ‘olhos’ em Marte. Vamos aguardar as próximas novidades do BB-8 da ISS.


Sobre o Autor

amazonense, estudante de Ciências Biológicas, divulgadora científica e faz-tudo da internet (texto, artigo, hangout, video). Saganista, aprendiz de Neil deGrasse Tyson, poeira estrelar fã do Benedict Cumberbatch. Não traz o seu amor em sete dias, mas fala sobre Ciências 24h por dia.

Comentários