Estudante cria programa em web rádio para jovens do Amazonas

Publicado em 26 de Fevereiro de 2016 | Por Thiago Henrik | Empreendedorismo, Notícias

No final do ano passado fomos convidados para um programa da Tucupi Web Radio. Nenhum de nós conhecia, confesso, mas topamos o convite e, no dia 30 de janeiro, eu e o Erlan conhecemos a turma do programa Conexão Jovem, onde participamos de uma conversa bem bacana sobre super-heróis de quadrinhos e cinema.

O projeto é ainda modesto: um microfone e um PC em uma sala no andar de cima de uma gráfica. Mas o que nos chamou atenção foi a dedicação e o profissionalismo do apresentador, Jhonatas Souza, de apenas 17 anos.

Conversando após o programa, descobrimos mais sobre a origem desse interesse por radialismo. Segundo ele, sua escola (E. E. Adelaide Tavares de Macedo), contava com uma sala de áudio onde um grupo de alunos tocava música no sistema de som da escola e informava o que seria servido na merenda. Mesmo não fazendo parte do grupo, ele resolveu participar de uma Oficina de Rádio realizada na escola, para “ocupar o tempo”, segundo ele, que até então se ocupava em escrever poesias e contos.

12358312_10205205923698215_677118604_n

“A instrutora me olhou e perguntou: ‘O que acha da nossa rádio?’. Na hora tive que falar o que pensava e não foi muito agradável pra quem trabalhava bastante nisso.  Respondi: ‘a rádio de vocês é uma boa iniciativa, mas não rende nada, se torna apenas um MP3 enorme.’ Algumas pessoas começaram a me odiar. Foi então que entrei de cabeça no desafio ‘Faça Melhor’”.

Jhonatas começou a pesquisar o assunto, até que, em uma visita à pequena Tucupi Web, como parte do projeto Rádio Escola, o radialista Robson Franco ofereceu a ele a oportunidade de fazer seu próprio programa, com uma temática jovem. “Era uma chance de ouro pra elaborar o que eu andava ensaiando ou treinando”, conta o garoto. Surgia assim o programa Conexão Jovem, que foi ao ar pela primeira vez no dia 03 de outubro de 2015, tendo Rayana Paes como co-apresentadora e Robson Franco como produtor.

“Todo sábado temos um tema diferente e, em cima desse tema busco entreter, informar e animar o público de uma maneira bem jovem e descontraída, mas sem perder o foco de assuntos importantes. Quero que meu ouvinte pense, tenha uma linha de raciocínio e, claro, exponha sua ideia”.

12651215_424173191114946_1639211155947697392_nJhonatas (esquerda) batendo papo comigo (direita) e com o Erlan (no centro)

Antes do programa do qual participamos, Jhonatas nos enviou, com antecedência, uma pauta com os assuntos a serem abordados. “Preparar o programa sempre é a parte mais chata, mas tem que ser feita. Não dá pra chegar falando sobre nazismo sem conhecer Hitler, então tenho que estudar o tema e fazer um roteiro para que eu não me perca durante o programa. Quando tenho um convidado é mais importante ainda que ele tenha uma ideia do que eu vou perguntar, senão vai pensar ainda no que responder, o que, na rádio ao vivo, é suicídio”, explica Jhonatas.

Entre os momentos marcantes do programa, Jhonatas cita a vez em que abordou os atentados terroristas de novembro de 2015 em Paris: “estive falando com uma correspondente da França, passando a notícia. E foi realmente incrível, aquele trabalho de comunicador tendo uma grande ênfase. Achei muito marcante”, diz.

Tão marcante que deve ter dado um empurrãozinho a mais para Jhonatas buscar uma carreira na área. Atualmente ele está terminando o ensino médio e também o técnico de rádio e televisão, mas diz que sonha com a faculdade de jornalismo. A galera do Mapingua Nerd fica na torcida, Jhonatas!

O programa Conexão Jovem vai ao ar todos os sábados, das 10h às 12h. Para acompanhar basta acessar www.tucupiweb.com.br ou baixar o app do programa, disponível para Android, neste link. Não esqueça de também curtir a fanpage no Facebook.


Sobre o Autor

veste Capa-e-Espada despojado, seus ̶h̶o̶b̶b̶i̶t̶s̶ hobbies favoritos são: filmes massa-velho, histórias de fantasia e séries sobre paradas estranhas. Já alcançou o 7º sentido, destruiu o Um Anel na Montanha da Perdição, chegou ao último andar da Torre Negra, retirou a espada da pedra e perdeu muitos pontos para a Grifinória. Gosta mais de cachorro que de gente, Não abre mão do segundo café da manhã e costuma esquecer que o mundo não está em seus livros e mapas.
Instagram: @thiabolico

Comentários