Acreano recicla materiais para levar nerdice a crianças de escolas públicas de Manaus

Publicado em 8 de dezembro de 2017 | Por Ayrton de Oliveira | Entretenimento, Manaus

Nós sabemos das dificuldades da educação pública brasileira, mas o que fazemos para ajudar? Algumas pessoas se sentem frustradas por não encontrarem maneiras de ajudar, mesmo que apenas um pouco, para que a situação possa melhorar. Ao se dar conta de que algumas crianças não tinham o acesso a cultura pop, o rapaz Renê Alves da Silva, de 31 anos, resolveu fazer algo para levar um mínimo de entretenimento a elas.

Renê participa do projeto Prefeitura Mais Presente, onde são feitos eventos que disponibilizam os serviços de cada secretaria. A SEMMAS faz parte desse projeto e o seu serviço é o de conscientizar a população a não realizar queimadas, não poluir rios, evitar poluição sonora e reciclar os materiais como forma de geração de renda. Nesses eventos realizados pela Prefeitura Mais Presente, a SEMMAS leva exemplares de itens que podem ser recicláveis e então Renê teve a ideia de fazer algo nerd com esses materiais e acabou conquistando o público infantil.

“A escolha por itens nerds veio da minha infância. Sempre fui muito fã da cultura Nerd, os heróis que eu confecciono estão até hoje nas telas, e as crianças assistem até hoje, meu filho inclusive, o João Victor, me inspira a confeccionar alguns heróis como o Deadpool que ele tanto gosta, e assim vou confeccionando todos os heróis que fizeram parte da minha vida e da vida de tantas outras crianças e adultos também. A imaginação é infinita, basta ter a vontade de fazer”, conta Renê.

Renê resolveu se focar em criar itens nerds quando se deu conta de que as crianças não tinham acesso a esse tipo de entretenimento. “Fiquei muito triste e tinha que fazer algo para levar alegria para elas, nem que seja por um dia. Assim fui pesquisando e aprendendo novas técnicas para realizar um trabalho muito bom, mas sem perder o foco na sustentabilidade”, comenta.

Todos os itens, como capacetes e máscaras, são de autoria do rapaz, que faz questão de usar materiais que são fáceis de se encontrar em casa e que sejam simples de confeccionar. Renê acredita que pode-se ensinar às crianças projetos muito complexos e quer que o lixo que está nas ruas vire o luxo das pessoas, e que as crianças o transforme em obras de arte para que possam brincar sem se preocupar.

A produção dos materiais é extremamente fácil, mas leva um certo tempo para que a obra fique completa. A matéria prima usada é o papelão; Renê conta que descobriu uma infinidade de tipos de papelão e que procura sempre o mais fino para a confecções de máscaras e os mais grossos na confecção de bonecos ou robôs. “Os demais materiais são tinta, tesoura, cola, muita cola, fita crepe e verniz para a impermeabilização da obra, assim a mesma pode receber por acidente um pouco de água e não perder sua estrutura”, conta.

Para o futuro, Renê pretende estar nas escolas públicas ensinando como criar itens nerds recicláveis a todas as crianças que possuem interesse. Em breve, o rapaz vai exibir seu trabalho no instagram @reciclanerd.


Nota do autor: O trabalho do Renê é de pura inspiração. A mudança de todo um sistema é um processo lento, mas não podemos perder a esperança de que podemos melhorar a vida de quem tá ao nosso redor. Espero de verdade que outras pessoas se sintam motivados com essa matéria, pois eu realmente estou.


Sobre o Autor

Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, queria ter uma caixa azul maior por dentro e o fogo anda comigo. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários