A importância de Star Wars no início de uma vida nerd

Publicado em 4 de Maio de 2016 | Por Ayrton de Oliveira | Cinema

Hoje é dia 04 de Maio e se você é fã de Star Wars você sabe o que estamos comemorando. Parece ser algo simples e até um pouco batido em se falar, mas foi Star Wars o grande responsável pelo o início do meu interesse na vida nerd. Seja com os próprios filmes ou com todas as referências da cultura pop, Star Wars mostrou o caminho da força para tantos outros jovens que hoje se apaixonam pela saga.

Em 1977 estreava Star Wars IV: Uma  Nova Esperança e, com isso, o cinema nunca mais seria o mesmo. Juntamente com Tubarão, o filme revolucionou a forma de se fazer cinema em Hollywood, até mesmo de uma forma um pouco negativa. Isso marcaria o início da era dos Blockbusters e também marcaria uma grande quantidade de filmes que se passavam no espaço. Se hoje temos uma quantidade enorme de filmes de heróis nos cinemas a cada dois meses, agradeça a (ou tenha raiva de) Star Wars.

star-wars-animated-gif-30

Antes mesmo de propriamente conhecer Star Wars, eu já conhecia a figura de Darth Vader, assim como o seu nome, e também já tinha conhecimento sobre os sabres de luz. A quantidade de referências que o filme possui é incontável. Conheci a figura poderosa de Vader em alguns filmes de comédia e na escola com amigos brincando falando a frase “eu sou seu pai”

Apesar de já ter meus 10 anos quando o Episódio III chegou aos cinemas, eu não o assisti e pouco sabia sobre a saga. Com o tempo, conheci um pouco mais sobre, pesquisando na famigerada lan house, e fui conhecendo mais. Alguns anos mais tarde o Episódio III seria o primeiro que eu chegaria a assistir, em um DVD que um colega me emprestou. A primeira vez que cheguei a ver a Trilogia Clássica foi na Band. Em um especial, a cada domingo era exibido em ordem cronológica um filme da saga.

star-wars-episc3b3dio-iv-uma-nova-esperanc3a7a-gif-01

Após assistir Star Wars, as brincadeiras de criança já não eram mais as mesmas e eu já usava algumas poucas referências sobre a saga. Era o início de uma vida nerd. A partir daí, quando assistia algum filme, série ou programa de TV que tinha uma referência da saga, gostava cada vez mais. 

Com o tempo, ganhei conhecimento do famoso universo expandido, mas não me chamou muito a atenção – em partes porque na época era bem difícil ter acesso. Hoje estamos contando com diversos livros traduzidos sendo lançados, além de acervos como Graphic Novels de Star Wars chegando ao Brasil. Sem falar que Manaus recebeu o grande Timothy Zahn, um dos mais famosos escritores de livros do universo expandido de Star Wars. O Mapingua Nerd conseguiu uma entrevista exclusiva com ele, caso não tenha visto, clique aqui.

29_

Temos no mínimo 3 gerações marcadas por Star Wars, a de 1970/1980, a de 1999/2000 e a nova geração 2015/2020. Eu nasci na década de 90, e mesmo assim não foram os filmes I, II e III que me marcaram, apesar de ter assistido o Episódio I nos cinemas quando foi relançado em 3D e ter me sentido muito feliz por finalmente ver um dos filmes da saga na telona, foi em dezembro de 2015 que eu pude finalmente falar, depois de todos esses anos, que estava vivendo uma época dominada por Star Wars.

635939248270806768742974863_tumblr_nzxcnuCL7y1uasa0go1_500

Em 2012 anunciaram que Star Wars ganharia o Episódio VII, muito se duvidou da qualidade do novo episódio. Ainda me lembro da primeira vez em que vi o primeiro teaser e me emocionei com a Millenium Falcon nos céus enquanto a música tema era tocada ao fundo. Star Wars estava de volta, e eu estava vivendo Star Wars pela primeira vez.

Será que estamos vivendo a era de ouro de Star Wars? Finalmente estamos ganhando filmes de histórias expandidas, além de novas HQs e livros. Cada novidade faz com que essa seja uma época em que ao ver apenas uma imagem várias teorias tomam conta da internet. Bem, quem sabe a era de ouro de Star Wars já passou, mas estamos vivendo uma das melhores eras dessa franquia, e com a certeza que Star Wars será eterno.

A todos os fãs que amam essa série, May The 4th Be With You! Que possam comemorar mais outros dias de Star Wars, assistir Rogue One no cinema, assim como os episódios VIII e IX. Você tem uma história de como seu amor por Star Wars começou? Deixa aí um comentário contando pra gente o seu amor pela saga.


Sobre o Autor

Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, queria ter uma caixa azul maior por dentro e o fogo anda comigo. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários