Interpretada no cinema por Cate Blanchett, a elfa é uma das personagens mais enigmáticas criadas por J.R.R. Tolkien para sua mitologia. Tais mistérios envolvem pontos que não ficaram claros nas adaptações de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, mas que nos livros revelam sua importância para os eventos que levaram a Sociedade do Anel a derrotar Sauron, o Senhor do Escuro.

1 – Ela é a elfa mais antiga da Terra-Média

Antes que a Terra-Média fosse criada, havia Valinor, a terra dos elfos e das criaturas que fizeram o mundo, os Valar. Nessa época, Galadriel já era nascida, pertencente ao ramo dos Noldor e dos Teleri, duas dinastias élficas de suprema importância, e viu nascerem o Sol e a Lua. Considerando que Frodo destruiu o Um Anel ao fim da Terceira Era da Terra Média, que sozinha durou 3021 anos, e que Galadriel já era nascida antes mesmo da Primeira, que durou mais de 30000, sua idade está estimada em aproximadamente de 400000 anos!

Ela inclusive é descrita não só como a mais antigas dos elfos que permaneceram na Terra-Média após o fim da Guerra do Anel, mas também como a mais bela e poderosa de sua raça.

2 – Desafiou deuses em sua juventude

Galadriel fazia parte dos Noldor que desejavam partir de Valinor para conquistar seus próprios reinos nas terras do Leste, e mesmo passando por provações terríveis (como cruzar uma planície congelada a pé) e contrariando os desejos dos Valar, ela seguiu com seu povo até a Terra-Média, onde acreditavam poder ser independentes dos deuses. 

Os Valar, mesmo retirando as proibições que impuseram aos elfos de voltar a Valinor, convidou novamente o povo de Galadriel a voltar para as terras abençoadas, mas ela permaneceu entre os que recusaram a convocatória e manteve-se na rota para a Terra-Média.

3 – Possui um dos Três Anéis de Poder dados aos elfos

Isso é visto na introdução de O Senhor dos Anéis e tem certo destaque em O Hobbit, mas é fácil passar despercebido. Ela é a portadora de um dos Três Anéis dados aos elfos, Nenya, o Anel da Água, o Anel Branco, feito com diamante e mithril, a prata dos anões, e a única dos três elfos originais que receberam os anéis e o manteve até o fim da Guerra.

Diz-se que é com o poder do anel que ela é capaz de manter Lothlórien, sua fortaleza-floresta, protegida contra as forças de Sauron. Também é com ele que ela consegue ter visões do passado, do presente e do futuro, além de se comunicar mentalmente com indivíduos que estão a grandes distâncias, e é dito que somente o próprio Sauron poderia desafiar a força de Galadriel em batalha.

4 – Foi responsável por exorcizar a Floresta das Trevas

E não uma vez, mas duas! Foi com a ajuda dela que o Conselho Branco conseguiu expulsar o espírito de Sauron da Floresta das Trevas (como vimos em A Batalha dos Cinco Exércitos), mas o que os filmes não mostraram é que, após a destruição do Um Anel e da queda definitiva de Sauron, Galadriel se aliou a Thranduil, pai de Legolas, e voltou à fortaleza maligna da qual expulsou o mal da primeira vez.

É dito que, com a mão erguida, Galadriel foi capaz de derrubar as paredes do castelo com ventos e palavras de poder, exorcizando o que ali restava da magia negra de Sauron. Detalhe: ela fez isso sem usar o poder de Nenya!

5 – É avó de Arwen

Antes de fundar Lothlórien e reinar ali com seu marido Celeborn, eles tiveram uma filha chamada Celebrían. Foi por ela que Elrond, já senhor de Valfenda, se apaixonou, e com quem teve Arwen. Infelizmente, a filha de Galadriel foi capturada por orcs, torturada e envenenada, sem nunca se recuperar mesmo após ter sido resgatada por Elrond.

Por isso Elrond era tão superprotetor com a filha, opondo-se à relação dela com Aragorn.

6 – Era o principal alvo de Sauron durante a Guerra do Anel

Galadriel era tão respeitada por sua força que, antes que Gandalf e Aragorn reunissem os reinos dos homens contra Sauron e ameaçassem Mordor, era contra ela que o Senhor do Escuro planejava. O Olho sabia que Lothlórien e Valfenda eram os últimos refúgios dos elfos na Terra-Média, e a fim de que não pudessem servir de esconderijo para o Portador do Anel, ele planejava atacar os dois reinos com força total.

Além disso, ele não apenas tramava contra Lothlórien, mas também nutria o desejo de possuir Galadriel, que constantemente espionava os pensamentos de Sauron sem que o mesmo percebesse.

________________________________________

E aí, tem algo sobre a personagens que esquecemos de mencionar? Comenta ae.