6 apps de produtividade para transformar sua vida em um jogo

Publicado em 15 de março de 2016 | Por Thiago Henrik | Games, Tecnologia

Gosto de pensar em mim como uma pessoa organizada, embora pessoas próximas a mim prefiram usar expressões como ‘psicopatia’, ‘burocracia’ e ‘TOC’ pra se referir à minha preferência por ver cada coisa em seu lugar e funcionando da melhor forma possível. Esse gosto por organização costuma exigir uma boa dose de disciplina, e é aí que meus problemas começam. Às vezes preciso de um certo incentivo para cumprir, ou lembrar, de algumas das tarefas. Normal. Mas foi justamente para ganhar o incentivo necessário que eu fui atrás de alguns apps para ‘gameficar’ minha vida.

Gameficação é uma palavra que está na moda nos últimos anos, e quer dizer basicamente usar técnicas ou mecânicas de jogos para incentivar um determinado comportamento. Ou seja: transformar as obrigações chatas do dia a dia em algo divertido. Com isso em mente, pensei que deveriam existir também alguns apps para ajudar a gameficar minhas tarefas diárias –  escrever matérias para o blog, lembrar de dar o remédio do gato, se preparar para aquela reunião importante… – e acabei encontrando 6 aplicativos para smartphone que tem essa proposta. Testei cada um deles e listo abaixo o que achei:


EpicWin

Você escolhe um dentre 5 guerreiros: um anão, uma sacerdotiza, um humano louro estilo He-Man, um esqueleto e uma espécie de Ent (ou Groot), nomeia, e vai adicionando Quests (tarefas), escolhendo nível de dificuldade e categoria de cada uma: Força, Estamina, Intelecto, Social e Espírito. Cada vez que você cumpre uma quest, seu personagem ganha XP, ganhando pontos na categoria da quest e subindo de nível. O jogo tem ainda uma tela mostrando o seu progresso como milhas viajadas em um mapa, e a cada número x de milhas você encontra um Loot: uma corda velha, um chapéu etc. Eles não fazem qualquer diferença no seu personagem (ele não os equipa), mas tem descrições engraçadinhas e vão pra sua coleção.

epicwin

PRÓS: Tem visual super bacana, personagens carismáticos, um animação de ‘lutinha’ quando clica pra concluir um quest que é divertida. E o mapa mostrando os Loots misteriosos que estão à frente no seu caminho realmente te incentiva a querer chegar lá.

CONTRAS: Os 5 segundos que o app leva pra iniciar, mostrando a logo do Unity e do EpicWin parecem durar uma eternidade. Além disso é em inglês, o que pode ser uma barreira para alguns usuários.

Download: Android | iOS


Habitica

Esse é o app que mais longe foi na intenção de ser parecido com um jogo de RPG. O app é complexo, cheio de menus e subdivisões. As tarefas, por exemplo, são divididas em 3 categorias: Hábitos, Diárias e A Fazer, cada uma com uma mecânica e métodos de pontuar diferentes. Os Hábitos são coisas que você quer ser incentivado a fazer, como se exercitar ou fazer dieta. Cada vez que você faz algo que quer tornar um hábito você ganha XP, e ele permanece na lista para que você seja lembrado de fazer sempre. Já as diárias são coisas importantes que você precisa fazer todos os dias. Ex: lavar a louça ou ir trabalhar. Sempre que o dia termina e você não fez uma das tarefas diárias você sofre Dano e perde vida. As tarefas “A Fazer” são a to-do list como a conhecemos. O sistema de recompensas é complexo, você ganha pontos para comprar itens e equipar seus personagens, como armas, escudos e montarias que, além de mudarem o visual do seu personagem também acrescentam pontos em alguns atributos.

habitica

PRÓS: A divisão de tarefas em 3 categorias é bem legal e útil. O visual em pixel art é bacana. Além disso, é possível socializar no jogo, cumprindo quests (uma tarefa ou uma lista delas) com amigos que também tenham o app. Tem tradução em português.

CONTRAS: O Habitica é, na verdade, um website, enquanto que o app (que atualmente está na versão 0.0.25 no Android) por enquanto não passa de uma gambiarra pra oferecer o conteúdo do site no smartphone. Muitas coisas ainda só podem ser feitas pelo site e, pra piorar, o app é bastante bugado. Na lista de tarefas a fazer, por exemplo, sempre que você adiciona uma tarefa com data futura (ex: amanhã), assim que você salva a data reverte para hoje, tornando a lista de tarefas, ao menos pra mim, completamente inútil.

Download: Android | iOS


LifeRPG

O aplicativo é uma lista de tarefas bastante robusta com uma carga de gameficação por cima. Ao adicionar missões você escolhe a dificuldade, a urgência e o medo que essa missão te causa. Tudo isso vai determinar a quantidade de pontos que você vai receber por completá-la. Além disso, você também define qual Skill aquela missão irá desenvolver, e aí está um dos grandes diferenciais desse app: não há nenhum Skill prévio, você mesmo vai criando.

liferpg

PRÓS: Como uma lista de tarefas ele funciona bem. O fato de você mesmo criar as Skills pode ser um diferencial interessante pra quem quer uma experiência mais customizada.

CONTRA: Ter que criar cada skill pode ser meio chato e quebra a ideia de um jogo (afinal, em qualquer RPG as habilidades disponíveis são pré-definidas e você só escolhe). O visual não lembra nem de leve um jogo. No lugar de um personagem há apenas uma barra de XP e de vida (essa última é opcional e nem consegui entender pra que serve). O fato de ter que decidir, em cada simples to-do, um nível de 0 a 100 de dificuldade, de medo e de urgência fica cansativo depois de um tempo. Em inglês.

Download: Android


Life RPG

Apesar do nome ser praticamente o mesmo do anterior, este outro app é bem diferente.  Entre as principais diferenças estão o fato de que este app não tem Skills, você simplesmente adiciona os To-Dos e eles valem XP e dinheiro quando você os completa. É possível ainda colocar diferentes níveis de dificuldade, quanto mais difícil mais XP e dinheiro, que é usado para comprar “equipamentos” na aba de Achieves, lembrando o Habitica. Os equipamentos servem, basicamente, como boosters de xp e dinheiro (num ciclo sem fim). Outra semelhança com o Habitica é o fato de ter uma aba de Habbits, onde você pode adicionar tarefas que quer tornar um hábito (se exercitar, por exemplo) ou evitar (comer demais, sei lá), definindo-as como um hábito positivo ou negativo. Quando você faz algo positivo ganha XP, quando faz algo negativo, perde.

life rpg

PRÓS: É possível adicionar uma foto como avatar, um funcionalidade bacana que nenhum dos outros tem. Os equipamentos/achieves são bacanas e os Habits são bem legais.

CONTRAS: É feio pra cacete. Além de uma interface bem ruim, tem um injustificável fundo verde em degradê. Outro aspecto chato é o banner de publicidade na versão gratuita. Em inglês.

Download: Android


Task Hammer

Você escolhe um dentre 3 personagens: Barbarian, Rogue e Sorceress e vai adicionando suas tarefas nas categorias: Strenght, Vitality, Intelligence, Perserverance e Charisma. À medida em que você vai cumprindo, seu personagem vai ganhando XP e subindo de nível em cada uma dessas categorias.

taskhammer

PRÓS: É super leve e fácil de usar.

CONTRAS: Para ver a evolução do seu personagem você precisa ativamente acessar o menu e escolher “Character”, fazendo com que, na maior parte do tempo, não haja tanta “gameficação”. Além disso, é todo em inglês.

Download: Android


SuperBetter

É o mais diferentão de todos eles. No Super Better, a proposta não é apenas ajudar a organizar suas tarefas, mas tentar mudar sua vida. Isso mesmo, o app foi criado por uma palestrante do TED, Jane McGonigal, com o objetivo de tornar a vida dos usuários mais feliz e saudável. Ele vem com centenas de missões pré-programadas que tem o intuito de fazer você ficar Super Better, através de exercícios, dietas e atividades sociais. Só está na lista porque você pode sim ignorar tudo e apenas adicionar suas tarefas e também porque ele se enquadra em gameficação, pois tem sistema de recompensas, de power ups, boss etc.

superbetter

PRÓS: Bem, se você está precisando de um incentivo pra viver uma vida mais saudável, esse é o app. Aliás, o app é divulgado como “o jogo que pode te dar 10 anos a mais de vida”.

CONTRAS: É auto-ajuda, cara. Eu tentei levar a sério, manter a mente aberta, fiz micro-exercícios no trabalho e até foto de cachorrinho mandei pros meus contatos como parte de uma missão. Mas.. eu só queria um app pra ajudar a organizar minhas tarefas, não mudar quem eu sou. Além disso, o sistema é tão complexo que inviabilizou até mesmo minha tentativa de ignorar tudo e só usar o app pra organizar minhas tarefas. Em inglês.

Download: Android | iOS


Apesar de tudo que escrevi nas avaliações acima, é importante que você lembre de uma coisa: somos todos diferentes. Portanto, não precisa achar que minha opinião é definitiva. Faça o teste por você mesmo e descubra qual app se adapta melhor ao seu gosto ou sua necessidade. Mas depois não esqueça de comentar pra me contar qual você escolheu!

Já eu, acabei ficando com… nenhum deles. Pois é, apesar de ter preferido o Epic Win dentre os 5, no meio do processo acabei descobrindo um app de lista de tarefas chamado Any.do. Apesar de bem mais simples, descobri que me adaptei muito melhor a ele. E nem precisou de gameficação. É, meu caro, por mais organizado que você seja a vida tem a mania de frequentemente acabar com seus planos.

Sobre o Autor

veste Capa-e-Espada despojado, seus ̶h̶o̶b̶b̶i̶t̶s̶ hobbies favoritos são: filmes massa-velho, histórias de fantasia e mangás apelativos. Já alcançou o 7º sentido, destruiu o Um Anel na Montanha da Perdição, chegou ao último andar da Torre Negra, retirou a espada da pedra e já perdeu muitos pontos para a Grifinória. Não abre mão do segundo café da manhã e costuma esquecer que o mundo não está em seus livros e mapas. Instagram: @thiabolico

Comentários

  • Helder Mourão

    “CONTRAS: É auto-ajuda, cara”. Me tirou do app com esse comentário.